SAÚDE

Franca inicia vacinação contra covid para grupos prioritários

Público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, idosos com 60 anos ou mais, entre outros, mesmo que já tenham completado o ciclo vacinal

29/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação/Prefeitura de Franca

Vacinação contra a covid passa a ser anual para grupos prioritários
Vacinação contra a covid passa a ser anual para grupos prioritários

A Secretaria de Saúde de Franca iniciou nesta quarta-feira, 29, a nova Campanha de Vacinação contra a Covid-19. A iniciativa introduz a vacina atualizada, que agora inclui a proteção contra a variante Ômicron XBB.1.5.

Os grupos prioritários para esta campanha são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, idosos com 60 anos ou mais, professores, pessoas com doenças crônicas e permanentes, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, entre outros.

A vacinação estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e núcleos da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) de Franca.

As UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza e Paraty estarão abertas das 8h às 19h.

Já as ESFs do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Palma e City Petrópolis atenderão das 10h às 12h e das 13h às 16h. Para ser vacinado, é necessário apresentar um documento de identidade, a carteira de vacinação e os comprovantes de recebimento das doses anteriores.

Segundo o Ministério da Saúde, o esquema vacinal recomendado é o seguinte:
• para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacina foi incluída no Calendário de Vacinação;
• grupos prioritários com 5 anos ou mais devem receber a dose anual ou semestral, independente do número de doses prévias;
• para pessoas com mais de 5 anos que não pertencem aos grupos prioritários, uma dose é recomendada.

Essa atualização para 2024 foi avaliada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) e alinha-se com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que priorizam a vacinação de grupos de alto risco e aqueles mais expostos.

A secretária municipal de Saúde, Waléria Mascarenhas, enfatizou a importância de receber este reforço, destacando os resultados positivos das vacinas na redução dos sintomas, internações e óbitos. Até agora, Franca aplicou 955.348 doses de vacinas contra a covid-19 desde o início das campanhas de imunização.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.