EDUCAÇÃO

Franca 200 anos: Escola Industrial completa 100 anos de história

Instituição surgiu na época que Franca era tratada como a “Atenas da Mogiana”, na década de 1920.

Por Guilherme Faber | 28/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Arquivo/Comércio da Franca

Escola Profissional de Franca, a Etec 'Júlio Cardoso'
Escola Profissional de Franca, a Etec 'Júlio Cardoso'

2024 é o ano especial para cidade de Franca, ou seja, esse município do Nordeste paulista vai completar 200 anos de fundação em 28 de novembro. Desde então, várias instituições públicas conquistaram prestígio devido a continuidade dos seus trabalhos, caso da Escola Industrial, que completa 100 anos de história.

Por que a Escola Técnica Estadual homenageia o Dr. Júlio Cardoso?
Júlio Cardoso nasceu em 4 de outubro de 1869 em Recife, migrou-se ainda criança para São Paulo e, posteriormente, desembarcou em Franca no ano de 1898. Júlio foi advogado, político e jornalista. Enquanto deputado estadual foi o responsável pela liberação da verba e assinatura do contrato para construção deste colégio. Cardoso morreu em 16 de novembro de 1920.

Os principais acontecimentos da Industrial
Fundada em 25 de abril de 1924, era conhecida como “Escola Profissional de Franca”, instalou-se inicialmente como estabelecimento masculino de educação e recebeu 160 matrículas nos cursos básicos industriais de mecânica de máquinas e marcenaria.

Ainda nesse período, contou com dois ciclos, cujas etapas foram separadas como primeiro e segundo. O primeiro envolvia o módulo “Industrial básico” por quatro anos em tempo integral e outro curso de mestria com duração de dois meses. Também ofertava cursos artesanais de aprendizagem com foco na qualificação do operário.

O segundo relacionava os cursos técnicos voltados para trabalhos específicos em uma seção de produção com duração de três a quatro anos e a diferença é que já houve cursos pedagógicos com validade de um ano.

O ano de 1942 denota como divisor de águas na vida desse colégio, que passou a ser equiparado ao ginasial, colegial e técnico. Em 1971, mais uma mudança com os cursos de mecânica e eletrotécnica, já no ano de 1974 a Industrial oferece aulas de eletrônica e enfermagem e quatro anos depois surgem os cursos pré-profissionalizantes de marcenaria, fundição, mecânica, desenho mecânico, vestuário, acessórios e auxiliar de escritório.

O curso de contabilidade iniciou-se em 1986, e um ano depois essa escola disponibilizou os cursos de qualificação de mecânica, auxiliar de enfermagem e marcenaria. A resolução da Secretaria Estadual de Educação de 1986 alterou o nome do educandário para ETESG Dr. Júlio Cardoso. E a partir de 1994 por meio do decreto n° 37.735/93 foi transferida para o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e recebeu o nome Escola Técnica Estadual Dr. Júlio Cardoso.

Curiosidade
Embora já fosse denominada por Escola Profissional de Franca, Escola Profissional Mista, Escola Profissional Secundária Mista, Escola Industrial e Ginásio Industrial, esse local sempre reverenciou o patrono Dr. Júlio Cardoso.

Atualmente
A Industrial oferece para Franca e região os cursos técnicos de administração, contabilidade, automação industrial, eletrônica, eletrotécnica, enfermagem, finanças, logística, mecânica, recursos humanos, ensino médio com ênfase em ciências humanas e sociais aplicadas e formativo de linguagens, ciências humanas e sociais.

E, também, comporta habilitação técnica profissional em período integral com os cursos de administração, desenvolvimento de sistemas, contabilidade, marketing e mecatrônica, ambos vinculados ao ensino médio.

O relato de experiência
"É um dos colégios mais tradicionais da cidade. No meu caso, a Industrial me marcou, porque me auxiliou no alcance da minha formação no nível técnico de contabilidade, que alinha muito aos meus afazeres profissionais na área da advocacia", disse o advogado e pesquisador do basquete francano Rodolfo César Pino.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.