URGENTE

Ferracini fecha as portas em Franca; fábrica manterá apenas amostragem

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Fábrica Ferracini foi fundada em 1984, com sede em Franca
Fábrica Ferracini foi fundada em 1984, com sede em Franca

O recesso de fim de ano para os funcionários da fábrica Ferracini veio com uma notícia amarga na manhã desta sexta-feira, 15, com o anúncio de fechamento da fábrica em Franca.

A empresa que já produziu mais de 5 mil pares por dia em Franca, vinha aos poucos diminuindo a produção na cidade e também o quadro de funcionários.

Nesta manhã, após o café da manhã, veio a notícia da demissão em massa para os colaboradores. O gerente afirmou aos funcionários que não queria essa situação, mas que a produção da fábrica Ferracini vai ser concentrada no Nordeste, onde a empresa tem outra unidade. Naquela região, a fábrica tem mão de obra mais barata e menos impostos.

Segundo as informações, já foram demitidos o pessoal do pré-fresado, na sequência serão os funcionários do pranchamento, do corte, revisão de pesponto, preparação e montagem. Mais de 150 funcionários foram demitidos na manhã desta sexta, segundo o sindicato.

A empresa manterá em Franca apenas a montagem de cerca de 90 pares de amostras e o desenvolvimento - atividade esta que 20 funcionários conseguem fazer.

Alguns funcionários não contiveram o choro e saíram abalados com o aviso-prévio indenizado em mãos.

Em dezembro do ano passado, a empresa já havia mandando mais de 100 funcionários embora, inclusive funcionários que tinham mais de 20 anos de casa e dera mais um sinal que deixaria o município. A confirmação veio agora, um ano depois.

A empresa está intensificando os investimentos e produção na fábrica do Grupo Ferracini na cidade de Armargosa (BA), onde o prefeito da cidade estaria priorizado a redução de impostos e aumentando incentivos para atrair indústrias, além de a mão-de-obra ser mais barata.

Em 2016, foi anunciado um investimento pela Ferracini no município de cerca de R$ 12 milhões, com geração de 300 vagas diretas.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

59 Comentários

  • Hugo Cesar Junqueira 20/12/2023
    Só não entendendo como que a mão de obra no Nordeste é mais barata se sapateiro ganha salário mínimo. Será que na Bahia pagam menos de um salário mínimo para o sapateiro?
  • SINVAL FIGUEIREDO JUNIOR 20/12/2023
    O salário na Bahia é menor e a produção será que será a mesma de Franca.
  • Jé Badura 19/12/2023
    Culpa da Janja que fica comprando lençol, por isso os empregos dos francanos estão sumindo. Eu fiz o L e quero salário mínimo de 5 mil reais. Quero botijão de gás de graça e minha picanha que ele prometeu. #amorvenceu #salárimínimocincomilreais #JOIASDASARABIASnossodefensor #Nine #dinheiroparatodos
  • Eu mesmo 18/12/2023
    E já que o povo que vive de benefício do governo vai querer trabalhar kkkk
  • Osmar Motta 18/12/2023
    Àqueles que vociferam aqui para a população fazer o L, saibam que foi exatamente isso que a população da Bahia fez!! Primeiramente, elegendo governador Rui Costa e, desde 2023, Jerônimo Rodrigues. Por isso, lá o estado tem política industrial e em São Paulo só existe política de privatização. Agora perguntem: privatização gera emprego? Nem precisa responder, né? Aos bolsominions burros ou desonestos que querem colocar a culpa no governo Lula, resta a constatação de que seus escolhidos são burros ou incompetentes (ou as duas coisas). Aos iludidos que fizeram o T e colocaram um carioca no governo de SP, não adianta chorar o leite derramado, pois o Tarcisião nem sabe onde fica Franca.
  • Maria de Lourdes Lima Silva 17/12/2023
    É a guerra fiscal, que diz respeito à disputa entre diferentes lugares para atrair empresas, indústrias e investimentos. O prefeito Alexandre e o governador Tarcísio não incentivaram e não o fazem, no intuito de manter as empresas aqui. Lembremo-nos de que as eleições municipais estão aí. Lamentável.
  • JOIAS DAS ARABIAS 17/12/2023
    O NORDESTINO FEZ O ELE E, GANHOU OS EMPREGOS DOS FRANCANOS QUE, INSISTIRAM EM FAZER ARMINHA.
  • Alyerton Montenegro 17/12/2023
    Faz o L o amor venceu
  • Guilherme Santos 17/12/2023
    É muito triste ver o prefeito da cidade não fazer nada. Agora os Zé Ruelas Bolsonarista, ficam culpando o presidente Lula, sabendo que a culpa disso tudo é do prefeito e governador do estado de São Paulo.
  • Alexandre 17/12/2023
    É só não consumir mais os produtos dessa empresa, vão como abutres atrás de mão de obra barata e largam os trabalhadores na mão. A politicagem nojenta concede benefícios anticompetitivos para algumas regiões do país e esses empresários gananciosos vão atrás e largam inclusive a história sem olhar pra trás. Eu não consumirei mais produtos dessa empresa!!!
  • G Dias 17/12/2023
    O próprio Governo Federal tem parcela de culpa com o encerramento das atividades da Ferracine em Franca. A carga tributária no Brasil é enorme. Afinal, as mordomias dos três poderes não podem parar.
  • Tati 16/12/2023
    Quem ficou desempregado pode se juntar e montar uma cooperativa! Só agregar um bom administrador pra orienta-los! Não percam tempo!
  • Anônimo 16/12/2023
    É pq os empregados daquela região ainda não aprenderam o quanto valem! Quem tem que determinar o qto um funcionário vale, é ele mesmo e não, o empresário! Existe uma visão muito escravagista no interior de SP q depois de ter ficados mais de 20 anos longe, hj eu enxergo este cenário perfeitamente!
  • DELCI LIBERTI 16/12/2023
    Bom ja foram várias fabricas que se foram, e outras virão, mas cadê os politicos, o sindicato, isso não adiantaria pois o povo paulista colocou um carioca no governo\" e dugo, não será só isso prepara que vem mais voce que eea funcionário e vorou lembra do seu voto e vai atrás de quem vc votou.
  • PAULO F SILVA 16/12/2023
    Faz o L
  • Robinson 15/12/2023
    Lamentável o agradecimento desses empresários pela cidade e população que ajudou a concluir o ciclo que estão hoje, covardes procuram facilidade e guerreiros enfrentam situações difíceis normalmente vem,se juntarem vários empresários e forem falar diretamente com o comando do estado juntamente com os deputados e senadores, certamente haverá redução de impostos e alguma regalias a mais, então guerreiros façam isso e deixem os covardes irem, talvez seja melhor assim , fecha uma e abrem dez.
  • Fiel 15/12/2023
    Situação lamentável. Pior é a classe política não fazer nada pra tentar evitar essa debandada industrial da cidade. Felizmente nunca dependi de fábrica alguma pra me sustentar, mas grande parte da população não tem a mesma sorte. Uma pena mesmo tudo isso.
  • Anonimo 15/12/2023
    Essas empresas sempre foram assim nada mudou, só a ganância prevalecendo, desde Samello. Sandalo e aí vai...o pessoal que tem que buscar outra profissão e quando alguém precisar de mão de obra em Franca no setor de calçado que busque na China, ou em qualquer outra parte do mundo que esteja disposto.
  • ARNO JOSÉ LOPES 15/12/2023
    Sinto pelos 300 demitidos, porém como aqui em Franca e na maioria do Estado de São Paulo nãosomos governados pela esquerda, facilmente se recolocação ou se tornarão empreendedores. A Bahia precisa de empregos realmente, pois depois de várias administrações petistas, é a MAIOR TAXA DE DESEMPREGO do País, e aí me pergunto, os Baianas votam no pt porque são pobres ou são pobres porque votam no pt???
  • Ryon 15/12/2023
    Enquanto isso Haddad poste fala m. E Tarcísio privatiza, e o pré histórico Lule comemora o Dino no $tf
  • JOIAS DAS ARÁBIAS 15/12/2023
    `Verdade Thiago. O francano fez arminha e está perdendo suas fábricas e empregos para quem? Para os nordestinos, que fizeram o ele.
  • FABRICIO MARTINS 15/12/2023
    Coitado do Cunha (Proprietário), sendo milionário não estava satisfatório. Vai pro Nordeste atras de mão de obra mais barata pra se tornar bilionário. Pro labore de 200 mil tava pouco pra ele.
  • Kleber Zanqueta 15/12/2023
    Carissimos, a busca pela competitividade é essa. Não é a ideal, mas a reforma tributária é para isso. As cidades do nordeste em questão para gerarem algum tipo de renda conseguem do governo federal isenções de impostos. É a mesma situação de oferecer para você um salário maior, você pode ficar e ruir ou ter um ganho a mais.
  • José 15/12/2023
    Porque não exigiram redução de imposto para o governo municipal e estadual? Cadê esses vereadores que não trabalham? Há anos estamos vendo as fábricas daqui indo para o nordeste e ninguém faz nada, só assiste e coloca a culpa no outro.
  • Agora pode fazer o L, fez o B e o D tomou no C# 15/12/2023
    Maioria dessa leva é bolsonarista bajulador de genocida, acho é pouco, e agora se so sabe passar cola? Ex dono de fábrica deve ter tio uma banquinha com um monte de máquina velha e se achou empresário no passado não tem idéia de como é ter uma empresa grande por isso que faliu.
  • Jorge Luis Martins 15/12/2023
    Balela. Capitalismo puro só pensa no lucro o Icms foi unificado o que na realidade estão procurando é trabalho escravo.
  • Mauro Filho 15/12/2023
    Franca é uma cidade excelente, mas devido aos baixos salários pagos que é tradição na indústria de calçados a renda dos trabalhadores é uma das menores do estado de São Paulo. Tomará que tenhamos capacidade para reinventarmos e que possamos desenvolver outras atividades econômicas que distribuam mais riquezas com melhores salários.
  • LILS 15/12/2023
    José Roberto vc está certissimo! A reforma tributaria amplamente criticada pelos bolsonaristas, pode corrigir esse tipo de coisa. ICMS na Bahia 7%, ICMS em SP 18%. Parabéns HADAD! REFORMA JÁ!!
  • Maria 15/12/2023
    Isso são os nossos políticos que colocamos no poder. Só querem saber de reeleição e não estão nem aí com os problemas do nosso município. Agora vao privatizar a água, e aumentar as tarifas para justificar o lucro.
  • Marcelo 15/12/2023
    Francano ? bolsonarosta sim , concordo . Mas empresários do ramo calçadista fizeram o L , se reuniram até com o Haddad em franca pra descutir o futuro do calçado .
  • Zezim 15/12/2023
    Não é o nordeste.Tem grandes empresas de franca que estão investindo pesado em Brodowski e até fecharam aqui.
  • José de Carvalho Neto 15/12/2023
    Trabalhei em uma grande empresa que foi pro nordeste.fico triste em saber que a capital do calçado acabou.e os empresários podres de ricos
  • MOACIR SOARES DOS SANTOS 15/12/2023
    Tem gente que só fala merda . Pelo visto já era plano da empresa ir embora ja ha alguns anos 2 pela reportagem o prefeito que esta dando insensao fiscal e facilitando para que empresas vão pra lã . 3 voce ai trabalharia por um salario minimo la sim vale para todos . A empresa J Arantes que tem a Choc Distribuidora ea Distribuição Nestle saiu de Franca porque não obteve nenhum auxilio da prefeitura veio dar empregos para moradores de Brodowski, Batatais jardinopolis Serrana cravinhos etc
  • Arcenio 15/12/2023
    E só fazer o L que dá certo, falta de alerta não foi, mas paciência, já vieste fome antes, fábrica vão para o nordeste , e não conseguem qualidade nos produtos, quando não conseguem voltar quebram, ex: Paragon, alpargatas, darma Yara, etc.
  • Barros Filho 15/12/2023
    O que estamos vivenciando é uma Guerra Fiscal. O conceito de Guerra Fiscal – também chamada de Guerra dos Lugares – refere-se à disputa entre os territórios de diferentes países ou entre unidades federativas e municipais pela atração de investimentos e empresas. Em termos práticos, a Guerra Fiscal ocorre a partir dos chamados incentivos fiscais. Aquele município, estado ou país que oferecer as melhores condições, possuirá uma maior capacidade de atrair empresas, gerando, assim, empregos. Esses incentivos fiscais, por sua vez, são materializados pela oferta de isenções de impostos ou uma diminuição significativa da carga tributária. A grande crítica existente é que há uma grande perda de arrecadação fiscal, o que desencadeia um maior peso da carga tributária para a população. A própria existência dessa Guerra Fiscal demonstra, de certa forma, uma contradição, pois no sistema republicano vivenciado no Brasil, as unidades federativas não deveriam demonstrar competição, mas complementariedade. Para solucionar o problema, é necessário que o Governo Federal, em parceria com municípios e estados, esforce-se para ampliar a rede estrutural do país e democratizar os investimentos sem prejudicar as regiões já industrializadas e sem diminuir excessivamente a arrecadação fiscal do país.
  • Fernanda 15/12/2023
    Que não venham querer culpar o Governo Federal, como sempre tentam fazer quando o PT assume! Interessante que Armargoza, onde irão concentrar a produção, fica na Bahia, estado governado pelo PT há mais de 20 anos. A desoneração fiscal foi mantida, beneficiando a indústria de calçados, o que os donos têm a dizer sobre isso? Pra mim isso é crime contra a organização do trabalho. O trabalhador fica à mercê dos interesses dos donos e investidores, que sabem que inúmeras famílias precisam desses salários para subsistirem e mesmo assim não possuem nenhuma responsabilidade social.
  • liza 15/12/2023
    Já foram várias fábricas de Franca para o Nordeste,o Ferracini já estava se mudando aos poucos desde pelo menos uns 5 anos atrás
  • Patriota 15/12/2023
    Os donos do Ferracini são \"Deus, pátria e família\"... O Deus deles é o dinheiro, a pátria e o que lhes convém ( independentemente de prejudicar à outros) e a família é a deles, as outras que se ferrem.... A mão de obra Francana é especialista e todo mundo sabe que o barato saí caro... Se acham que vão lucrar com isso... É só esperar pra ver...
  • Augusto 15/12/2023
    Cadê o Governo municipal e estadual Paulista para ajudar o Nosso Calçados !!
  • FAFA 15/12/2023
    Obrigado Paulo Guedes . Vc e sua turma de milicianos são uns genios !!!! OBRIGADOOOOOOOOOOOOOO ....
  • Mag 15/12/2023
    Segurou firme nos 4 anos da tragedia Bolsonarista e agora a culpa é do Lula ? kkkkkkkkkkkkkk passa amanhã bando de fãs do miliciano honestão .
  • Antônio 15/12/2023
    O Sr. Prefeito de Franca tá preocupado só em encher de lombadas a cidade, acabando com o fluxo nas ruas e avenidas!
  • jose silva 15/12/2023
    isso e falta de um prefeito que se importa com o povo , e vergonhoso deixar uma empresa dessas ir embora dessa maneira e deixar varios desempregados,onde esta a prefeitura para tentar manter a empresa na cidade,baixar impostos se for necessario.
  • JEFFERSON 15/12/2023
    faz o L
  • JOIAS DAS ARABIAS 15/12/2023
    Então Thiago. O Nordeste fezoeli e, agora tem as indústrias e os empregos que, até ontem eram dos francanos que fizeram arminha. Faz arminha, sujeito!!!
  • THIAGO MULE BIANCHI 15/12/2023
    FAZUELI AGORA BANDO DE DESEMPREGADOS
  • LILS 15/12/2023
    Francano é bolsonarista, tem mais é que se ferrar mesmo. Melhor dar emprego para os baianos que votaram em massa no Lula! Parabéns Ferracini! CHORA GADOOOO!!!
  • Francisco Matos 15/12/2023
    O próprio francano, trabalhador da própria industria , tem culpa nessa grande perda. Como Dória no passado, o francano abraçou Tarcísio fazendo o carioca da gema ser nosso (des) governador. Ambos políticos, quando dos debates televisivos , foram , inúmeras vezes, questionados sobre o que fazer sobre a politica fiscal que faz migrar para outros estados, nossa industria calçadista. Ambos, em todas ocasiões , ignoraram os fatos. Tem um, este que esta no poder, negou ate\' a necessidade da construção do hospital estadual. Inexplicavelmente o francano entupiu as urnas com votos para quem não gosta da cidade. São, ha trinta anos, um tipo de Oscar, não o da estatueta e sim o ex jogador basquete.
  • ex dono de fábrica 15/12/2023
    Vale lembrar que lá provavelmente não tem um sindicato parasita que atormenta os empresários. Todas essas fábricas que deixam Franca é mérito total desse sindicado que é um tormento só quem já viveu a experiência de lidar com esse grupo sabe o que é....
  • Ninguém Comunista 15/12/2023
    \"O golpe está aí cai quem é pobre.\" Essas empresas metem o louco, falam que estão falindo, demitem os trabalhadores e não pagam direitos trabalhistas. Vem com esse papo de que em outra região é mais barato produzir, mas tudo isso é mentira. Os donos continuam bilionários, os ativos e propriedades ficam intocáveis, registram outra razão social e continuam produzindo. Quantas vezes a Carmem Steffens já faliu? Todo ano eles falam que vão fechar. Enquanto os meios de produção não forem sociabilizados não haverá esperança para os trabalhadores.
  • Roberto 15/12/2023
    Pergunta: Cade o prefeito? Onde esta a camara de vereadores? O sindicato dos trabalhadores? Sério que viram a situação toda ocorrer e não fizeram nada? E não venham me dizer que não teriam nada a fazer que é balela, como que o prefeito da cidade de Armargosa (BA) conseguiu atrair o Ferracini? A lei não é igual? Os entraves não são os mesmos? Acho que vcs devem uma explicação, afinal são 300 empregos diretos e cerca de 3x mais indiretos que estão se fechando. Fico revoltado com isso, a classe politica de Franca fez uma força enorme para matar o calçado, e infelizmente estão conseguindo. Gozado que ninguém fala nada, parece que é algo desejado por quem dá as cartas aqui na cidade. Lembrem-se, o calçado criou boa parte dos negócios aqui, seja diretamente ou indiretamente, agora ele precisa ser salvo. Sugestão ao GCN: Façam um levantamento sobre o numero de industrias de calçado e de trabalhadores deste segmento , seria bacana mostrar a derrocada dos ultimos 20 anos e como a total INERCIA da classe politica esta matando o calçado.
  • Perempto Rosa 15/12/2023
    Franca ta virando a capital nacional dos andarilhos e pedintes. Do calçado deixou de ser faz tempo.
  • Sapateiro 15/12/2023
    Essa é a gratidão desses empresários gananciosos para com a cidade que deu fama as suas empresas, Ferracini democrata e outras vai embora sem olhar pra trás deixando pai de família que ajudou eles a crescerem todos sem emprego tudo em nome da ganância, e na covardia usando o nome da capital do calçado lamentável.
  • W 15/12/2023
    Faz o L , infelizmente governo do amor entrando em ação
  • Vinicius 15/12/2023
    Parabéns ao prefeito de franca em não cuidar da cidade. Até o prefeito da Bahia está melhor que ele.
  • JOIAS DAS ARABIAS 15/12/2023
    E, depois vem o Brigagão com o discurso de que o empresariado está preocupado com os trabalhadores. A única e verdadeira religião do capital se chama lucro, pois o resto é supérfluo. Objetivar o lucro não é crime e nem imoral, mas sangrar os cofres públicos para o único favorecimento dos empresários chega a ser um absurdo, pois no fim quem paga a conta é o povo. E, não deixa de ser absurdo o mesmo capital remunerar os trabalhadores com salários miseráveis e, depois na maior cara de pau ainda exigir que os mesmos se façam consumidores.
  • Juarez 15/12/2023
    Empresários querem a volta da escravidão, onde a pessoa só tinha o angu para comer. A pobreza nunca gerou riqueza.
  • Sandro Melo 15/12/2023
    Com a palavra sr prefeito, vereadores os nobres deputados e o nosso governador, mais uma que vai embora e muitos funcionários desempregados, como uma cidade e um governo pode abaixar impostos e outra não gostaríamos de uma explicação?
  • José Roberto 15/12/2023
    Com a reforma tributária esperamos acabar essa guerra fiscal com redução do ICMS (estadual) e ISS (municipal), assim, os empregos voltarem para Franca. O Nordeste tem uma vantagem geográfica está mais perto da Europa então o frete fica mais barato para exportação. Franca tem mão de obra mais qualificada para a produção de sapato torcer para que no futuro isso faça diferença para a indústria voltar a ficar no estado de São Paulo e na cidade de Franca... Por enquanto o carioca não fez nada pela nossa indústria...