MODALIDADE OLÍMPICA

Flag Football de Franca busca patrocinadores para campeonatos

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Sampi/Franca
Ana Clara Gomes de Faria/Divulgação
Franca Mustangs durante treino no Poliesportivo
Franca Mustangs durante treino no Poliesportivo

Na Capital do Basquete, outro esporte vem ganhando espaço. Semelhante ao futebol americano, mas com regras adaptadas, o Flag Football reúne cada vez mais praticantes. O Franca Mustangs defende e leva o nome da cidade em campeonatos estaduais. Sem apoio público, a equipe busca patrocinadores e apoiadores para continuar difundindo a prática do esporte da bola oval.

A história do Franca Mustangs começou com Mateus Oliveira em 2022. Duas razões o levaram a investir na modalidade. "A primeira, por não ter esse esporte em Franca. A segunda é relacionada a lesões. Quando o cara joga fullpad (futebol americano/modalidade original), ele está mais vulnerável a sofrer lesões mais graves".

A equipe francana busca patrocinadores para conseguir arcar com os gastos do esporte. Um deles, por exemplo, é o valor aproximado de R$ 14 mil para a disputa do Campeonato Bandeirantes, que reunirá Limeira Tomahawk, Guarulhos Rhynos, Sumaré Big Foot e o Mustangs. Todas as equipes se enfrentarão, com os dois melhores disputando a final. Serão três dias de jogos – 23 de junho (em Sumaré/SP), 25 de agosto (Limeira/SP) e 29 de setembro (Limeira). A quantia será usada para pagar o transporte, arbitragem e a premiação do torneio.

“Este ano nosso principal torneio a ser disputado vai ser o II Torneio Bandeirantes de Flag Football, estamos buscando ainda realizar um Bowl (torneio com quatro equipes realizado em um único dia) em Franca para encerrarmos o ano, além disso, o próximo grande objetivo do projeto é a disputa do Campeonato Paulista”, disse o técnico Eduardo Aurélio Fernandes Gilberti, de 28 anos.

O projeto conta com a colaboração profissional de um fisioterapeuta, uma psicóloga e um nutricionista, que exercem um papel fundamental no desenvolvimento dos atletas. A equipe treina oficialmente uma vez por semana, aos sábados, das 15h às 18 horas, na pista de atletismo do Poliesportivo. São 28 atletas de Franca e região envolvidos na equipes, com supervisão de coordenadores do setor Ofensivo, Defensivo e Times Especiais.

Um dos jogadores é Gabriel Francisco Gomes de Faria, de 21 anos, que conheceu a equipe pelas redes sociais. "Quando eu vi, fiquei 'caraca, isso é demais!'. Nos primeiros treinos tínhamos 3 ou 4 atletas, viramos amigos e íamos treinar no Poliesportivo todo sábado. Depois de uns 2 meses, já estávamos em quase 26 atletas, amigos e familiares".

Incentivo e apoio que Gabriel recebeu dentro e fora dos gramados. "Minha experiência com o time sempre foi boa, principalmente, após a chegada da comissão técnica formada. Foi numa época difícil. Não tinha muito contato com amigos e eles se tornaram parte da minha família. Sempre foram muito parceiros comigo. A psicóloga me auxiliou em alguns treinos, na parte mental que era a mais fraca".

Todos focados em manter em atividade um esporte que está em ascensão no planeta. O Flag Football será uma das modalidades em disputa nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.

Fica o convite para aqueles que desejam conhecer de perto o esporte da bola oval. “Caso alguém de Franca ou região que tenha interesse em participar dos nos treinos e, consequentemente, entrar para equipe, basta nos procurar nas redes sociais ou até mesmo no Poli aos sábados no horário do treino que será muito bem recebido”, afirma o técnico Eduardo.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários