Sem a busca de reeleição pela prefeita Karla Ferracioli, a cidade de Restinga, a 13 quilômetros de Franca, terá um novo prefeito a partir de 2025. Nas Eleições 2024, quatro candidatos confirmaram seus nomes para a disputa da Prefeitura Municipal.
Os prefeitáveis são: Felipe Talvani (MDB); Paulo Pitt (União); Amarildo (Republicanos); e Leonardo Neves Cintra (PT).
Entre os candidatos, Amarildo e Paulo Pitt já comandaram a Prefeitura de Restinga. O primeiro esteve à frente do Executivo municipal em 2004 e 2016. Em 2020, ele buscou a reeleição, mas perdeu para a atual prefeita, Karla Ferracioli.
Amarildo, aliás, se filiou ao Republicanos, mesmo partido que Karla, e foi o escolhido para representar a sigla na disputa. Desse modo, descartando a reeleição da atual prefeita.
Paulo Pitt, por sua vez, foi vereador em 2008 e prefeito em 2012. No entanto, ele ficou somente oito meses no cargo, uma vez que teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal. Doze anos depois, ele tenta retornar à Prefeitura.
Por fim, Felipe Talvani e Leonardo Neves Cintra contam com experiência como vereadores.
As chapas
Prefeito: Felipe Talvani (MDB)
Vice: Julimar Rodrigues (PL)
Coligação: MDB, PL e Progressistas
Prefeito: Amarildo (Republicanos)
Vice: Thiago Guedes (Podemos)
Coligação: Republicanos e Podemos
Prefeito: Paulo Pitt (União)
Vice: Cléber Donizete (União)
Coligação: União Brasil, PSD e PSB
Prefeito: Leonardo Neves Cintra (PT)
Vice: Luis da Boa Sorte (PT)
Coligação: Federação PT, PCdoB e PV
Prazo eleitoral
As siglas devem encaminhar a documentação dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o dia 15 de agosto. Os registros podem ser enviados pela internet até às 8 horas ou entregues presencialmente nos cartórios eleitorais até às 19 horas.
A legislação prevê a apresentação obrigatória dos seguintes itens: cópia da ata da convenção partidária; autorização do filiado ao partido para incluir seu nome como candidato; prova de filiação partidária; declaração de bens; cópia do título eleitoral; certidão de quitação eleitoral; certidões criminais da Justiça (Eleitoral, Federal e Estadual); fotografia do candidato e, para candidatos aos cargos do Poder Executivo, propostas defendidas.
A legislação eleitoral prevê que nos municípios com menos de 200 mil eleitores, como é o caso de Restinga, a escolha do prefeito e vice-prefeito será realizada em turno único, marcado para o dia 6 de outubro.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.