Franca já confirmou três mortes por dengue neste ano, e outros sete óbitos estão em investigação, de acordo com o Ministério da Saúde. A pasta aponta, ainda, a existência de 1.485 casos prováveis da doença na cidade. Para combater esse avanço, a Prefeitura aposta nos arrastões da limpeza, para eliminar potenciais criadouros do mosquito transmissor do vírus. As ações foram intensificadas neste mês de março.
No próximo sábado, 23, está programado mais Arrastão da Limpeza nos bairros Jardim Aeroporto II e III. Já no dia 30, ocorrerá nos bairros da região Leste/Nordeste, incluindo Jardim Paulista, Brasilândia, Éden e áreas adjacentes.
Já no último sábado, 16, em uma ação conjunta visando eliminar criadouros do mosquito da dengue, a Prefeitura realizou um arrastão em 61 bairros da Região Oeste I. As Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, juntamente com a Vigilância Sanitária, foram mobilizadas para essa iniciativa.
Oito caminhões da Secretaria de Meio Ambiente percorreram as ruas para recolher os materiais previamente separados e deixados na frente das residências, facilitando o trabalho dos coletadores. Simultaneamente, equipes da Vigilância Sanitária realizaram abordagens e visitas a domicílios para eliminar materiais que possam acumular água parada, além de fornecer orientações necessárias.
Desde o início do ano, mais de 82 toneladas de inservíveis foram recolhidas, com 34,4 toneladas somente em fevereiro.
O secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia Caluz, enfatizou a importância da colaboração contínua da população. “Três vezes por semana, a coleta de lixo é realizada em toda a cidade e temos também o Arrastão da Limpeza sempre no último sábado de cada mês, sem contar o serviço de recolha agendado de inservíveis nas casas”, afirmou Rui.
Áreas públicas
Outra iniciativa, que começou a ser realizada na semana passada, é a coleta de lixo descartado em irregularmente em áreas públicas. Um caminhão-baú foi reservado para fazer esse serviço. O trabalho de limpeza teve início na terça-feira, 12, e, nos primeiros dias, mais de 10 toneladas de materiais foram recolhidas, em avenidas como Alberto Pulicano, Wilson Bego, Rio Negro, Integração, Chico Júlio e Flávio Rocha.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Daiane Cristina bernardinelis 19/03/2024No fundo do bairro palmeiras está cheio de lixo próximo a um local de área verde .e próximo a escola e creches.