
Autoestima. Palavra utilizada para descrever a qualidade de quem se valoriza e se contenta com o seu modo de ser. Fácil de explicar, mas nem sempre possível para todos. Pensando nisso, a cabeleireira Marcela Pacheco iniciou o quadro Transforme-se Comigo. Com trabalho completo de cabelo e maquiagem, Franca foi uma das cidades que a empresária e sua equipe passou.
Mais velha de duas filhas, Marcela cresceu em uma família simples de Orlândia, município a 76 km de Franca. Além das meninas e dos pais, os irmãos da mãe da futura empresária também moravam na casa. O contato com o mundo da beleza começou ainda nova. Aos 12 anos, fazia unha para ter um “dinheirinho” e para ajudar no sustento. Das mãos partiu para o cabelo. Sem professor, sendo autodidata, aprendeu a fazer cortes e penteados, atendendo clientes aos finais de semana.
Fruto de muito trabalho e suor, Marcela é proprietária de um salão que oferta serviços de estética, manicure e maquiagem. Já a orlandina é especializada em mechas e coloração. Como ela mesma diz: “transformar o visual através da cor”.
Trabalho que trouxe de volta a autoestima de mulheres guerreiras, em especial, uma que ficou guardada na memória. “A cliente veio fazer mechas. Quando terminamos o cabelo dela, olhou para o espelho e chorou. No final, ela disse que voltou a ser loira depois de passar por um tratamento oncológico e ter ficado sem cabelo. Ela esperou quatro anos para fazer mechas de novo, e ao se ver loira ela ficou muito emocionada, e me emocionou também”.
Não contente em transformar a vida apenas das suas clientes surgiu à ideia de prestar serviços na rua. “Resolvi ir à região, porque além de poder resgatar a autoestima das pessoas que não me conhece, seria uma forma de apresentar o meu trabalho”.
Marcela já atendeu mulheres pelas ruas de Franca, Orlândia, Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra. Tudo gratuitamente. “A escolha é feita a olho mesmo. Fico observando as pessoas que estão passando e, obviamente, o cabelo. Quando vejo que é um contexto: o jeito da pessoa se comportar, do cabelo, se está precisando de uma transformação ou não. Assim que já avisto, chego à pessoa espontaneamente, falo com ela e apresento o meu quadro”.
Em Franca, o atendimento aconteceu às 10 horas da última terça-feira, 27, em um estacionamento no Centro de Franca. A felizarda foi a jovem Hamanda, de 19 anos, que mora em Ibiraci (MG).
Sem parceiros, o projeto conta apenas com Marcela e sua equipe. “Sinto-me muito grata, porque é um dom que Deus me deu e através posso transformar não só cabelos, mas vidas também. Pretendo continuar com esse projeto. Sem data prévia para término. Enquanto eu alcançar as cidades da região, estarei indo”.
O salão fixo de Marcela fica no Centro de Sales Oliveira, a 62 km de Franca, onde reside junto com o seu marido e sua filha de 3 anos de idade. Os trabalhos podem ser vistos através do perfil de Instagram @studiomarcelapacheco.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.