Os jovens Matheus Florenco Teixeira Pignati, 22 anos, e Maria Laura Branquinho Pignati Florenco, 21, casaram-se na tarde desta quarta-feira, 26, em uma cerimônia marcante, emocionante e repleta de significados para eles e a família presente junto com a equipe médica. A cerimônia civil foi realizada na capela do Hospital São Joaquim, em Franca, onde ele está em tratamento contra um câncer cerebral.
Presentes na cerimônia estavam alguns familiares do Matheus, como os seus pais, uma tia e um primo. Por parte da noiva, a mãe, Vanessa Branquinho, irmã e cunhado, os seus avós e tios paternos. Além das duas testemunhas e fotógrafos, que registraram os principais momentos do evento.
Namoro e sonho
O sonho de se casar sempre existiu para o casal, que começou o namoro há 5 anos. Decididos com a união e o matrimônio, os jovens sempre tiveram uma vida ativa e repleta de realizações, gostavam de viajar de carro para cidades da região, estudavam e trabalhavam, dedicando o tempo para sonhar e construir o futuro juntos.
“Gostávamos dessas viagens curtas, para conversar, ouvir música e sentíamos que nos aproximávamos mais”, relata Maria Laura.
Isso mudou há 2 anos após o Matheus descobrir um tumor no cérebro em uma região delicada durante mais uma viagem do casal com os pais de Maria Laura para Ribeirão Preto. A viagem foi programada para comemorar o aniversário do jovem, no dia 8 de agosto de 2020, porém, tudo mudou durante o trajeto.
“Ao chegar na cidade, o Matheus já estava com um mal-estar diferente, parecido com os sintomas gripais. No outro dia, após os medicamentos, não melhorava, e o levei para a UPA”, lembra.
O sonho de se casarem tornou-se então mais forte ainda para o jovem casal, e assim Matheus e Maria Laura continuaram os preparativos.
O casamento
A preparação para a união começou desde o noivado, quando o Matheus pediu a sua então namorada Maria Laura em casamento no dia 12 de junho de 2020, de modo simples como ambos gostavam.
“O sonho do casamento sempre existiu para nós, e a preparação começou com a escolha dos padrinhos, que são alguns amigos nossos, e envio de convites”, relembra a jovem.
A data do casamento havia sido marcada para esta segunda-feira, 1° de julho. Os convites já tinham sido entregues para os convidados, bem como os padrinhos escolhidos. Porém, a antecipação da data do casamento se tornou necessária devido às mudanças no quadro de saúde do Matheus: o jovem está internado em um quarto no Hospital São Joaquim e segue realizando tratamentos acompanhado da equipe médica e enfermeiros.
Orações em Aparecida
“Eu fui no último sábado (22) em Aparecida, peregrinei pensando e refletindo sobre o nosso casamento e pedindo a intercessão de Nossa Senhora de Aparecida sobre principalmente a data do nosso casamento. E assim chegou a notícia na terça-feira, 25, com a permissão de casarmos nesta quarta-feira, 26”, relata a jovem, emocionada.
Os preparativos foram intensos devido ao curto tempo para conseguir organizar todos os detalhes. A jovem comenta que todos ajudaram para a realização do casamento, desde a sua chefe, liberando-a do trabalho para poder ir escolher o seu vestido com um dia de antecedência do grande momento esperado pelos dois e as famílias respectivas.
“As alianças eu havia comprado mês passado, a previsão era de chegar apenas na próxima segunda-feira, e a surpresa foi que ela chegou duas horas antes da ocasião”, conta.
Os funcionários do cartório foram compreensivos e ficaram encantados com a história de vida do jovem casal, possibilitando a realização do casamento de uma forma diferente do esperado. A equipe médica, por sua vez, incentivou a realização do evento, apoiando a história e a força que um traz ao outro e prestigiando a passagem do jovem casal pelo corredor do quarto até a capela, realizando assim o sonhos dos dois jovens.
“Todos ajudaram e foram solícitos, desde o cartório ao hospital, e a família ficou feliz com a possibilidade de fazer o casamento na capela dentro do hospital”, afirma Maria Laura.
Um dos principais desejos também foi cumprido durante a preparação do casamento: o jovem Matheus sempre dizia a Maria Laura que desejava ter o seu sobrenome igual aos dos futuros filhos.
“A gente já comentava sobre isso, ele dizia que o seu sonho era que ele queria ter o meu sobrenome Pignati, e os filhos também. Assim seguimos, ele ficou com o meu sobrenome, e eu com o dele, e agora somos Maria Laura Branquinho Pignati Florenco e Matheus Florenco Teixeira Pignati”, conta ela.
O começo do namoro
Os jovens se conheceram por meio de uma amiga em comum. Matheus, com 17 anos, e Maria Laura, apenas 16, a partir de uma conversa construíram uma amizade sincera e genuína que os levou a começar o namoro três meses depois.
“Parecia que nos conhecíamos a vida inteira, não existe a Laura sem a calma do Matheus e o Matheus sem o estresse da Laura, somos o equilíbrio de cada um”, diz ela.
Matheus sempre foi um rapaz romântico e detalhista. Fez o pedido de namoro de um jeito simples, como a esposa gosta, acompanhado apenas de um girassol. Um ano e 6 meses após o pedido de namoro, o jovem Matheus realizou mais um pedido e um dos mais importantes para a sua namorada, o de casamento. Foi expresso no dia dos namorados em uma viagem do casal a Ribeirão, também do modo que os jovens gostavam: simples e significativo para os dois.
Os jovens sempre se incentivaram um ao outro, acompanhando nas formaturas de colégio, cursos técnicos, a estudar cada vez mais, além de terem bons desempenhos no trabalho. Ambos davam a força e a coragem para enfrentar os seus cotidianos.
“O seu sonho é de se tornar juiz, e eu nunca vi um menino tão inteligente que ama ler, principalmente a área da ficção científica”.
Saúde
Quando foi descoberto o tumor em Ribeirão Preto, Matheus ficou das 8h da manhã até as 21h realizando uma bateria de exames para avaliar o seu estado de saúde. Após os primeiros resultados, os médicos passaram a registrar algumas ações como lentidão ao falar e sinais do raciocínio, sendo indicado passar por neurologista.
Maria Laura e o pai do jovem, que chegara ao local, acompanharam Matheus. Após algumas horas, a jovem foi a primeira a receber o diagnóstico do seu futuro marido. “Meu coração na hora gelou”, confessa.
A família retornou para Franca, por ser a cidade deles, sendo indicado internar o jovem e seguir o tratamento na região. No dia 8 de agosto, aniversário de 20 anos do jovem Matheus, a família se reuniu e uniram forças para iniciar o tratamento.
O tumor no cérebro a princípio era de apenas 2 cm, mas caracterizado como um glioma de alto grau. Em 2023, o jovem teve uma crise epilética severa de 20 minutos até a chegada da ambulância. Sua ainda namorada Maria Laura estava ao seu lado.
Após o episódio, o jovem foi levado para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), onde permaneceu em coma induzido, convulsionando durante 3 dias consecutivos. Duas semanas depois de sair da UTI, o jovem não teve sequelas aparentes. “Ele é muito guerreiro, enfrentou tudo isso e não teve nenhuma lesão, fez as fisioterapias e permaneceu seguindo o tratamento super bem”, lembra Maria Laura.
Após o casamento
O jovem Matheus segue realizando o seu tratamento oncológico, reagindo bem e forte. A família continua junta desde o começo do tratamento, apoiando, incentivando e encorajando a seguir os tratamentos que os médicos recomendam.
Maria Laura, agora esposa, comenta sobre a força do amor e superação do jovem casal, e assim deseja incentivar aqueles que estejam passando pelo mesmo tratamento, bem como que os seus companheiros ou companheiras junto à família continuem unidos e transmitindo a força e o amor, de modo a colaborar de maneira positiva nos tratamentos e recuperação da saúde.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
6 Comentários
-
fernanda 01/07/2024Que Deus continue abençoando vocês! Linda história!
-
Israel Pereira 28/06/2024Que linda história... Oro nesse momento para que a graça alcançada em Cristo Jesus derrame a cura sobre a vida do Matheus... Receba saúde e cura meu irmão.... Meu pai teve um câncer metastático passamos 3 anos muito difíceis mas em meio a essa tempestade Deus esteve presente a todos momento e hoje para glória do nome de Deus ele está curado, fazendo os acompanhamentos, Deus usou dr. Rogério do HC de franca e a imunoterápia e hoje está livre do câncer e do tratamento... Em breve voce tbem estará!... Creia!
-
Devoto 27/06/2024Que alegria que alegria! O céu está em festa meus queridos irmãos na fé! Que Deus siga os abençoando e preenchendo vossos corações de amor verdadeiro! Nossa Senhora caminha com vocês!
-
Luciano chiderolli Carrijo 27/06/2024Que história a de vocês ???????? pode ter certeza que com fé e nossa senhora Aparecida e esse jeito guerreiro Matheus vai sair dessa e vocês vão ser muito felizes ????
-
ira 27/06/2024que as bençaos de Deus,Nossa Sra Aparecida,Jesus e sao Jose, os acompanhe sempre.,e a cura tao soinhada seja realidade,
-
MAISA 27/06/2024Que lindos , conheci o MATHEUS em uma clinica de reabilitação levando meu marido . E com seu jeito meigo e com seu pai sempre junto. Um amor que supera barreiras pais super heróis .Desejo muitas felicidades, paz e muitas bençãos para vocês. Jesus os cubra com seu manto sagrado. Sejam muito felizes.