O mês de março é marcado por uma ação de conscientização sobre o câncer colorretal promovida pela Unimed Franca, na qual os beneficiários do plano de saúde têm a oportunidade de realizar gratuitamente o exame de sangue oculto nas fezes.
A iniciativa, que ocorre durante todo o mês de março como parte da terceira edição da Campanha Março Azul, visa conscientizar sobre a doença, seus fatores de risco, sintomas e formas de prevenção.
Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer colorretal é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres e o terceiro em homens no Brasil. Estima-se que, apenas em 2020, foram diagnosticados mais de 40 mil novos casos da doença no país. No entanto, quando detectado precocemente, as chances de cura podem chegar a 90%.
Os clientes da cooperativa de saúde têm a oportunidade de realizar gratuitamente o exame de sangue oculto nas fezes. Em caso de resultado positivo, os pacientes serão encaminhados ao programa Viver Bem.
O Dr. Marco Aurélio Dainezi ressalta que “o Câncer Colorretal é uma doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintomas em estágios iniciais. Por isso, é fundamental que as pessoas realizem exames preventivos regularmente, principalmente a partir dos 50 anos de idade. O exame de sangue oculto nas fezes é uma ferramenta importante para a detecção precoce da doença, permitindo que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível, aumentando as chances de cura”.
Para realizar o exame, os clientes da Unimed Franca devem dirigir-se aos laboratórios São Joaquim H. e Maternidade, localizados na rua Antônio Torres Penedo, 242, no bairro São Joaquim, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, ou na rua Edward Scarabucci Teixeira, 1691, no bairro São José, de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h, e aos sábados, das 6h às 9h (para coletas) e até às 12h30 (para orientações).
Em caso de dúvidas, os pacientes podem entrar em contato com o Espaço Viver Bem pelo telefone (16) 3711-6777.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Freitas 25/03/2024Muito bom. Poderiam bater na tecla do atendimento humanizado também, reclamo há anos, não mudam nada. Relação médico-paciente-família em internações é péssimo. Acredito que seja diferente para os parentes dos médicos e pessoas poderosas ou com sobrenomes... Posso dizer que todos que conheço e saem vivos de lá, relatam insegurança, medo e desconfiança da medicina. O atendimento do plantão é digno de sus francano, horas de espera e aglomeração. Espero que para o bem dos francanos, outros planos e hospitais apareçam por aqui e forcem este plano de saúde em questão a fazer um trabalho melhor.