SABATINAS GCN

Jonas Carvalho promete 'tirar votos' de Alexandre nas Eleições

Por Higor Goulart | da Redação
| Tempo de leitura: 6 min
Denise Silva/GCN
Jonas Carvalho: candidato foi o segundo entrevistado na série de sabatinas do GCN
Jonas Carvalho: candidato foi o segundo entrevistado na série de sabatinas do GCN

O candidato do Mobiliza à Prefeitura de Franca, Jonas Carvalho, focou grande parte de sua entrevista ao GCN/Sampi, realizada nesta terça-feira (27), em críticas à gestão atual e, mais diretamente, ao prefeito Alexandre Ferreira (MDB). Durante os 50 minutos de sabatina, ele atacou o comportamento do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), chamando-o de "mentiroso". Apesar das críticas, reconheceu que o orçamento da cidade é baixo. Também apresentou alguns projetos e ideias para um eventual governo.

Jonas Carvalho foi o segundo entrevistado na série de sabatinas promovida pelo portal GCN/Sampi e pela rádio Difusora com os candidatos à Prefeitura de Franca. A transmissão ocorreu ao vivo pela Difusora, com exibição simultânea pelo portal GCN e nas redes sociais.

‘Vou tirar votos do Alexandre’

Jonas Carvalho se mostrou bastante crítico a Alexandre Ferreira. Segundo ele, os incômodos começaram nas eleições de 2020, quando Ferreira o teria procurado em busca de apoio dos comerciantes do Centro da cidade. Teria se comprometido a colocar em prática os projetos do grupo, liderado por Carvalho. Na versão do candidato, depois de eleito, Alexandre teria se recusado a recebê-lo.

"É muito frustrante elaborar projetos destinados à população e não vê-los realizados, seja por questão de ego ou qualquer outro motivo", afirmou o candidato. "Por isso, não quero nada de volta do Alexandre. Ele é um mentiroso. Fala as coisas e não cumpre. Engavetou todos os meus projetos", continuou.

Muito por conta destas frustrações, Jonas Carvalho decidiu se lançar como candidato nas eleições de 2024, mesmo depois de três tentativas frustradas de se eleger vereador. Na última delas, em 2012, terminou a disputa com 388 votos. "Eu falei para o Alexandre que viria com tudo. A cada voto que coloquei nele no passado, vou tirar cinco", afirmou.

‘Vou mudar o Centro Pop de local’

Entre suas promessas de campanha, Carvalho destacou a transferência do Centro Pop da Vila Formosa. A atual localização tem sido motivo de críticas dos moradores, que se queixam dos efeitos negativos da população em situação de rua no bairro, incluindo aumento de roubos, furtos, tráfico de drogas e insegurança. Como solução, o candidato do Mobiliza propõe mudar o Centro Pop para a região do Poliesportivo.

"A população não aguenta mais o Centro Pop. Eles roubam tudo e as pessoas não podem sair de casa. Aquilo virou uma minicracolândia. Eu realocaria o Centro Pop para perto da rodovia e ofereceria tratamentos para aqueles que quisessem. Além disso, promoveria uma forte campanha para que a população não dê esmola", explicou.

A proposta de Jonas enfrenta desafios legais, já que o serviço, parte de um programa federal, não pode estar em uma área distante da região central. O candidato acredita que isso não seria um problema.

"Neste caso (se não puder levar para próximo a uma rodovia), eu colocaria em um bairro nobre, onde os moradores teriam condições de custear segurança privada. Por que só o pobre tem de pagar as contas? A minha intenção seria colocar próximo ao Batalhão de Polícia Militar", insistiu.

O candidato afirmou também que pretende armar a Guarda Civil Municipal para aumentar o patrulhamento em áreas frequentadas por moradores em situação de rua. "É um trabalho a longo prazo, onde é necessário separar a parte social da parte policial. Alguns criminosos se escondem lá. O Centro Pop é um escudo para eles", disse.

‘Aumentaria o salário dos médicos’

Questionado sobre os problemas na saúde, Carvalho apontou a falta de médicos como o principal fator para os problemas do serviço no município. Para corrigir essa situação e melhorar a efetividade dos atendimentos, ele pretende aumentar o número de concursos públicos e elevar os salários dos médicos para atrair mais profissionais.

"Eu acho que há pouco interesse do atual prefeito em dinamizar o serviço do pronto-socorro. As pessoas ficam oito horas esperando para receber atendimento e descobrir o motivo da dor de cabeça. O pronto-socorro central fica sobrecarregado porque os atendimentos são represados. Para melhorar isso, vou reestruturar a parte de contratados, tentar diminuir o custo da terceirização e abrir concursos para médicos", argumentou.

Parque municipal na zona Oeste

Em seu plano de governo, Carvalho pretende construir o primeiro "Grande Parque Municipal de Franca". A estrutura inédita contaria com uma área de 100 mil m² de instalações, incluindo um lago, ciclovias com faixas para bicicletas e pedestres, iluminação completa em LED, banheiros, bebedouros refrigerados, estacionamento, jardinagem e arborização. Para o dinheiro necessário, o candidato planeja buscar parcerias com a iniciativa privada.

"Eu estava pensando em instalar esse parque na zona Oeste, pois é o único local onde ainda podemos crescer. Tenho consciência dos altos custos envolvidos, mas acredito que é um investimento necessário. Faríamos leilões de alguns terrenos da Prefeitura para tentar suprir esse valor e também buscaríamos parcerias público-privadas para viabilizar o projeto", afirmou.

‘Obra na Estação é incompetência do Alexandre’

Um dos pontos mais críticos da atual administração, segundo Jonas Carvalho, é a revitalização da área central e da Estação. As obras na área da Mogiana, por exemplo, são apontadas pelo candidato como prova da "incompetência" do atual prefeito, que, segundo ele, ignora prazos e sugestões da população. “Ele consegue piorar o que já estava ruim”.

Para resolver esses problemas, Carvalho pretende implementar uma série de mudanças, como corrigir a circulação de carros na região central. "Eu trocaria as pedras do Calçadão, pois é comum que as pessoas caiam por ali. Além disso, instalaria cancelas nas ruas para organizar o trânsito, porque ninguém respeita mais o espaço dos comerciantes. Por fim, colocaria fiação subterrânea e controlaria o fluxo de veículos", explicou.

"Na Estação, temos uma obra interminável. Era algo para quatro meses. Gostaria de comprar o calendário do Alexandre, que só no calendário dele tem essas falcatruas. É incompetência das grandes. Eu continuaria a revitalização no local, montaria um mercadão municipal e voltaria a colocar os ônibus", continuou.

Novo horário nas creches

Em relação à educação, o candidato do Mobiliza pretende instituir mudanças nos horários de funcionamento das escolas e creches. Segundo ele, os horários atuais não atendem às necessidades dos pais e trabalhadores, expondo as crianças ao crime nas ruas da cidade.

"Eu tentaria trazer junto ao governo do Estado as escolas em período integral, para que as crianças pudessem participar de atividades esportivas e de lazer. Precisamos também de um projeto onde o filho fique na escola o dia todo. As creches não podem abrir às 7h e fechar às 16h30. Qual trabalhador sai (do emprego) todos os dias às 16h30 e tem duas férias por ano? São coisas que precisam de mudança. Isso cria uma situação difícil para os pais, que não conseguem arcar com os custos adicionais. Já que temos creches, vamos fazer o serviço certo", afirmou.

O candidato, no entanto, não acredita que a adoção do sistema cívico-militar seja a solução para a educação. "Não acho que é a grande solução. A solução é adotar o período integral e ensinar educação moral e cívica, cantando o hino, hasteando bandeira e promovendo a pátria dentro da escola", disse.

‘Mais radares, menos lombadas’

Para enfrentar os problemas de trânsito, especialmente nas áreas com maior congestionamento, Carvalho pretende ampliar a fiscalização no município. Ele sugere que o número elevado de lombadas e lombofaixas seja substituído por radares de velocidade.

"Está na hora de termos um engenheiro competente para reorganizar nosso trânsito, que está desorganizado. Na rotatória do São Joaquim, o prefeito conseguiu piorar o que já estava ruim. Todos ficaram insatisfeitos com esse projeto, porque não conseguem sair do bairro. Acredito que faríamos uma fiscalização mais rigorosa. Em alguns trechos, retiraria lombadas e instalaria radares", prometeu.

A série de sabatinas com os candidatos a prefeito de Franca segue nesta quarta-feira, 28, a partir das 11h10, com Mariana Negri, do PT. A entrevista será transmitida ao vivo pela rádio Difusora e também pelo portal GCN.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

3 Comentários

  • Reginaldo Claret Soares 1 dia atras
    Colocar o Centro Pop num bairro nobre pq os ricos podem pagar segurança privada kkkkkkkkkkkkkkk
  • Matheus 1 dia atras
    É o candidato com as melhores propostas para a cidade e que realmente vão melhorar a vida dos cidadãos, os outros só fazem promessas genéricas ou inexequíveis. É educado, é de um partido de centro e com certeza terá o meu voto.
  • Flávio 1 dia atras
    Ganhou meu voto quando falou que vai acabar com as subidas e deixar só as descidas e virar os buracos de cabeça pra baixo, mas perdeu o meu voto quando falou as armas vão resolver os problemas da saúde e do transporte.