
O governo federal lançou no último dia 19 de dezembro o app Celular Seguro, que bloqueia o conteúdo de aparelhos roubados. Em menos de 24 horas, o número de cadastros chegou a 155 mil. Mas vale a pena instalar o aplicativo? A resposta do advogado José Milagre, especialista em fraudes online e crimes cibernéticos é: “com certeza!”.
Milagre, que também é colunista da Sampi, explica que o governo firmou acordo com bancos e operadoras para conseguir bloquear o conteúdo de celulares roubados assim que receber o alerta. "Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, bancos, operadoras de telefonia e aplicativos", diz especialista. “Assim, o dono do celular ganha tempo, que é fundamental após o roubo ou furto”, emenda.
O app, diz Milagre, agiliza muito o processo porque, até aqui, os usuários que tinham celulares roubados, furtados ou perdidos precisavm seguir uma sequência lógica com bloqueio de IP do aparelho, “correr atrás” de operadoras, bancos, aplicativos... O sistema Celular Seguro simplifica o longo processo de cancelar todas as contas vinculadas ao smartphone.
Milagre alerta, porém, que o Celular Seguro ainda não bloqueia Google, redes sociais e outros apps. O assunto ainda segue em discussão com o governo federal.
E mais: cadastrar-se ao Celular Seguro não tira a responsabilidade de o proprietário do aparelho fazer Boletim de Ocorrência em caso de roubo, furto ou perda. O boletim de ocorrência, além de iniciar uma investigação policial, garante às autoridades informações sobre o crime.
“Sob todas as óticas, o Celular Seguro é uma bola dentro do governo, mas ainda depende de adesões de outras instituições financeiras e aplicativos”, opina.
Participam os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Sicredi, Sicoob e Nubank, além do aplicativo de entregas iFood e o markeplace Mercado Livre.
Como usar o app
Você deve estar se perguntando: mas se eu tiver meu celular roubado, como faço para acionar o aplicativo? Basta acionar o sistema por um computador ou outro celular e informar o roubo através do aplicativo Celular Seguro.
O dono do celular poderá escolher, ao se cadastrar no aplicativo, pessoas de confiança para conceder acesso à função de bloqueio. Veja a seguir o passo a passo para a instalação e cadastro.
- Baixe o aplicativo Celular Seguro na Google Play (Android) ou na App Stores (Iphone)
- Clique no botão “entrar com gov.br” e você será redirecionado para a página inicial do gov.br, onde poderá fazer o login utilizando seu CPF e senha
- Na página seguinte, leia e aceite os termos de uso
- Após realizar o login, o usuário será apresentado a uma tela inicial com três opções de navegação: “pessoas de confiança”, “registrar telefone” e “registrar ocorrência”
- Ao clicar em “pessoas de confiança”, é possível cadastrar alguém que eventualmente pode registrar uma ocorrência de perda, roubo ou furto por você. Informe os dados da pessoa e prossiga
- Em seguida, clique na opção “registrar telefone”. Não existe limite de quantidade de dispositivos, mas a linha deve estar no CPF de quem cadastrou o aparelho. Preencha formulário com as informações do celular;
Fui roubado. E agora?
- Em caso de perda, roubo ou furto, você ou uma pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência. É possível fazer isso por meio do site (https://celularseguro.mj.gov.br/) ou do app
- Informe se a ocorrência ocorreu no seu telefone ou se é uma pessoa de confiança
- Descreva quando, onde e como ocorreu o problema
- Ao final da ocorrência, um número de protocolo será gerado. Guarde esse código para atendimento com parceiros.
Roubos e furtos em alta
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado em julho, o Brasil registrou um crescimento de 16,6% de furtos e roubos de telefones celulares no período de um ano, saindo de 853 mil casos em 2021 para 999,2 mil ocorrências no ano passado.
A média é de 114 celulares roubados por hora no país, cerca de dois a cada minuto. Os estados da Bahia e do Rio de Janeiro puxaram a alta nesse tipo de crime.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
3 Comentários
-
LILS 03/01/2024Outro dia recebi um video bolsonarista, dizendo que esse app era espião do governo comunista, como esse povo é patético né kkkkkk
-
Sandro 03/01/2024Mais um golpe do governo federal para se apropiar dos dados do cidadão,uma tremenda armação contra o contribuinte, isto sim não caiam nesta,o bandido toma uma cervejinha e você tem seus dados na mão do governo.
-
Tiago 02/01/2024Em vez de punir de forma adequada para manter a segurança de uma forma geral e consistente, ficam inventando formas mirabolantes para resolver o problema, e pior: jogam a solução nas mãos das vítimas. Essa é o forma de governar desse povo aí.