SOCORRO

Clínica de animais silvestres ativa campanha para resgate em RP

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/WhatsApp
Lebre com feridas nas patas em circunstâncias das queimadas nas regiões de Ribeirão Preto
Lebre com feridas nas patas em circunstâncias das queimadas nas regiões de Ribeirão Preto

A Clínica Espécie Exótica, especializada nos cuidados de animais silvestres e localizada na cidade de Ribeirão Preto, a 100 km de Franca, anunciou uma campanha neste fim de semana após os incêndios que tomaram conta da região, envolvendo cidades também como Batatais, Franca e outras. Além do alerta de emergência para a população, a situação causou transtornos para a fauna local, sendo registradas óbitos e ferimentos em animais silvestres.

Camila Faria Garcia, 27 anos, lidera a equipe formada por profissionais que estão à frente da campanha de receber e coletar os animais silvestres. "A ideia surgiu quando recebemos uma lebre ferida que foi resgata por uma mulher que teve a sua fazenda incendiada nesta sexta-feira (23) próximo de Ribeirão. Ela tentou pedir ajuda aos órgãos, mas não conseguindo, nos encontrou", relata. Ao receber o animal, a equipe se prontificou a ficar disponível para a equipe de bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos.

"Na hora que recebemos aquela lebre, pensamos, e os outros animais? Como devem estar neste momento?" A reflexão se tornou viral em diversos grupos das redes sociais, levando à ação que a equipe passou a realizar.

Animais de diversas espécies foram resgatados. Entre eles foram salvos mais de 10 como lebres, jabutis, sagui e aves. Muitos sobreviveram e outros morreram devido à intoxicação e a situação frágil de saúde em que se encontravam.

Choveu em Ribeirão Preto na noite desse domingo, 25, levando a equipe, formada por oito pessoas, entre médicos veterinários e estagiários, a terem esperança de encontrar mais animais ainda com vida para resgatar e ajudá-los.

Redes sociais

Nas redes sociais, a clínica fez o seguinte post: "A Clínica Espécie Exótica está recebendo animais silvestres atingidos pelas queimadas na região de Ribeirão Preto para primeiros socorros, até poderem ser encaminhados para os órgãos responsáveis. Se você encontrou algum animal silvestre queimado, e não conseguiu auxílio dos órgãos responsáveis, entre em contato com a gente", diz a mensagem.

O público pode entrar em contato presencialmente no endereço Rua Martinico Prado, 720, Vila Tibério, Região Central de Ribeirão Preto ou pelo telefone (16) 99992-0616.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Freitas 27/08/2024
    Iniciativa privada fazendo o que o Estado deveria fazer... como sempre. Parabéns pela iniciativa, são profissionais que realmente honram a profissão. Poderiam criar uma vaquinha para que outras pessoas colaborem.