Líderes do meio político, social e comercial de Franca se despediram da fundadora do Magazine Luiza, a empresária Luiza Trajano Donato, que morreu nesta segunda-feira, 12, aos 97 anos. O óbito ocorreu por causas naturais, em sua casa, aos fundos da loja 1 da rede varejista, no Centro da cidade.
Luiza nasceu em 1927 em Cristais Paulista. A relação com o mundo dos negócios começou quando se mudou para Franca para trabalhar e proporcionar uma melhor qualidade de vida para sua família. Como vendedora, conheceu o caixeiro-viajante Pelegrino José Donato, com quem se casou em 1956.
O casal juntou as economias e comprou uma loja de presentes no Centro da cidade. Inicialmente chamada de A Cristaleira, o empreendimento foi renomeado a partir de um concurso popular feito pela rádio. Com Luiza trabalhando na expedição e fazendo pesquisas de mercado, assim nascia o Magazine Luiza.
Sem filhos, o legado foi herdado pela sobrinha e atual presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano. Mãos femininas que colocaram Franca, antes conhecida exclusivamente pela fabricação de calçados masculinos, no mapa do varejo brasileiro. Em 2024, o Magazine Luiza atingiu 1.303 lojas físicas, distribuídas em 20 estados do país, empregando mais de 39 mil pessoas.
Números que não fizeram a empresa perder suas raízes. Como diz em seu próprio site: “gente que gosta de gente”.
Luiza Trajano Donato está sendo velado no São Vicente de Paulo, e o sepultamento está previsto para as 16 horas no Cemitério da Saudade, em Franca.
Lideranças da cidade se manifestaram sobre o falecimento de Luiza Trajano. Confira:
Prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB)
Hoje nos despedimos de uma grande mulher que contribuiu para colocar o nome de Franca em destaque nacional. Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, nos deixou.
Luiza, ao lado do marido Pelegrino, montou a loja de presentes A Cristaleira que se tornou a gigante Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do país e que temos orgulho de ser de nossa cidade.
Luiza Trajano foi uma mulher visionária e que muito fez por Franca, não apenas no desenvolvimento, como também em causas sociais. Deixo aqui meu profundo pesar a todos os familiares.
Presidente da Câmara de Vereadores de Franca, o vereador Della Motta (Podemos)
O Poder Legislativo Municipal reconhece o exemplo de dedicação ao empreendedorismo de fundadora do Magazine Luiza e agradece os relevantes serviços prestados à comunidade francana.
Aos familiares e amigos, nossos profundos sentimentos, rogando a Deus que conforte seus corações.
CEO do Portal GCN e Rede Sampi, jornalista Corrêa Neves Jr
A partida de uma pessoa querida é sempre um momento triste. Não há como ser diferente. Mas no caso de Luiza Trajano Donato, apesar da tristeza inevitável, sua trajetória é tão única, seu legado tão grande, seu exemplo tão forte que permitir que apenas a tristeza prevaleça seria um erro imperdoável. Aos 97 anos, ela protagonizou uma jornada única. Foi decente, trabalhadora, dedicada e corajosa como poucas. O fruto de sua história é um legado que vai se estender por gerações. Ela transformou não apenas uma cidade ou região, mas impactou um país inteiro e vai influenciar ainda muitas gerações. Muito obrigado, "tia Luiza". Entre os grandes, a senhora foi uma das maiores. Obrigado.
Ex-prefeito de Franca e deputado estadual, Gilson de Souza
É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento de Luiza Trajano Donato, fundadora do Grupo Magazine Luiza. Luiza foi uma das mais importantes empreendedoras do Brasil, tendo fundado a empresa em 1957 na cidade de Franca, interior de São Paulo. Sua trajetória de sucesso é um exemplo de dedicação, trabalho árduo e visão empreendedora.
Além de sua importância como empreendedora, Luiza também se destacou como um ser humano exemplar, sempre se envolvendo em iniciativas filantrópicas e de apoio à comunidade francana. Tive a oportunidade de conhecer Luiza pessoalmente e cultivar uma amizade com ela ao longo dos anos. Guardarei para sempre os bons conselhos e a sabedoria que ela compartilhou comigo, e serei eternamente grato pela amizade e consideração de Luiza e família.
Sua contribuição para a cidade de Franca foi imensurável, e seu legado será sempre lembrado por todos aqueles que admiravam sua dedicação e compromisso com o desenvolvimento do município. Luiza Trajano Donato deixa um legado de comprometimento com a cidade de Franca e com o país como um todo, inspirando gerações de empreendedores e líderes. Neste momento de dor, meus pensamentos e orações estão com sua família, amigos e todos aqueles que a admiravam e se inspiravam em sua trajetória. Ela será sempre lembrada como um ser humano exemplar, uma empreendedora visionária e uma grande benfeitora da cidade de Franca.
Gerente da loja 1 do Magazine Luiza, Luciano Marques
Deixará saudades a fundadora do Magazine Luiza: Luiza Trajano Donato.
Convivo com ela há quase 8 anos e posso garantir que aprendi tanto nesses anos que valerem pelos quase 22 anos que tenho de Magalu.
Dona Luiza ensinou apenas por um olhar ou um gesto indicando que o cliente era prioridade no atendimento.
Eu apreciava cada gesto dela, porque eu sabia que eu estava aprendendo naquele momento.
Foram vários momentos incríveis com ela e até alguns perrengues. Quando me chamava na sua casa para perguntar das vendas, no início ia bem apreensivo, mas depois fui me acostumando com seu jeito e olhar.
Posso falar com propriedade e a gente se conhecia no olhar, para mim essa era maior expressão da tia Luiza.
Um olhar dela ou me acalmava ou o coração disparava, porque não sabia qual seria a pergunta naquele momento.
Tenho tantas histórias dela e com ela que daria um livro ou um podcast.
Deixo aqui registrado o meu carinho enorme por essa mulher que conquistou Franca e o Brasil por sua competência e trabalho duro.
Sou fã e ela continuará me inspirando. Seu legado jamais será esquecido e se depender do meu desejo, será eternizado.
Te amo tia Luiza! Chegou a hora de descansar e encontrar com os seus do outro lado.
Gratidão por tudo que me ensinou, mesmo que tenha sido as vezes apenas com o seu olhar.
A raiz da cultura forte do Magalu se vai, mas deixa um legado de trabalho e prontidão para cumprirmos o nosso propósito realizando os nossos sonhos e os sonhos de tanta gente.
Meu mais sincero sentimento de gratidão. Viva pra sempre em nós a Tia Luiza.
Grupo Mulheres do Brasil
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de uma grande mulher cujo legado ecoará por gerações, Luiza Trajano Donato, aos 97 anos.
Conhecida na cidade de Franca como uma grande vendedora, em 1957, ela e o marido, fundaram a primeira unidade daquela que se tornaria uma das maiores redes varejistas do país, o Magazine Luiza. Presidido desde 1991, pela sua sobrinha, Luiza Helena Trajano, fundadora e presidente do Grupo Mulheres do Brasil.
Sua vida foi uma inspiração para muitos, seu trabalho incansável moldou o mundo ao seu redor e seu espírito deixou uma marca indelével em nossos corações. Seu compromisso com a excelência, sua compaixão pelos outros e sua dedicação incansável aos ideais em que acreditava foram exemplos brilhantes para todos nós seguir.
Neste momento de tristeza, nos unimos para honrar sua memória e celebrar o extraordinário legado que deixou para trás. Que sua luz continue a brilhar em nossos corações, guiando-nos e inspirando-nos a sermos melhores a cada dia.
Adeus, querida Tia Luiza. Seu espírito viverá eternamente em nossas lembranças e em nossas ações. Descanse em paz.
Professora, escritora e editora Sonia Machiavelli
Luiza Trajano fez parte de um grupo de mulheres valentes, que assumiram o comando de suas vidas com a consciência de que seu dom era ao mesmo tempo revelação de potencialidades e propósito de vida. Dessa maneira sua existência foi crescimento não apenas enquanto ser humano, mas também como expansão de suas atividades comerciais e cidadãs, beneficiando grandemente a comunidade francana que viu nela um ser humano de grande valor. Inscreveu seu nome na história da Franca com tintas fortes que jamais se apagarão porque fundadas na verdade, no trabalho, na disposição de ser cada vez melhor em tudo o que fazia. Tornou-se assim exemplo e inspiração para muitas e muitos, ao transpor a mera questão de gênero. É uma perda enorme a que sentimos.
Presidente da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Fernando Rached Jorge
Luiza Trajano Donato era um grande exemplo de empreendedora. Ela foi responsável, ao lado do marido, por fundar o Magazine Luiza e mudar o varejo, não apenas da nossa cidade, mas de todo o Brasil. Perdemos hoje uma mulher visionária e determinada. Ela é e sempre será uma inspiração para nós, empreendedores, que aprendemos muito com a sua trajetória, sua força e garra.
Colunista social Camila Pizzo
Um dia triste para todos nós francanos. Dia de nos despedirmos desta grande mulher. Uma mulher à frente do seu tempo, inovadora, ousada, que nasceu com o tino comercial aguçado e um dos grandes nomes do empreendedorismo no Brasil. Em uma época que a mulher não tinha voz, ela criou e mudou a história da família Trajano e a história da nossa Franca.
Tia Luiza deixa um legado de luta, inovação e protagonismo. Deixa sua essência eternizada junto à história do nosso Magazine Luiza.
Meus sentimentos e carinho a família Trajano.
Proprietária da Know How e membro do Grupo Mulheres do Brasil, Eliane Querino
Conheci a Tia Luiza, como a gente a chama, na minha infância. Era um sonho ver todas aquelas mercadorias sempre expostas com muito carinho e com muito zelo pela grande empresária. Minha mãe era quase contemporânea dela, e minha mãe sempre se sentava à sua mesa ou ela estava entre as araras, entre as prateleiras e vinha mostrar as coisas para nós com seu sorriso, com seu olhar vibrante e com seu entusiasmo. A gente sabe hoje que esse entusiasmo ela teve ao comprar a primeira loja, que foi A Cristaleira, e ela queria muito oferecer oportunidade de emprego para as crianças. Seus familiares. Ela juntou com as três irmãs e o irmão, e eles fundaram o Magazine, e essa história todo mundo que é de Franca conhece e tem o maior orgulho. Dona Luiza viajava para o mundo, era muito vaidosa, foi das primeiras pessoas que foi para o Japão, que eu conheço, e ela sempre trazia consigo as novidades. Quando a Luiza Helena me convidou para ser madrinha da Luciana, a Tia Luiza olhou para mim e falou assim: “Você vai ser madrinha da minha sobrinha-neta, mas então você vai ter que prometer que ela falará inglês”. Eu falei: “Pode ter certeza”. E a Tia Luiza sempre que olhava para mim, ela me via com o orgulho de uma pessoa que bate metas. E eu tenho essa história com ela. Ela tinha muito respeito por mim, muito apreço. E a recíproca, logicamente, era verdadeira. Luiza Helena cuidou da sua tia com todo amor, nunca a excluindo de todos os eventos, de todas as situações do Grupo Mulheres do Brasil e do Magalu. Tia Luiza estava sempre participando. Até da última, agora, Liquidação Fantástica. Ela foi lá, fez fotos com os funcionários, com as pessoas. E, mesmo num estado de demência, que trazia alguns lampeiros de lucidez, ela sempre foi maravilhosa. E o que ela fez por Franca, pelas famílias em sistemas de se falando de empregos, se falando de trabalho, se falando de oportunidades, se falando também da parte benemérito, com a doação para o Hospital do Câncer, o Hospital do Coração, coisas que os francanos nem sonham. Que a Tia Abriu caminho para todo mundo, para toda a família e para tanta gente de Franca, para tantas famílias francanas, que ela seja reconhecida por ter sido uma grande líder, uma grande visionária, numa época em que valia o machismo, o preconceito contra a mulher, ela foi à frente, foi pioneira, fez uma grande trajetória, um ser de luz, que agora tem o descanso merecido e o aplauso de quem sai de cena em grande estilo.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.