LITERATURA

'O grande objetivo da literatura é fazer sonhar', diz Sonia Machiavelli, em série

Por Melissa Toledo | Editora da Sampi Nacional
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/GCN
Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora e membro da Academia Francana de Letras
Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora e membro da Academia Francana de Letras

O projeto "Vanessa Maranha conversa com autores contemporâneos sobre criação literária" foi concluído com uma entrevista online com professora, jornalista, escritora e membro da Academia Francana de Letras Sonia Machiavelli. Contemplada pelo Bolsa Cultura da Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura), a iniciativa trouxe análises intensas sobre a criação literária, concluindo com maestria, no último dia 25 de novembro, uma série de conversas que prendeu a atenção de leitores e escritores ao longo de quatro meses.

Durante a última live, Vanessa Maranha e Sonia Machiavelli compartilharam suas percepções sobre o processo criativo, proporcionando uma imersão profunda no universo da literatura. A conversa, marcada pela espontaneidade e pela expertise literária de ambas, ofereceu aos espectadores uma compreensão clara do processo criativo de escritoras experientes.

Alguns momentos marcantes permearam a entrevista, como Sonia Machiavelli compartilhando sua visão sobre o objetivo da literatura. “O grande objetivo da literatura é fazer sonhar. Cada vez que lemos, nós nos modificamos como leitores. Os livros nos alimentam enquanto leitores, e enquanto escritores também”, disse.

O tema central da live, o processo criativo, foi explorado com sensibilidade. "A frase que me fecunda (como escritora) é ‘eu preciso escrever sobre isso’. Às vezes uma história que me contam é uma semente; às vezes uma paisagem, uma cor, uma palavra.”

Sonia compartilhou parte de seus conhecimentos adquiridos por meio da literatura. “A literatura me conferiu uma certa sabedoria para analisar as pessoas e para entender que eu tenho que respeitar outros jeitos de viver. Isso foi (conquistado) pela literatura”, disse.

A escritora também ofereceu dicas preciosas para quem deseja se aventurar no universo da escrita, enfatizando a importância de ler muito, buscar ajuda quando necessário e ter paciência no processo de criação. “Não fique afoito em publicar. Espere, leia outra vez, edite, tenha cuidado na organicidade. O livro, enquanto objeto físico, é importante de ser pensado. E não desanime. Quando se gosta de escrever, é preciso ir em frente.”

Com o encerramento dessa série de lives com a entrevista com Sonia Machiavelli, é oportuno relembrar dos encontros anteriores que compuseram esse projeto. Desde a estreia, em 29 de julho, com Menalton Braff, passando por diálogos com Maria Valéria Rezende, Micheliny Verunschk e Itamar Vieira Junior, cada encontro proporcionou uma abordagem singular sobre o mundo literário contemporâneo.

As lives, disponíveis para visualização no Instagram de Vanessa Maranha (@vanessa_maranha), agora se tornam um espaço de inspiração e conhecimento para todos os interessados em literatura. 

Para assistir a live com Sonia Machiavelli na íntegra, clique aqui ou veja abaixo:

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários