DETERIORAÇÃO

Estado da ponte entre Rifaina e Sacramento preocupa; 'jogo de empurra' se arrasta no MP

Minas Gerais e São Paulo negam responsabilidade sobre manutenção da ponte que liga os dois estados.

Por Pedro Baccelli | 17/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação
Sampi/Franca

Reprodução

Ponte sobre o Rio Grande
Ponte sobre o Rio Grande

Moradores da região de Franca estão preocupados com o estado da ponte que conecta Rifaina (SP) a Sacramento (MG). Um vídeo feito por um banhista revelou vigas de sustentação aparentemente corroídas, levantando alarmes sobre a segurança da estrutura.

A responsabilidade pela manutenção da ponte sobre o Rio Grande tem sido alvo de debate há anos, deixando a população em suspense quanto às medidas que serão tomadas para garantir a segurança dos usuários. O tema é alvo de inquérito civil na Promotoria de Justiça desde 2021, e até o momento não tem resposta.

Procedimento no Ministério Público de São Paulo, assinado em 23 de fevereiro de 2023, informa que a ponte foi construída pela Cemig (Companhia Energético de Minas Gerais), antiga concessionária da Usina Hidroelétrica de Jaquara. O espaço é explorado atualmente pela Engie Brasil.

Apesar do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) paulista realizar a manutenção do encabeçamento da ponte, segundo o documento, o município de Rifaina e o Estado de São Paulo negam ter responsabilidade sobre o restante da estrutura.

A reportagem do Portal GCN/Rede Sampi procurou o DER-MG que também reiterou não ser o responsável pela obra. "A autarquia avalia mecanismos jurídicos que deem legalidade a qualquer intervenção na estrutura".

Ainda no documento, o MPSP comunicou o Ministério Público Federal sobre o imbróglio alegando que "a ponte conecta dois estados da Federação (São Paulo e Minas Gerais) e que está sobre o Rio Grande, há interesse da União sobre o caso", diz o texto.

Enquanto nenhum órgão assume responsabilidade pela manutenção da ponte, banhistas e moradores próximos seguem temendo o incerto.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

10 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • José Roberto
    22/02/2024
    O Romeu Zema gastou a parte dele asfaltando a estrada de terra que vai para o rancho dele
  • Petistas sem noção criticados por um acéfalo
    20/02/2024
    Se eu entendo um pouquinho da geografia ensinada para criancinhas do 3º aninho, as letras SP e MG, que identificam as rodovias que se ligam pela referida ponte, se referem respectivamente a São Paulo e Minas Gerais. Logo, se eu ao menos tiver um único neurônio saberia que a responsabiliade não é do Governo Federal, pois não se tratam de BR, cujas letras a mesma criancinha saberia dizer que se refere a Brasil.
  • JOIASDAS ARABIAS
    20/02/2024
    Ich!!! E não é que um bolsominion acaba de sair do saco do Bolsonaro. Alguém avisa esse idiota que, de um lado da ponte a rodovia é uma SP e, do outro é uma MG. Logo, não se trata de uma BR e, portanto não é de responsabilidade do Governo Federal. Até porque quem a construiu foi a CEMIG, que na época era uma estatal mineira. Bolsominion é assim mesmo, ou seja, tenta ser inteligente, mas o DNA não deixa.
  • Petistas sem noção
    19/02/2024
    Os petistas aqui dos comentários são sem noção, cobrando dos prefeitos a manutenção de uma ponte que é interestadual e ainda chamando os prefeitos de bolsonaristas kkk cérebro dessas pessoas tá impregnado de fanatismo político. A manutenção deve ser de ação conjunta dos 2 estados ou da União, pq nenhum estado tem obrigação de gastar dinheiro arrumando o que está em território do outro. Pq esses petistas não cobraram do Pimentel quando ele foi governador de MG?
  • Juarez
    17/02/2024
    Na briga entre dois governadores e dois prefeitos bolsonaristas quem perde a federação petista.
  • Pinguela
    17/02/2024
    Cadê os coronéis da região ? Nessas horas ninguém aparece. E o MP qual providência de urgência já tomou ? É fácil exigir dos outros.
  • Alexandre Oliveira da cruz
    17/02/2024
    É tá uma vergonha. Sou caseiro a 30 anos e moro perto da ponte. Passo todos os dias nela e tá ficando pior. Já faz muito anos que não vejo uma manutenção.
  • JOIAS DAS ARÁBIAS
    17/02/2024
    Eu tenho uma ideia! Vamos reeleger o Tarcísio em 2026? Oras! Se nem mesmo uma pequena ponte em estrada que liga Cristais a Estreito, ele tem interesse em arrumar, o que podemos dizer sobre uma ponte muito maior? A tendência é ele enfiar praças de pedágio na Portinari e que se foda o povão. AH! Quando for 2026 ele certamente aparecerá por essas redondezas para pedir os votos dos trouxas, tal como faz o carioca Eduardo Bolsonaro que, mesmo tendo muitos votos de francanos, nunca fez nada pelo setor calçadista, na Câmara Federal. Vamos fazer arminhas?????
  • Alexandre Cesar Lima Diniz
    17/02/2024
    É só esperar a ponte cair e matar dezenas de estudantes como foi o caso da curva da morte. Aí o Tarcísio e o Zema vão disputar os ganhos políticos de fazer uma nova ponte sem licitação.
  • Hildebrando Colla
    17/02/2024
    As enormes carretas com extra peso do minérios levados de Araxá para o porto de Santos arrebentaram com essa ponte, podiam ajudar a pagar a reforma agora tbm.