POLÊMICA

Após polêmica, Câmara de Franca aprova Moção de Aplausos para a cadela Ronda

Proposta gerou muita discussão entre os vereadores: homenagem foi aprovada por 9 a 5.

Por N. Fradique | 05/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

A cachorra Ronda, de 10 anos: homenageada pela Câmara de Franca
A cachorra Ronda, de 10 anos: homenageada pela Câmara de Franca

Em votação dividida, a Câmara Municipal de Franca aprovou Moção de Aplausos a uma cachorra durante a sessão desta terça-feira, 5. A proposta, inédita no Legislativo francano, foi apresentada pela vereadora Lindsay Cardoso (Cidadania) e gerou muita discussão. Ao final, a votação obteve 9 votos favoráveis e 5 contra.

A homenageada foi a cachorra Ronda, da raça pastor alemão, pelos sete anos de ‘cãoterapia’ prestados à comunidade francana, com visitas a lares de idosos, creches e escolas.

Em sua justificativa, Lindsay Cardoso disse: “A Ronda faz um trabalho que ninguém faz. Os donos são veículos, quem faz o trabalho é a Ronda”, argumentou a autora da Moção.

Alguns vereadores justificaram que a homenagem poderia abrir precedentes e que a honraria nesse caso deveria ser destinada ao grupo de pessoas que realiza o serviço juntamente com a cadela Ronda. O vereador Ilton Ferreira (PL) chegou a pedir alteração na proposta sugerindo que a homenagem fosse aos proprietários e estendida à cachorra. “Posso até um dia homenagear a calopsita de minha sogra. A entidades que fazem um trabalho com outros animais como na equoterapia merecem, mas a homenagem seria para quem realiza o trabalho com esses animais”, disse o vereador.

“Não é a primeira vez que isso está em discussão no parlamento municipal. Em Juiz de Fora, uma cachorra foi homenageada dessa forma. Não tô pagando mico nenhum aqui em fazer uma homenagem a um ser que faz bem às pessoas”, defendeu Gilson Pelizaro (PT).

“Com o sim ou não, a Ronda vai continuar fazendo a parte dela, mas o sim ou não vai atingir os adestradores, que são os verdadeiros responsáveis por esse trabalho”, disse o Pastor Palamoni (PSD).

Os vereadores que votaram contra a homenagem foram: Daniel Bassi (PSDB), Donizete da Farmácia (MDB), Lurdinha Granzotte (União), Kaká (PSDB) e Ilton Ferreira (PL).

Avenida
Os vereadores também aprovaram projeto de lei substitutivo nomeando um trecho da avenida Euclides Vieira Coelho, no Jardim Aeroporto, zona Sul da cidade. Com a mudança, a via, que começa na avenida Carlos Roberto Haddad até a rotatória da avenida César Martins Pirajá, passará a se chamar Durval da Rocha Cordeiro, que foi pai do vereador Claudinei da Rocha (MDB).

A mesma avenida, que começa no Jardim Primavera, compreendendo o Aeroporto I indo até o começo de seu o prolongamento, permanecerá com o nome inalterado.

A proposta foi de autoria coletiva. “As pessoas passaram a chamar esse prolongamento de Euclides Vieira Coelho, mas era clandestino, apenas regularizamos o nome da via”, explicou Claudinei da Rocha.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

15 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • ira
    07/12/2023
    parabens os ilustres parlamentares. Merecida hjomenagem a RONDA
  • Carlos
    06/12/2023
    Após ser aprovada pelas ilustres excelerncias do Legislativo, Ronda vai se filiar ao partido Cidadania e a próxima homenagem serra o título de cidadã francana, depois vai se candidatar para prefeita de Franca e a edil será a vice e oorta voz da cachorra já com apoio da maioria dos parlamentares, coisa que nem Alexandre Ferreira tem.
  • Luis
    06/12/2023
    A cadela faz mais bem para a população do que muito político na cidade!
  • Carlos
    06/12/2023
    Esta vereadora devia sofrer um processo de cassação por demência e idolatria de cães. Quem tiver um elefante pode levar lá na câmara para receber moções .
  • Olibeira
    06/12/2023
    Alguém esperava algo nessa casa? Tá sobrando tempo, vai virar noticia no Fantastico...vai vendo!
  • João de Deus
    06/12/2023
    Parabéns para a cachorra Ronda, merecido. Quanto aos vereadores e uma vergonha, cadê a homenagem aos profissionais da saúde que enfrentaram o covid enquanto vocês estavam em casa. Na época eram heróis hoje nem isso receberam!
  • José
    06/12/2023
    Resumindo, aqui é Franca - SP, cidade onde o pobre come porcaria e arrota caviar. Não dá pra esperar muita coisa mesmo.
  • Adilson
    06/12/2023
    Realmente morar em Franca, não é para amadores
  • Roberto
    06/12/2023
    Tanta coisa a ser feita na cidade ,e esse povo aplaudindo cachorro,não que eles não mereçam,merecem até mais que muitos políticos que só ficam mamando com dinheiro público sem fazer nada.!
  • JOIAS DAS ARÁBIAS DA MIJOIA
    06/12/2023
    A coisa tá ficando feia para os vereadores. A falta de ruas para a criação de valiosos projetos de nomeá-las, já está fazendo com que as já existentes sejam divididas em trechos para que assim possam abranger novos grandiosos projetos. Dependendo do tamanho da rua, muitos desses valiosos projetos poderão ser elaborados. Agora, se soma a outros projetos não menos renomados, como homenagem a animais. Nada contra os animais, mas fico a pensar até quando iremos tolerar uma casa legislativa tão fútil e que consome uma fortuna dos cofres públicos em elevados salários e privilégios.
  • francano
    06/12/2023
    tem muito trabalho em Franca, muito para fiscalizar e melhorar, principalmente a saúde. Essa homenagem e mudança de rua demonstram a preocupação do legislativo com o povo.
  • Jose Pereira
    05/12/2023
    A cidade tem uma infinidade de projetos importantes para tratar,são nossos impostos que pagam esta turma de desocupados.
  • Carlão
    05/12/2023
    Vereadores, o problema do lixo comum e coleta seletiva em nossa cidade é muito sério. Isso é só um exemplo. Não vamos esquecer da saúde e o cód de postura do município. Nada tem fiscalização da Câmara. O que vcs estão fazendo aí!!!!. Preocupados com homenagear cachorro ????
  • Aparecida
    05/12/2023
    Esses vereadores precisam é ir trabalhar de verdade para o bem comum da comunidade francana ao invés de ficar homenageando cachorro vão pra rua ver os problemas sociais que precisam ser resolvidos estão aí só dando despesas...
  • Antonio Carlos
    05/12/2023
    Quem já conhece a menção e homenagem que Lord Byron fez aos cães aplaudiu a Honda, quem não conhece vai se envergonhar de si mesmo que conhecer.