ELEIÇÕES 2024

Metade dos partidos não atinge nº máximo de candidatos a vereador

Por Pedro Baccelli    | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Arquivo/Agência Brasil
Urna eletrônica: cada partido ou federação podia registrar até 16 candidatos desde que respeitasse a cota de gênero
Urna eletrônica: cada partido ou federação podia registrar até 16 candidatos desde que respeitasse a cota de gênero

Dez dos 20 partidos/federações não atingiram o total permitido de candidatos a vereador em Franca. Serão 236 nomes buscando ocupar as 15 cadeiras disponíveis na Câmara Municipal.

De acordo com a legislação eleitoral, partidos e federações têm o direito de registrar um número de candidatos igual ao total de vereadores na Câmara Municipal, acrescido de mais um nome. Em Franca, onde o Legislativo conta com 15 parlamentares, as siglas podem inscrever até 16 candidatos. A lei também permite que os partidos oficializem um número menor de candidaturas.

O PCB e o PCO, por exemplo, não oficializaram nenhum nome para disputar a Câmara Municipal. Os partidos, por outro lado, optaram por concorrer à Prefeitura de Franca: Tito Flávio e Carlos Machado pelo PCB, e João Scarpanti e Gabriel Augusto pelo PCO. Também pela esquerda, o PDT ficou abaixo ao registrar 8 candidaturas. Já o PT, em federação com o PC do B, contabilizou 15.

Todos são obrigados a respeitar a cota de gênero, não podendo ter menos que 30% de homens ou mulheres concorrendo. “Às vezes, o partido não consegue o número máximo de correligionários para disputar todas as cadeiras. Agora, independentemente do número que eles registrarem, têm que respeitar a porcentagem”, afirma o chefe do cartório da 46ª Zona Eleitoral, Marcelo Ferreira.

Para o advogado e analista político Toninho Menezes, a falta de engajamento das siglas fora do período eleitoral atrapalha no preenchimento das 16 candidaturas. "Os partidos políticos tentam trabalhar somente na época de eleição. Não são partidos atuantes o tempo todo, que trabalham e prestam serviços para a população durante os quatro anos".

"Tomei conhecimento de várias pessoas que foram convidadas para participar e se envolver, mas não aceitaram, porque o partido as chama apenas naquela parte final para fazer número e conseguir votos para quociente", completou.

Tradicional em Franca, com Sidney Rocha e Alexandre Ferreira (1º mandato) eleitos para o Executivo municipal, o PSDB se uniu ao Cidadania. No entanto, haverá apenas um tucano concorrendo a vereador, sendo mais 12 candidaturas do parceiro.

"Ele (PSDB) caiu no Brasil inteiro desde a última eleição e aqui não foi diferente (...) aqui, principalmente, não houve uma renovação dentro do PSDB de lideranças. Tínhamos aquelas lideranças antigas. Só que elas pararam de atuar em razão da idade, do descontentamento e outras coisas que aconteceram", diz Menezes.

Sejam 16 candidatos ou menos, as siglas fazem as contas para terem seus representantes eleitos. O 1º turno das Eleições 2024 está marcado para 6 de outubro e o 2º turno, caso necessário, no dia 27 de outubro.

Veja os partidos/federações e o total de candidatos
PCB – 0
PCO – 0 
DC – 3
PRTB – 3  
Mobiliza – 6 
PDT – 8
Cidadania/PSDB (Federação) – 13
Podemos – 13
PSD – 15
PT/PC do B (Federação) – 15
Avante – 16
MDB – 16
NOVO – 16
PL – 16
PP – 16
PRD – 16
PSB – 16
PSOL/Rede (Federação) – 16
Solidariedade – 16
União – 16

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários