POSIÇÃO

Delegada Graciela é único voto contra a privatização da Sabesp

A privatização da Sabesp foi aprovada na Alesp por 62 votos a um – o único voto contrário foi o da deputada francana Delegada Graciela (PL); Guilherme Cortez não votou.

06/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação/ Alesp

Deputada Graciela: 'Franca é referência mundial em saneamento básico'
Deputada Graciela: 'Franca é referência mundial em saneamento básico'

A deputada estadual Delegada Graciela (PL) foi a única a votar contra a privatização da Sabesp na Assembleia Legislativa de São Paulo. O projeto de lei foi aprovado na noite desta quarta-feira, 6, por 62 votos a um. O projeto precisava de 48 votos para passar. 31 deputados não votaram, entre eles o francano Guilherme Cortez (Psol).

Bolsonarista e membro da base governista de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa, a deputada francana foi coerente com a sua posição divulgada anteriormente e elogiou o serviço prestado pela estatal em Franca, sua base eleitoral. Ela confirmou com o seu voto a posição divulgada horas antes pelo portal GCN/Sampi.

"Franca é referência mundial em saneamento básico. Temos 100% de água e esgoto tratados. Estamos entre as melhores cidades do País nesse quesito. Sem contar a excelência do sistema, a Sabesp desenvolve projetos inovadores como o que, desde 2018, gera biogás a partir do tratamento do esgoto para movimentar a frota de veículos da empresa. A Sabesp tem muito pouco a avançar em Franca", afirmou a deputada.

Franca conta com dois deputados na Assembleia: Guilherme Cortez (Psol) e a Delegada Graciela (PL). Antes da votação, ambos se declararam contrários à privatização da Sabesp, mas apenas a Delegada Graciela formalizou a sua posição, sendo o único voto contrário entre os parlamentares.

Cortez
Guilherme Cortez não votou. A oposição não participou da votação porque deixou o plenário após uma confusão generalizada entre manifestantes contrários à proposta e a Polícia Militar. Os opositores alegaram falta de segurança para seguir com a votação.

Ao usar a Tribuna da Alesp nesta terça-feira, 5, Cortez disse se sentir orgulhoso por representar Franca no Legislativo do Estado. “Franca tem a nona melhor rede de saneamento básico do Brasil, graças ao serviço que é oferecido pela Sabesp. Na região de Franca, a Sabesp já universalizou o saneamento. Não foi hoje não, foi 20 anos atrás, graças ao investimento de uma empresa pública. Privatizar a Sabesp é um crime contra o Estado de São Paulo, é um crime contra nossa região que tem uma excelente rede de saneamento básico”.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

25 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Diogo ulisses
    12/12/2023
    Ah como a Graciela é engraçada, votou contra porque foi cobrada pelo Cortez e em nenhum momento desde o inicio do mandato ela realizou conversas com a população sobre isso, agora tentou capitalizar sobre este voto. O erro dela é fazer parte da base do carioca, uma pena! Cortez está de parabéns por se retirar e não votar nesta sessão absurda em respeito aos parlamentares que não puderam estar presentes no ambiente hostil por ser idosos ou gestantes.
  • José Roberto
    12/12/2023
    \"Tarcísio admite que conta de água vai subir mesmo com privatização da Sabesp\". O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) admitiu nesta segunda-feira (11), que a conta de água irá aumentar, mesmo com a privatização da Sabesp. https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/12/12/tarcisio-admite-que-conta-de-agua-vai-subir-mesmo-com-privatizacao-da-sabesp.ghtml
  • Fizo L
    11/12/2023
    Vai ser interessante, mais um problema para o futuro que os asnos bolsonarianos vão conseguir. Votem mesmo, votem com o rabo como fizeram com o genocida.
  • Fulano
    10/12/2023
    Essa deputado sempre vota contra o povo
  • Vlademir Cacciari
    08/12/2023
    Parabéns Dra. Graciela! Privatizar uma empresa patrimônio do Estado que atende muito bem a população, infelizmente o Governo Tarcísio está cometendo um grande erro. Devemos somente melhorar a gestão, principalmente extinguindo os cargos de confiança, e mudar o plano de carreira ultrapassado e tendencioso.
  • JOIAS DAS ARABIAS DO BOLSONARO
    08/12/2023
    Esse Oficina Turbos é muito ingênuo. Será que, ele poderia nos citar um caso no próprio país onde a energia e a água foram privatizados e, as cidades onde isso ocorreu, passaram a contar com mais de uma empresa que, competem entre elas e com isso as tarifas ficaram mais baratas? Aliás, em Franca temos alguma concorrente com a CPFL? Pagamos barato pela sua energia? Os serviços melhoraram a qualidade? Oras! esse sujeito é o mesmo ignorante que, num futuro próprio invadirá esse espaço para reclamar do aumento da água. Ou o cara é muito tosco ou provavelmente é o sujeito que comprará a Sabesp.
  • APARECIDO DONIZETE NUNES
    07/12/2023
    Ué o Cortez estava igual uma Gazela falando que era contra a Privatização e na hora H faltou.
  • Ronaldo André Chaves
    07/12/2023
    Meu voto ela não tem mais ,fez a escolha errada ,votou contra porque tem amigos na Sabesp.
  • Ester
    07/12/2023
    Parabéns, mais uma vez mostrou a que veio, mesmo sendo voto vencido não ficou em cima do muro,
  • Maria
    07/12/2023
    O prefeito que Bolsonaro está apoiando a privatização de uma coisa que está funcionando em Franca. Olha para o rio de janeiro terra desse governador, pergunte a população de lá sobre o que virou com a privatização. Essa será a derrocada do prefeito de Franca se ele estiver com ideia de reeleição.
  • carlos
    07/12/2023
    Passou vergonha.
  • Cidadão de Bem
    07/12/2023
    A Água e Esgoto de Orlândia foram objeto de concessão. Pergunte para qualquer munícipe o que acharam. Privatizar água é o cumulo da burrice. Enfim: quem não sabe administrar, só sabe vender.
  • Freitas
    07/12/2023
    Fico pensando se é ignorância ou falta de caráter... \"Todos estados ao nosso redor com água privatizada estão em situação pior.\" Amigo, já viu a situação do Rio de Janeiro? Água podre na torneira, vazamento de água de 25 anos. Em pouquíssimo tempo pós privatização melhoraram a qualidade das águas nas praias e lagoas. Que história é essa que empresa pública não tem obrigação de dar lucro?! Tem que no mínimo se pagar! Empresa que não dá lucro quebra e alguém tem que pagar, no caso, nós \"contribuintes\" trouxas.
  • Márcio
    07/12/2023
    Esse Cortez a gente até entende o fato de ser do contra. Agora a Graciela não vai mais poder indiciar seus \"peixes\" na Sabesp, é isso?
  • Oficina Simas Turbo
    07/12/2023
    É ridículo a permanência desta empresa nas mãos do estado, temos que abrir concorrência para demais empresas prestarem seus serviços e aí sim, seremos beneficiados com um serviço prestado mais barato. Apenas o livre mercado consegue exercer o desenvolvimento municipal com qualidade. Essas empresas são uma chacota a nível mundial.
  • José Roberto
    07/12/2023
    Obrigado, Delegada Graciela!!! Você cumpriu o seu papel mais de 90% das empresas públicas de saneamento básico (água e esgoto)são empresas públicas! E quem privatizou se arrependeu e voltou atrás e as empresas voltaram a ser do Estado. A Europa voltou atrás e as empresas de água (que é um bem universal e necessário para sobrevivência) são públicas!
  • José
    07/12/2023
    Boa Graciela, mesmo com voto vencido foi lá e fez sua parte. Quanto à privatização, que retrocesso. Os pobres francanos que votaram no carioca vão se arrepender amargamente quando a conta vier alta e a qualidade da água cair.
  • Márcio
    07/12/2023
    Votou contra e explicou os motivos. Foi coerente. Sou a favor da privatização, mas gostei muito da atitude da deputada. Tem meu respeito.
  • Francisco Matos
    07/12/2023
    Parabéns deputada. Desta feita mostrou muita dignidade contra um sistema nefasto que destrói o que e\' um bem comum.
  • Foratarcisio
    07/12/2023
    Você que por questão financeira as vezes atrasa as contas de água, se prepare!
  • Juliano
    07/12/2023
    Felizmente os deputados de Franca foram contra esse roubo. Todos estados ao nosso redor com água privatizada estão em situação pior. Pra completar a sabesp dava lucro, que voltava pro estado (algo que nem é obrigação de estatal). Todo politico de franca que apoiar essa privatização não pode receber votos na proxima eleição.
  • LILS
    07/12/2023
    Parabens a deputada! Teu erro foi filiar-se a esse partido e ser da base do governo.
  • aparecida donizete de freitas
    07/12/2023
    Quando votaram no Tarcisio, já estavam conscientes destas mudanças. Agora não adianta reclamar.
  • Fulano
    07/12/2023
    Vai ser divertido quando aumentar a taxa e o francano que votou nesse governo tomar no **.
  • Parabéns
    06/12/2023
    Parabéns delegada Graciela, pela sua coragem em expor a situação real e não a situação politica da situação, não se submete a caprichos de partidos ou do coronelismo carioca que não vê que no futuro teremos uma empresa privatizada que visa o lucro sem dar retorno real a população.