IMPORTÂNCIA

Morte de Luiza Trajano Donato repercute nacionalmente: ‘inspirou gerações’, diz Alckmin

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Reprodução
À esquerda, Luiza Trajano Donato, e à direita sua sobrinha Luiza Helena Trajano, atual presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza
À esquerda, Luiza Trajano Donato, e à direita sua sobrinha Luiza Helena Trajano, atual presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza

A morte aos 97 anos de Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, estampou os principais veículos jornalísticos do país, com manifestações de figuras políticas e sociais. O óbito por causas naturais ocorreu na última segunda-feira, 12, em sua casa no Centro de Franca, ao lado da loja 1 da megavarejista.

Nacionalmente, a personalidade política de maior expressão que se despediu da empresária foi o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Em texto publicado na rede X, antigo Twitter, disse que Luiza foi mais do que uma vendedora. “Com seu jeito simples, inspirou gerações de empresários brasileiros, cultivando o respeito ao consumidor como marca registrada de seu trabalho”.

A ex-senadora e ministra da Cultura e Turismo, cotada para disputar as eleições para vice-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT) também usou as redes sociais para prestar homenagem. “Nossos sentimentos à família e amigos de Luiza Trajano Donato, fundadora do grupo Magazine Luiza”.

A atriz Beth Goulart disse que a “tão querida tia Luiza” partiu e deixou um legado. “Sua história de vida, sua visão empreendedora, sua dedicação ao trabalho e sua atitude de atenção e cuidado com todas as pessoas, muitas que ela também ajudou em vida, suas palavras permanecem ecoando seus ensinamentos e sua discípula mais dedicada Luiza Trajano é exemplo disso”.

No mundo dos negócios, veículos de comunicação especializados em economia, como a Forbes Brasil, InfoMoney e Valor Econômico, publicaram sobre a morte da fundadora do Magazine Luiza. Até os concorrentes do grupo se manifestaram. As Casas Bahia e a Ponto, antigo Ponto Frio, ambas pertencentes ao grupo Casas Bahia, não passaram em branco. “Nossas mais sinceras condolências à família, amigos e todos aqueles tocados por sua extraordinária vida”, escreveu o CEO do grupo, Renato Franklin.

Os portais Band, Carta Capital, CNN Brasil, Correio Braziliense, Cultura, Estadão, Exame, Folha de S. Paulo, G1, Isto É, Jovem Pan, Metrópoles, Poder 360, Terra, Uol e outros também destacaram a morte de Luiza Trajano Donato em suas capas e homes.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários