CÓRREGO DOS BAGRES

Cetesb investiga mortandade de peixes em córrego de Franca

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Mortandade de peixes espanta os pescadores esportivos da região
Mortandade de peixes espanta os pescadores esportivos da região

Uma mortandade de peixes foi registrada na última quarta-feira, 5, no córrego dos Bagres entre a rodovia Prefeito Fábio Talarico e o Posto Galo Branco, na avenida das Seringueiras, no Residencial Amazonas, região central de Franca. Praticantes de pesca esportiva se depararam com o odor forte no local, e viram peixes mortos por toda a região.

A Polícia Militar Ambiental registrou a ocorrência na última quarta-feira e solicitou a presença da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), para que uma averiguação fosse realizada no córrego.

À reportagem do GCN/Sampi, a Polícia Ambiental informou que não encontrou resíduos que pudessem ter causado a mortandante dos peixes. A suspeita é que a falta de oxigenação na água tenha causado as mortes.

Em nota, a Cetesb afirmou que fez uma vistoria no córrego, sendo constada a mortandade de peixes. Também foi realizada a aferição do nível de oxigênio na água. A companhia informou que, naquele momento, os valores encontrados estavam adequados para a manutenção da vida aquática. Completou que continuará acompanhando o caso.

Os denunciantes afirmaram que nunca viram situação parecida naquela região, o que causou o espanto de todos os pescadores que frequentam o Bagres.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

3 Comentários

  • Freitas 10/06/2024
    Já vi esse córrego rosa, verde, espumante. Na altura do galo branco o cheiro de esgoto é uma constante. Mas tem maluco pra tudo, inclusive pra pescar num rio que atravessa uma cidade de porquinhos. Neste ano é notória a proliferação de algas ao longo da Alonso y Alonso, que pode indicar esgoto ou vazamento de poluentes. Mas parece que todos os habitantes da cidade, especialmente os governantes, faltaram às aulas de biologia.
  • Darsio 09/06/2024
    Nesse sábado, andei pela avenida e pude observar imensa quantidade de alga, que muitos chamam de lodo, típica de água contaminada por esgoto. Nesse sentido, tudo leva a crer que foi despejado esgoto no córrego e, pode ser que seja proveniente de estações elevatórias. A Sabesp precisa nos dar uma resposta.
  • Darsio 08/06/2024
    Já passei pela região em certos horários e senti um forte odor de esgoto. Deveriam monitorar melhor essas estações elevatórias de esgoto, pois pode ser que acidentalmente ou propositadamente ele esteja sendo despejado no córrego. Além disso, pela avenida existem muitos postos de combustíveis e, uma fiscalização também seria importante.