FINALMENTE

Francana tem cateter calcificado retirado após um ano e meio de espera; 'alívio'

Uma nova cirurgia para a retirada do restante da pedra que está no rim será marcada; até lá, um novo cateter foi implantado.

Por Pedro Baccelli | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Reprodução

Camila Cristina Matias de Almeida: longa espera
Camila Cristina Matias de Almeida: longa espera

Um ano e meio depois, a servidora pública Camila Cristina Matias de Almeida, de 35 anos, finalmente passou pela cirurgia de remoção do cateter calcificado no rim. Com duração aproximada de 2 horas e 30 minutos, o procedimento foi realizado na segunda-feira, 25, no Hospital do Coração de Franca.

A via-sacra de Camila começou em setembro de 2022 ao passar por uma cirurgia de retirada de parte de uma pedra no rim. O cateter duplo J – usado para drenar a urina – foi colocado, e continuava no organismo até o início desta semana. Segundo a paciente, os médicos a informaram que o instrumento poderia ficar no organismo, no máximo, três meses sem causar danos à saúde. Pelo longo período, calcificou, além de possibilitar a perda total das funções renais.

Leia mais:
Mulher aguarda há um ano e meio retirada de cateter em Franca: ‘é desumano’

Após a publicação da reportagem no dia 14 de março, o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) comunicou que o caso havia sido acolhido pelo seu convênio, por meio da Santa Casa de Franca. Inicialmente, uma consulta com anestesista foi marcada no dia 25 de março, e posteriormentei antecipada para o último dia 19. A partir da avaliação médica, a cirurgia foi marcada, e realizada na segunda-feira.

Camila recebeu alta no mesmo dia, e está de repouso. “É uma alívio que sinto. Estou bem. Nesta quarta-feira, 27, com mais dor que ontem (terça-feira, 26), mas nada muito forte”. O procedimento foi por laser. “Como não teve corte, a recuperação está acontecendo dentro do esperado”, completa.

Não acabou
Na primeira cirurgia, realizada em setembro de 2022, apenas parte da pedra foi extraída. Na segunda-feira, além do instrumento calcificado, os médicos retiraram outra parcela do cálculo renal, sendo necessário implantar um novo cateter. 

“Já tenho pedido para retirada e, segundo meu esposo, que foi quem conversou com o médico no pós-cirúrgico, ainda ficou um pouquinho de pedra no rim. Vou ter que passar por um procedimento para retirada desse restante de pedra e, em consequência, vai ter que colocar um novo cateter (o terceiro desde o início do tratamento). Para finalizar tudo isso, eu tenho que passar por mais dois procedimentos”, explica Camila.

A próxima consulta está marcada para o dia 4 de abril. Até o momento, não foi marcada a data para a nova cirurgia.

Leia mais:

Após um ano e meio, mulher tem consulta marcada para retirar o cateter em Franca

Francana tem cirurgia marcada após um ano e meio com cateter no rim

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.