DESTAQUE

Programa 'Moradia Primeiro' de Franca atrai olhar do governo do Rio Grande do Sul

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Franca/divulgação
Equipe da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos em visita a Franca em 2023
Equipe da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos em visita a Franca em 2023

O programa da Prefeitura de Franca ‘Moradia Primeiro’, que atende pessoas em situação de rua e venerabilidade, virou “vitrine” nacional e despertou o olhar do Governo do Rio Grande do Sul.

Os trabalhos desenvolvidos em Franca foram apresentados em um seminário internacional realizado em Brasília, no ano passado. O evento possibilitou o destaque do projeto adotado na cidade.

Na última sexta-feira, 12, em uma chamada de videoconferência com técnicos e profissionais da Secretaria Estadual de Ação Social do Rio Grande do Sul, a secretária municipal Gislaine Liporoni Peres apresentou os resultados que têm sido alçados e também tirou dúvidas do programa.

Vale destacar que ainda no segundo semestre de 2023, a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos encaminhou uma equipe para o município para conhecer o trabalho realizado em Franca.

Na época, participaram dessas ações o prefeito Alexandre Ferreira, a Defensoria Pública, a Pastoral do Menor e Família da Diocese da cidade, organização que é responsável pelo Espaço Dignidade e pelo Serviço de Abordagem Social, além de pessoas assistidas pelo ‘Moradia Primeiro’.

A secretária Gislaine informou durante a videoconferência como são realizadas as ações e o projeto. O programa disponibiliza a locação de um imóvel ao morador de rua, com o pagamento subsidiado pela prefeitura para que a pessoa tenha condições de buscar melhor qualidade de vida e se restabelecer. A secretária conversou com Patrícia Mônaco, a representante da Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre (RS).

Segundo a prefeitura, atualmente 110 pessoas que estavam em situação de rua estão sendo beneficiadas com o programa, recebendo auxílio moradia e o acompanhamento socioassistencial. O objetivo é romper definitivamente a situação de rua e promover a reinserção social.

O governo do Rio Grande do Sul quer aplicar o modelo do programa 'Moradia Primeiro' de Franca no seu Estado. O projeto será apresentado à equipe do governador Eduardo Leite, que pretende implantar modelo semelhante em quatro municípios daquele Estado.

O 'Moradia Primeiro' de Franca é pioneiro no país com esse formato e chamou a atenção por mostrar uma nova forma de como a administração pública do município está cuidando dessa área social. “Essas ações feitas são muito importantes e se vê um empenho para cuidar dessas pessoas", afirmou Gislaine. "Estamos felizes de ver, como as coisas são executadas e nos colocamos à disposição”.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários