ELEIÇÕES 2024

Cartórios de Franca registram fila; prazo termina nesta quarta

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Marcos Silva/GCN
Cartório da Estação também apresenta fila para regularizar e retirada de título de eleitor
Cartório da Estação também apresenta fila para regularizar e retirada de título de eleitor

A regularização e retirada do primeiro título eleitoral, cujo prazo expira nesta quarta-feira, 8, provoca uma corrida das pessoas aos Cartórios Eleitorais de Franca. As pessoas formaram filas na 291ª Zona Eleitoral (Estação) e na 46ª Zona Eleitoral (Centro).

As eleições municipais de 2024, para prefeito e vereadores, serão no dia 6 de outubro. Para votar, os eleitores não podem ter nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral. “Ontem (terça-feira, 7), já tivemos um movimento muito expressivo, uma quantidade muito grande de eleitores. Hoje (quarta-feira, 8) continua da mesma maneira, com filas . E eles serão prontamente atendidos. Pedimos compreensão porque as filas estão muito grandes”, explicou o chefe do cartório da 46º Zona Eleitoral de Franca, Marcelo Queiroz.

Os cartórios da cidade chegaram a ter plantão para atender o eleitor, com atendimento no fim de semana passado e no feriado de 1º de Maio, mas as pessoas mostram mesmo que deixam tudo para a última hora. “Fizemos plantão, e não fomos muito procurados. O eleitorado, como sempre, deixou para a última oportunidade para fazer essa movimentação do título de eleitor”.

Marcelo Queiroz diz que o processo é rápido e as pendências financeiras podem ser compensadas no próprio cartório via PIX. “Para cada eleição que o eleitor não vota é cobrada uma multa de R$ 3,51 e ele paga através de PIX, no próprio cartório, ou precisa ir ao Banco do Brasil”.

O atendimento nos Cartórios de Franca vai até as 17h. "Os eleitores que estiverem na fila serão atendidos mesmo após o encerramento do horário”, finalizou Queiroz.

Números
Segundo dados da Justiça Eleitoral, Franca conta com 248.901 eleitores regulares e 36.852 irregulares, até abril deste ano. O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos e idosos a partir de 70 anos, mas é obrigatório a partir dos 18 anos.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários