OPORTUNIDADE

Clubes de leitura em penitenciária de Franca são ferramenta para remição de pena

Projeto piloto consiste na oferta de remição de pena por meio da elaboração de relatórios e resenhas sobre as obras lidas.

Por Igor Araújo | 28/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Reprodução

Projeto piloto consiste na oferta de clubes de leitura para os internos, visando estimular a leitura e promover a reintegração social
Projeto piloto consiste na oferta de clubes de leitura para os internos, visando estimular a leitura e promover a reintegração social

Uma colaboração inédita entre a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) e a Unesp de Franca trouxe uma oportunidade de acesso à cultura e ao conhecimento para os reeducandos da Penitenciária de Franca.

O projeto piloto, intermediado pela Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), consiste na oferta de clubes de leitura para os internos, visando estimular a leitura e promover a reintegração social por meio da educação.

Processo de Remição de Pena e Benefícios
Remição de pena no direito penal consiste no abatimento dos dias e horas trabalhadas do preso que cumpre pena em regime fechado ou semiaberto, diminuindo, dessa forma, a condenação a qual ele foi sentenciado.

Nesse caso, a remição de pena acontece por meio da elaboração de relatórios e resenhas sobre as obras lidas. A dinâmica funciona da seguinte forma: a unidade prisional separa os relatórios e os encaminha para a Unesp de Franca, que os revisa e avalia. Posteriormente, os documentos retornam à unidade prisional, que então os submete ao juiz para validação da remição de pena.

Janser Ricardo Gonçalves, diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação, enfatiza que a leitura dentro do sistema prisional é uma ferramenta essencial que não só proporciona educação, desenvolvimento social e melhora na comunicação dos apenados, mas também desempenha um papel fundamental na sua reintegração social.

O processo, conduzido pelo Judiciário, proporciona uma oportunidade de redução da pena para os reeducandos, e também reforça a importância do comprometimento e da participação ativa no programa de leitura.

Além dos clubes de leitura, todos os presídios da SAP contam com espaços dedicados à leitura e ao aprendizado.

Na Penitenciária de Franca, o pavilhão educacional dispõe de um acervo com mais de 2.240 obras literárias, acessível a toda a população prisional.

Outra iniciativa é o projeto Salas da Liberdade, da Funap, que equipa os estabelecimentos penais com salas de leitura para incentivar o hábito da leitura e promover a educação entre os detentos.

Na primeira fase do projeto, 40 internos terão a chance de participar de discussões sobre obras literárias selecionadas, incluindo O Diário de Anne Frank, além de outras cinco obras.

Até o final do ano, os clubes de leitura irão trabalhar com obras adicionais, expandindo ainda mais o acesso dos reeducandos ao universo literário.

Projeto já ajudou Alexandre Nardoni a diminuir pena
Alexandre Nardoni, que foi condenado a mais de 30 anos de prisão pela morte de sua filha, Isabella, ocorrida em 2008, poderá cumprir o restante de sua pena em regime aberto. Ele conseguiu reduzir sua pena em mil dias, devido a  rotina de trabalho e leitura na prisão.

Nardoni está atualmente na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, localizada em Tremembé, no interior de São Paulo.

Em setembro de 2023, a Justiça aceitou um novo pedido de redução de pena feito pela defesa de Alexandre, o que resultou na eliminação de 96 dias de sua sentença.

Confira as seis obras literárias que farão parte deste projeto piloto

  • O Diário de Anne Frank
  • Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus
  • O Alienista
  • Capitães da Areia
  • Diário de uma Paixão
  • Sherlock Holmes

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Jean
    28/04/2024
    Se tem uma coisa que o judiciário adora, é bandido \"bem\" informado!! O conluio é certo!!kkkkk