RELIGIÃO

Como chegar a Cristo

Por Monsenhor José Geraldo Segantin | Especial para o GCN/Sampi Franca
| Tempo de leitura: 3 min

Estamos iniciando nova semana. A Palavra de Deus nos ensina o caminho que nos leva a Jesus. Nesse caminho descobrimos nossa vocação. Vamos aprender?

Primeira Leitura: 1º Samuel 3.
Samuel é um dos principais personagens de todo o Antigo Testamento. Vive numa época de grandes transformações políticas e religiosas.

Nesse período difícil, de transição da vida tribal desorganizada para a monarquia, Samuel é escolhido para transmitir ao povo a vontade de Deus.

E conhecido e estimado por todos, porque ele passa de cidade em cidade para exercer a justiça, emite julgamentos imparciais, orienta os governantes com sabedoria e, sobretudo, fala em nome de Deus.

Ninguém toma decisões sem antes consultá-lo e quando se trata de escolher o primeiro rei, é ele que o consagra. Depois de ter comunicado a força de Deus a Saul, Samuel também fará a mesma coisa a Davi, ungindo-o com óleo.

A primeira leitura nos apresenta Samuel ainda menino, vivendo tranquilamente no templo do Senhor em Silo, a serviço do sacerdote Eli. Certa noite ouve alguém chamando-o: não sabe, porém, de onde provém a voz e, então, se dirige a Eli.

Esse percebe que se trata de uma mensagem do céu e orienta o jovem sobre a disposição espiritual que deve assumir.

Quando Deus chama não há outra resposta senão esta: “Falai, Senhor, porque o vosso servo vos escuta”.

Após ter recebido a mensagem de Deus, “Samuel foi investido de autoridade, porque o Senhor estava com ele” e tudo o que ele falava era seguido à risca.

Segunda Leitura: 1º Coríntios 6.
Tudo é permitido! Por que privar-me daquilo que dá prazer? O instinto sexual é como o desejo do alimento: deve ser satisfeito: não importa de que maneira.

Paulo afirma o corpo do cristão é templo do Espírito Santo.

O que isso quer dizer? Não se deve interpretar esta afirmação no sentido material, como se o Espírito entrasse no homem e viesse morar como se fosse numa casa. “Habitar” indica a sua ação permanente na vida do cristão. É ele que toma posse da pessoa do batizado, desperta nele novos pensamentos, guia seus sentimentos e produz obras de amor.

Evangelho: João 1.
Narra-se trecho o chamado dos primeiros três apóstolos: André, um discípulo sem nome e Simão Pedro. Nos versículos seguintes a narrativa continua com a vocação de outros dois: Filipe e Natanael.

Os fatos se desenrolaram da seguinte maneira: João estava batizando além do rio Jordão e com ele estava um grupo de discípulos.  Um dia vendo Jesus que chegava, disse-lhe “Eis o Cordeiro de Deus”.

No dia seguinte, e é aqui que começa a passagem de hoje, João estava com dois de seus discípulos, viu Jesus que passava, olhou para ele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. Ao ouvir essas palavras, os dois discípulos imediatamente o deixaram e seguiram o novo Mestre.

As nossas comunidades devem comportar-se como o Batista: não podem procurar discípulos para si mesmas, a sua missão é indicar a todos os homens a pessoa de Jesus, o Cordeiro de Deus.

Os homens sentem necessidades de Jesus quando sentem no coração uma profunda insatisfação pela própria vida passada e buscam uma outra resposta aos próprios problemas e ao próprio desejo de felicidade. Sentem a necessidade de Jesus quando os ídolos do dinheiro, do sexo e do poder os deixam desenganados.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários