
O deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) protocolou nesta terça-feira, 27, uma ação popular requerendo a suspensão imediata das audiências públicas sobre a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Segundo o parlamentar, é necessário garantir mais tempo para a participação popular e assegurar um debate democrático e transparente em torno do futuro da empresa. "Essas audiências estão sendo conduzidas de maneira apressada e antidemocrática, sem dar à população o tempo necessário para compreender e debater os impactos da privatização da Sabesp", defendeu.
A Sabesp atualmente atende 375 dos 645 municípios de São Paulo. O governo estadual divulgou o calendário das audiências públicas em 8 de fevereiro deste ano. Com apenas oito reuniões em sete cidades, o cronograma ignorou a participação das outras cidades atendidas pela empresa.
As audiências públicas tiveram início em 23 de fevereiro, em São Paulo, e já ocorreram em Santos (26/02) e São José dos Campos (27/02). As próximas estão marcadas para Registro (29/02), Franca (05/03), Presidente Prudente (07/03) e Lins (09/03).
“Com prazos apertados, critérios de participação restritos e uma sobrecarga de documentos para análise, as audiências públicas são estruturadas de forma a impedir uma discussão ampla e inclusiva”, argumenta Guilherme Cortez. “Queremos diálogo aberto com os municípios afetados e para o risco de prejuízos à gestão dos recursos hídricos e do saneamento básico em São Paulo”.
Para o deputado, a privatização da Sabesp terá sérias consequências para a população. “É fundamental garantir que todos tenham voz nesse processo, visto que já é comprovado que a privatização pode resultar em aumento das tarifas e queda na qualidade dos serviços, prejudicando principalmente os mais pobres", alertou.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
8 Comentários
-
LILS 05/03/2024Bolsonaristas são dignos de pena... Um dia que a conta de agua vai ficar mais barata com a privatização, outro diz que ser ficar mais cara é culpa do governo federal...kkkkkkkkk
-
Freitas 28/02/2024O rapazinho não quer que se cogite a possibilidade de levar serviços de água e esgoto a cerca de um milhão de pessoas em favelas e áreas rurais. Também não quer a possibilidade de termos tarifas mais baratas. Não quer perder um cabide de empregos para os parças.
-
Anonimous, 28/02/2024Parece que têm um patriota educado, gentil, da família, kkk. Deve estar querendo comprar ações ou é só mais um gaga, Pra que a pressa calabreso? O deputado está fazendo o que tu propôs tu tem algum problema neurológico? Mais tempo pra população analisar, debater, assim parece que vcs querem \"passar a boiada \" muu
-
Um francano 27/02/2024Vc está com sede?, vc pode lavar as ruas roupas?, a sua casa?, irrigar o seu jardim?, pois é a Sabesp que vende a água que vc faz tudo isso?. E se um cara rico comprar a Sabesp e dizer que, de agora pra frente tudo isso terá outro preço e que o que o capital que ele pagou na Sabesp tem que dar lucro de tantos por centos ao ano senão ele vai fechar a sua torneira??. Quanto vale um copo d\'água pra quem tá com sede?, um banho pra quem chega suado do trabalho no fim do dia?, lavar o rosto quando acordar de manhã?. É isso que essa privatização que cobrar de vc, não a água, mas a sua precisão de ter ÁGUA. OU VC PENSA QUE ÁGUA CAI DO CÉU???..
-
Adilson stwagwsky 27/02/2024Se a conta de água ficar mais cara, não será devido a privatização e sim por causa da nova reforma tributária, nesse desgoverno federal o lema é: Pagar mais impostos e povo sem saneamento básico!!!
-
Marco Antônio 27/02/2024É uma pena entregar a joia da coroa a preço de banana, dilapidando nosso patrimônio público. Porque vender uma empresa que entrega um excelente produto e serviço prestado a população? A quem interessa?
-
Helio P Vissotto 27/02/2024Esse é o deputadinho que melhor representa o atraso do estado! Só sabe fazer projetos para obrigar ou proibir algo, quer tutelar o povo em todos os aspectos, subestimando a capacidade de cada um saber escolher o que quer. Obriga o estado dar água pros foliões. Quer proibir o povo de discutir sobre a privatização.... Vai te catar moleque!
-
José Roberto 27/02/2024Parabéns ao povo do estado de São Paulo que votou em um carioca que nunca morou em SP nem sabe o nome da escola que foi votar. Agora a água vai ficar mais cara e com gosto de fezes igual a privatização da água do Rio de Janeiro. Isso porque a Sabesp dá lucro sendo uma empresa mista.