IMPASSE

Obra do Cenáculo Franca é embargada: ‘Pedimos orações’

Estudo da bacia hidrográfica do Rio Canoas impede a expansão do município para aquela região. Prefeitura marcou reunião com a Comunidade Cenáculo nesta quinta-feira, 20.

Por N. Fradique | 19/06/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

N. Fradique

Nova sede do Cenáculo está em construção na zona Leste de Franca
Nova sede do Cenáculo está em construção na zona Leste de Franca

A obra do novo centro de evangelização da Comunidade Cenáculo de Franca foi embargada pela Prefeitura Municipal. A decisão se deu em decorrência de um estudo sobre a bacia hidrográfica do Rio Canoas, que impede a expansão para aquela região do município, por conta dos mananciais localizados entre os municípios paulistas e de Minas Gerais.

A Comunidade do Cenáculo chegou a postar em suas redes sociais a notícia do embargo da construção, mas depois as retirou. Em um post dizia: “Diante da realidade de um estudo e levantamento da bacia hidrográfica do rio Canoas, a construção do novo centro de evangelização da Comunidade Cenáculo foi embargada”.

Na mesma postagem, o Cenáculo pede oração para que ocorra o desembargo por parte da Prefeitura. “Estamos pedindo a todos para que se unam em oração conosco pedindo a Deus por intercessão de Nossa Senhora e São José a graça do desembargo por parte da Prefeitura Municipal e tão logo isso aconteça, possamos retomar as obras do nosso Centro de Evangelização”.

Posteriormente, o diácono do Cenáculo, Fernandinho, postou um novo vídeo nas redes sociais explicando que se reuniu com a Prefeitura, e que ocorrerá uma nova reunião para tratar do assunto nesta quinta-feira, 20. “Nós temos uma reunião marcada para discernirmos juntos, como Comunidade do Cenáculo e a Prefeitura de Franca, para chegarmos naquilo que for melhor para nós comunidade e também para o poder público”, disse.

Fernandinho prossegue na gravação pedindo orações aos fiéis. “Continuem rezando, pedindo a Deus, à Virgem Maria, a São José, que nos ajudem. Conto com as orações de vocês”, finalizou o diácono, agradecendo a Prefeitura e ao prefeito Alexandre Ferreira. “Quero agradecer ao prefeito municipal, Alexandre Ferreira, por nos acolher tão bem, nos receber e partilharmos juntos para chegarmos a um acordo, uma boa alternativa”.

A obra do Cenáculo está sendo construída em uma área de 10 mil m², no Jardim do Éden, zona Leste de Franca. A previsão inicial das celebrações no local, mesmo sem estar totalmente concluída, era para 2025. O centro de evangelização terá capacidade para 5 mil pessoas. O projeto também contempla um auditório para 250 pessoas, uma igreja para 400 fiéis, restaurante para atender 200 pessoas, além de loja de artigos religiosos.

Prefeitura marca reunião

A reportagem procurou a Prefeitura para melhor esclarecimento sobre o embargo da obra do Cenáculo e quais medidas poderiam ser tomadas em conjunto para uma resolução do impasse e obteve a seguinte resposta:

"A Secretaria de Infraestrutura informa que a obra encontra-se inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Canoas, que possui critérios específicos a serem seguidos. Uma reunião entre os responsáveis pela Comunidade Cenáculo e equipe técnica da Prefeitura de Franca foi convocada pelo prefeito para esta quinta-feira, 20, para análise dos caminhos legais possíveis neste caso".

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

9 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Maria Marta Bernardes Toquilhera
    1 dia atras
    Iremos ficar de olho na prefeitura sobre esse embargo. Se a obra prejudicar o meio ambiente não deve ser autorizada. O prefeito deve ser cobrado para não ceder.
  • Zoio
    3 dias atrás
    Em nome de Lilith, espero que de tudo errado, aleluia.
  • jorge euripedes da silva
    20/06/2024
    Posto de gasolina,restaurantes,chacaras por todos os lados,e um ignorante falando besteira.
  • 20/06/2024
    \"vAMOS ORAR E PEDIR A DEUS PARA PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE\" Seria cômico se não fosse trágico. Fizesse um estudo ambiental antes de começar a construir. Deus não precisa de Religião e nem de fanáticos. Será que Deus está satisfeito com tudo de ruim que as religiões proporcionam ao mundo como guerras, abusos sexuais, morais, o uso de seu nome em benefício financeiro, e muito mais. O câncer do mundo é o fanatismo religioso.
  • José Roberto
    19/06/2024
    Agora quer dar carteirada e construir em local que não pode. Depois falta água e não sabe o porquê...
  • Mauro Filho
    19/06/2024
    Será que uma instituição por ser religiosa merece tratamento diferente perante a lei e as autoridades municipais????? Já não basta as benesses tributárias????
  • ALEXANDRE CESAR E LIMA DINIZ
    19/06/2024
    A questão não é orações. Que coisa de doido, cristão rezando para o prefeito descumprir a lei. Prédio pode construir em qualquer lugar, a obrigação do prefeito, do MP e dos cristãos é respeitar a lei a as fontes de água diante de um mundo onde se morre de fome e sede.
  • ira
    19/06/2024
    Jesus, Maria e Jose, estao atentos a essa grandiosa obra, vai da r tudo cetto, eu creio,
  • Castro
    19/06/2024
    ALGUÉM LIBEROU PARA O INÍCIO DAS OBRAS DO PRÉDIO COM CERTEZA, ASSIM COMO LIBEROU TAMBÉM A CONSTRUÇÃO DE UM POSTO DE COMBUSTÍVEIS NA MESMA REGIÃO. QUAL O RISCO DE CONTAMINAÇÃO ENTRE AS DUAS EDIFICAÇÕES...