
Com a época de chuva, é normal o crescimento rápido de matos por todas as partes da cidade, mas algumas áreas demonstram descaso da administração pública e até de responsáveis por espaços adquiridos através do programa Adote uma Praça.
O matagal atinge um grande número de terrenos na cidade, indo desde o quintal da Secretaria de Saúde do Município, calçadas de órgãos públicos até áreas verdes cedidas a terceiros em troca de publicidade na área adotada.
Quem frequenta o prédio da Secretaria de Saúde, que fica na avenida Flávio Rocha, zona Norte, convive com o mato alto. O mesmo acontece com as pessoas que transitam na calçada onde funciona o pátio do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), situado na rua Capitão Anselmo, bairro Cidade Nova, a poucas quadras da Prefeitura.
Em um desses espaços cedidos a uma empresa, o mato está cobrindo até a própria placa de propaganda. O espaço verde fica na avenida Amélia Antunes Pinheiro, Vila Nossa Senhora das Graças, próximo ao Detran, também perto do Paço Municipal.
A Prefeitura informou que o programa Adote Uma Praça é regulamentado por lei e, caso haja descumprimento, a Secretaria de Meio Ambiente notifica os adotantes para realizar a limpeza. Caso seja descumprida, prevê a rescisão do Termo de Cooperação.
Já sobre o matagal na Secretaria de Saúde, nada foi dito.
Adote uma Praça
O programa Adote Uma Praça tem o objetivo de firmar parcerias com empresas e profissionais liberais estabelecidos em Franca para o desenvolvimento dos serviços de paisagismo em áreas públicas da cidade através da adoção de canteiros de avenidas, rotatórias, áreas verdes e outras áreas públicas, com o objetivo de promover a roçada da grama, a limpeza e conservação do local. Como contrapartida, o adotante pode fazer sua publicidade na área adotada, de acordo com as regras do Programa.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.