NOVIDADE

Zoológico mais próximo de Franca recebe maior felino das Américas

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Fernando Gonzaga/Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto
Onça-preta Juma está no Bosque Zoológico Fábio Barreto, de Ribeirão Preto
Onça-preta Juma está no Bosque Zoológico Fábio Barreto, de Ribeirão Preto

O Bosque Zoológico Fábio Barreto, de Ribeirão Preto, recebeu uma onça-preta, variação da onça-pintada, considerada o maior felino do continente americano. A chegada do animal aconteceu na última sexta-feira, 28, e demandou esforço dos administradores, já que ele nasceu em Vitória, no Espírito Santo.

Foram pelo menos seis meses de negociação entre setor técnico do zoológico, ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e órgãos ambientais dos estados de São Paulo e Espírito Santo para que Juma, nome dado à onça, fosse trazida à região.

Agora, a felina de dez meses de idade passa por avaliações médica, nutricional e biológica, que vão definir os métodos de acompanhamento adotados no bosque. Ela está em um espaço projetado exclusivamente para atender às suas necessidades.

Coordenador das tratativas para trazer Juma, o biólogo Otávio Almeida comemorou a exposição do exemplar da espécie, que está ameaçada de extinção. “Isso reforça a importância dos zoológicos, que são estoques de materiais genéticos que podem ser usados para a refaunação de ecossistemas em fase de regeneração”.

O Bosque Zoológico Fábio Barreto fica na rua Liberdade, em Ribeirão Preto, e funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h30. Qualquer pessoa pode visitar o espaço gratuitamente.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários