'BUSCA PELO SONHO'

Francano tranca faculdade de medicina e pede ajuda com Vakinha para seguir no curso

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Jovem de Franca, Eduardo Tassinari, de 24 anos, sonha ser médico e já trabalha na recepção de unidade de saúde em Uberaba (MG)
Jovem de Franca, Eduardo Tassinari, de 24 anos, sonha ser médico e já trabalha na recepção de unidade de saúde em Uberaba (MG)

O jovem francano Eduardo Tassinari, de 24 anos, que sonha ser médico, teve que pausar os estudos por falta de condições financeiras para arcar com a mensalidade da faculdade e se manter no curso.

Eduardo conseguiu bolsa de 50% pelo Prouni (Programa Universidade Para Todos) do Governo Federal e cursou os dois primeiros períodos do ano passado na Uniube (Universidade de Uberaba (MG)). O jovem passou para o terceiro período do curso para 2024, mas por falta de dinheiro, trancou a faculdade e está fazendo uma Vakinha para tentar levantar recursos para retomar o curso. O link para ajudar o jovem está no final da matéria.

O jovem conta que a mãe faz bico de babá e faxinas e que o pai é entregador de leite. Apesar dos esforços dos pais, a renda atual da família não dá para arcar com a mensalidade de R$ 5.200 para manter o filho estudando. Além disso, o estudante também tem os outros gastos com o curso, inclusive para se manter na cidade.

“A gente não tem condição, então eu tive que trancar a faculdade pra ajudar meu pai a pagar o que passou e também pra conseguir continuar mais pra frente, pagar um semestre, até meu pai conseguir um outro emprego, minha mãe estabilizar. Mesmo eu trabalhando junto com a faculdade que é período integral, trabalhando de madrugada, minha mãe fazendo bicos, meu pai trabalhando como um louco, eu não tive outra escolha a não ser trancar a faculdade”, afirma Eduardo.

O estudante revela que antes de ser bolsista fez cursinho preparatório por quatro anos em busca de conseguir a bolsa de 100%.

Atualmente Eduardo trabalha na recepção do hospital universitário. “É uma luta, até hoje está sendo porque eu trabalho 12x36, saio da faculdade vou direto pro trabalho e no outro dia tenho que estar de manhãzinha na faculdade, época de prova eu não dormia. Eu durmo 3h/4h por dia, lutando assim pra continuar”, comenta.

Durante esse período como estudante, o jovem revela que teve vivências na área médica e que essas oportunidades são o combustível para continuar em busca de se formar médico: “O meu sonho é de continuar na faculdade, se tornar um grande médico e retribuir toda a generosidade das pessoas que um dia me ajudaram na minha formação”, diz.

Apelo para continuar a luta pelo sonho
Nos últimos dias, um vídeo da mãe de Eduardo ao filho relatando as dificuldades que a família enfrenta financeiramente para que ele continue o curso foi divulgado nas redes sociais.

A publicação já soma mais de 185 mil visualizações nos posts. Comentários ajudam a impulsionar o apelo de ajuda para que o jovem volte para o curso de medicina.

Eduardo é irmão gêmeo de Felipe. Os gêmeos nasceram de seis meses, Eduardo com 1,100 kg e o irmão Felipe, com 900 gramas.

A mãe deles, Sonia, revela que os filhos ficaram quase dois meses na UTI Neonatal e quando nascerem, os órgãos não estavam todos formados. "Ninguém achava que eles iriam sobreviver. Com dois anos descobri que eles tiveram paralisia cerebral, o Felipe atingiu a parte auditiva e o Eduardo a parte motora. Mas  Graças a Deus hoje estamos aqui", diz.

Vakinha

Quem quiser contribuir com o sonho do jovem pode acessar o link da Vakinha que foi criada e contribuir. Eduardo diz que qualquer valor é bem-vindo, “o importante é ajudar”.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

7 Comentários

  • Paulo 16/03/2024
    No Brasil as coisas são ao contrário, ricos playboys e patricinhas nas universidades públicas e pobres tentando a vida nas particulares
  • Hallie de Andrade correa 13/03/2024
    Então, quem pode ajuda,quem não pode ou não quer fica quieto.Bora ajudar o rapaz !
  • Eliane Maria Arsie 13/03/2024
    Se não tem dinheiro não estuda, ou passe em uma federal/estadual
  • José 12/03/2024
    essa é pra vc Paulo, cala a boca se não quer ajudar. os filhinhos de papai que tem condições de estudar e fazem a faculdade muitas das vezes para realizar o sonho dos pais ter um filho Dr, pode ter certeza que este rapaz vai dar o de melhor dele para cuidar de vc...de um familiar, pois tem garra, vontade ele não foi obrigado a fazer a faculdade, estuda porque quer ser um bom médico
  • PAULO 12/03/2024
    Assim fica fácil, vou estudar passar no vestibular de medicina, ai venho nas redes sociais pedir ajuda para pagar o curso, faça-me o favor né, não tem condições de pagar uma particular, estude e passe em uma pública, simples assim. Depois ainda se forma e vai ver o preço que vai cobrar uma consulta.
  • Silvia luzia Manhani Xavier 12/03/2024
    vamos ajudar minha gente......São esses que darão um excelente médico , um excelente profissional. dedicação...amor...está cursando o que realmente gosta,
  • Fiel 11/03/2024
    Espero que consiga se formar, mas tb espero que ao se formar não se esqueça de praticar a caridade, pois a maioria dos médicos só visa riqueza.