POLÍTICA

79,4% defendem renovação na Câmara; aprovação é de 43,8%

Tarcísio de Freitas é aprovado por 65,1%; Lula é reprovado por 68,4%.

Por Corrêa Neves Jr. | 25/06/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Editor do GCN

Divulgação/Câmara de Franca

Maior parte dos eleitores defende trocar os vereadores de Franca
Maior parte dos eleitores defende trocar os vereadores de Franca

Praticamente quatro em cada cinco eleitores de Franca defendem uma mudança profunda na Câmara Municipal. Dados revelados pela pesquisa GCN/Sampi/Ágili mostram que 79,4% dos entrevistados querem uma renovação dos vereadores. Cerca de 12,8% são contrários e 7,8% não sabem ou preferiram não responder. O sentimento de necessidade de mudança é ainda maior entre os entrevistados que têm ensino médio (82,2%) e para os moradores da zona Leste (83,6%) e Centro (82,7%).

Sobre o desempenho dos atuais vereadores, o quadro também é ruim, ainda que menos grave. Cerca de 43,8% dos entrevistados aprovam o desempenho dos legisladores municipais, enquanto 42% reprovam. Não sabem dizer ou preferiram não responder 14,2% dos eleitores.

O melhor desempenho dos vereadores está no público jovem, que compreende quem tem entre 16 e 24 anos. Nesta faixa, 54,1% dos entrevistados aprovaram o trabalho dos vereadores. O pior desempenho é verificado entre os que têm ensino superior, com 51,4% de reprovação.

Tarcísio aprovado, Lula vai mal

Os eleitores de Franca seguem muito críticos com relação ao desempenho do governo do presidente Lula: 68,4% dos entrevistados reprovam o governo federal; 25,2% aprovam e 6,4% não sabem ou não responderam.

Os piores cenários para o presidente são encontrados entre quem tem ensino superior (75,2%) e entre os moradores da Zona Leste (74,7%). O melhor desempenho de Lula acontece entre os jovens, com aprovação de 36,8%, entre os entrevistados com ensino fundamental (30%) e entre os moradores da região Norte (30,8%).

A situação do governador Tarcísio de Freitas é diametralmente oposta, com grande margem de aprovação. Cerca de 65,1% dos entrevistados aprovam o governo do Estado; 22,2% reprovam e 12,8% não sabem ou preferiram não responder.

Tarcísio de Freitas vai ainda melhor entre os homens (76,4%), assim como entre quem tem de 45 a 59 anos (68,2%) e na população residente no Centro (70,7%).

Foram entrevistadas 500 pessoas moradoras em Franca, maiores de 16 anos, entre os dias 17 e 20 de junho. Foi utilizada a aplicação de questionário estruturado, com entrevistas por telefone, junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A margem de erro é de 4,4%, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Custeada pelo portal GCN com recursos próprios, a pesquisa está registrada no TSE com o número SP- 00277/2024.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

3 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • José
    25/06/2024
    Os francanos precisam de um chá revelação de consciência de classe. Cidade provinciana, maioria pobre que acha que é rico só porque dirige uma SUV
  • Jesuino Salgado
    25/06/2024
    Renovar é sempre bom, trás novos ares, oxigena melhor o ambiente, é positivo, mas que os membros desse legislativo municipal, salvo um ou dois casos, foi o melhor que já tivemos, foi. Eu vou votar outra vez em um desses que já é veterano da casa.
  • Freitas
    25/06/2024
    O trabalho dos vereadores francanos é bem fraquinho. A cidade ano após ano continua repleta de problemas. Exemplos: * degradação das margens do córrego da Alonso y Alonso depois da cachoeira, já está danificando o asfalto, os políticos estão esperando uma chuva forte para uma tragédia acontecer para fazerem o que precisa ser feito. * não existe engenharia de trânsito na cidade, quando alteram as vias, é sempre para o pior. * sistema de saúde precário, a melhor opção é pegar a rodovia pra Ribeirão Preto. Entre outros.