EXPERIÊNCIA

Jovens de Franca com deficiência participam de evento no Rio

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Hevertom Talles / GCN
Jovens francanos com terapeutas
Jovens francanos com terapeutas

O Instituto de Terapia Ocupacional Sensus Vitae, de Franca, que atua em um programa com jovens com deficiência, foi ao Rio de Janeiro participar do evento RIOinclui, que aconteceu no dia 3 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Participaram três jovens com idades entre 15 e 22 anos, além de suas famílias e as terapeutas ocupacionais responsáveis pelo projeto, totalizando dez pessoas. Em Franca, eles circulam com um carro itinerante vendendo produtos voltados para a área da alimentação.

No Rio, os jovens tiveram as vivências com a venda de produtos que eles próprios criaram. O valor arrecadado foi revertido para a continuidade do projeto. A ideia é desenvolver com o projeto o aprendizado de coisas básicas e corriqueiras do dia a dia, como compras, vendas e a parte financeira. Estas habilidades que estão sendo desenvolvidas têm como objetivo ajudá-los a serem independentes, terem mais autonomia e até mesmo a possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

A primeira-dama do Rio, Cristiane Paes, é a presidente de honra do RIOInclui, que é uma organização social e filantrópica que atende pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. Esta foi a 5ª Edição da RIOinclui Fashion, que bateu recorde de arrecadações e vendas.

“Foi uma grande oportunidade que o Empório Sensus Vitae ofereceu aos nossos jovens francanos, de fazerem um intercâmbio cultural com outros jovens com deficiência, na condição de protagonistas, em uma oportunidade única para vivenciarem tantas experiências maravilhosas na capacitação para a vida adulta, a inclusão no mercado de trabalho e a construção de um mundo para todos”, comentaram as terapeutas responsáveis pelo instituto, Mariana Granero, Marília Melo e Taísa Junqueira.

O Empório Sensus Vitae realiza um programa de intervenção estruturado pelo Laboratório de Habilidades do Instituto Sensus Vitae e idealizado para proporcionar a adolescentes e jovens com deficiência, vivências relacionadas a algumas áreas ocupacionais relevantes para a vida adulta.

“Atividades instrumentais de vida diária são nosso foco: gerenciamento financeiro, mobilidade na comunidade, preparar uma refeição, entre outras. Essas são habilidades funcionais fundamentais para uma vida com independência e autonomia e, com isso, a possibilidade de conquistar a inclusão em vários setores, inclusive no mercado de trabalho”, destacaram as profissionais.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários