CÂMARA

Vereadores de Franca votam Moção de Aplausos para cachorra

A votação da homenagem para o animal será no período da tarde desta terça-feira, 5, no Plenário do Legislativo.

Por N. Fradique | 05/12/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Divulgação/Câmara de Franca

A homenagem à cachorra foi proposta pela vereadora Lindsay Cardoso (Cidadania)
A homenagem à cachorra foi proposta pela vereadora Lindsay Cardoso (Cidadania)

Os vereadores da Câmara Municipal de Franca se depararam com uma propositura inusitada que irá à votação na sessão desta terça-feira, 5. Uma Moção de Aplausos será votada em homenagem à cachorra Ronda, da raça pastor alemão, pelos sete anos de "cãoterapia" prestados à comunidade francana. A proposta é da vereadora Lindsay Cardoso (Cidadania).

Segundo a justificativa para a Moção, o animal foi encontrado há anos em uma região da cidade debilitado e doente. Posteriormente, já restabelecida a saúde, as pessoas que a encontraram “observaram que Ronda possuía um traquejo social muito grande. Ronda também salvou muitos cães doando sangue”.

Outra parte da justificativa da propositura apresentada pela vereadora Lindsay Cardoso diz: “Em 2016, uma cliente do casal (proprietário da cachorra), que era psicóloga do Lar São Vicente de Paulo, perguntou se ela não poderia ir visitar os residentes de lá. Ronda amou a visita, os residentes ficaram muito eufóricos e felizes. Além disso, a cachorra visitava escolas e creches e também ajudava seus donos em muitas palestras de conscientização sobre posse responsável e castração”.

A proposta finaliza dizendo que a cachorra se aposentará. “Hoje, a Ronda está com quase 10 anos e precisa descansar e encerrar a carreira com chave de ouro”.

A votação da Moção de Aplausos à cachorra será no período da tarde, no Plenário da Câmara de Franca.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

24 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • José Luis
    09/12/2023
    O povo reclama dela como ela fosse culpada de toda desgraceira dessa cidade, mas se esquecem que ali na Câmara tem gente que está lá a muito mais tempo e nunca fez nada pela cidade. Cadê os vereadores mais velhos? Implicância com essa moça. Ela é uma pessoa do bem. Conheçam o trabalho dela primeiro pra depois sair falando. Cada um deveria fazer a sua parte para a cidade ser melhor, e não é isso que acontece. Só sabem reclamar de tudo.
  • Helio P Vissotto
    09/12/2023
    No Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, o Padre quase fez uma missa para uma cadela, aqui em Franca a câmara de vereadores aprovam uma moção de aplauso para uma outra cadela, a Ronda. Só faltou ela fazer um discurso em agradecimento, aí Franca ia se consagrar!
  • Vergonha
    08/12/2023
    Meu pai do Céu!!!Essa vereadora deveria fazer visitas a hospitais,escolas,empresas pra ver realmente do que os municipes estão prescisando. Quanta gente estão passando mal por falta de recursos basicos na saúde e esses vereadores expondo essa vergonha!Palmas pra Cadela
  • Aline
    06/12/2023
    Essa câmara de vereadores é um desserviço
  • Oficina Simas Turbo
    06/12/2023
    É de rir desse acontecimento. Câmara dos vereadores levantando pautas fúteis ao invés de brigar por redução de impostos.
  • Carvalho
    06/12/2023
    Infelizmente, falta é roupa para ela lavar. E os palhaços somos nós que pagamos o salario de cada um deles.
  • Aparecida
    05/12/2023
    Vergonhoso... e pensar que essa pessoa que brinca de ser vereadora foi eleita por voto direto de francanos... é o fim do mundo
  • José
    05/12/2023
    Gravem esse nome, para não votarem nela novamente. Precisando aumentar a segurança e melhorar a saúde da cidade. E gastando dinheiro público pra fazer uma atitude que era só combinar de boca a boca
  • ROBERTO
    05/12/2023
    Deve estar faltando serviço na câmara de vereadores de Franca. A população abandonada a sorte com esses andarilhos e eles pensando em palmas pra cachorro…. Até acho que o cachorro mereça , porém a cidade tem outras prioridades.
  • Wilson Silva
    05/12/2023
    Isso si chama: não temos nada de importante pra fazer aqui nessa câmera!!!!!!Que vereadores mais inúteis que estão representando à população da nossa cidade, quem vê uma notícia dessa deve achar que Franca é um paraíso, não têm violência, saúde de primeiro mundo, não têm desemprego, não têm moradores de rua por toda a cidade, é cada coisa que a gente vê que fica horrorizado.
  • Julio Antonio Tristão
    05/12/2023
    Ridículo! Sugestão: moção de aplausos para os postes de iluminação. Pensar que tantas que contribuem com o desenvolvimento da cidades e nunca foram reconhecidas.
  • Fransergio
    05/12/2023
    Todo respeito aos animais, mas pelo amor de Deus, que fase...olha o nível dos políticos meus amigos, onde vamos parar....vergonhoso
  • Misericórdia
    05/12/2023
    Um querendo mudar o nome de Av p dar o nome do seu pai por pura vaidade e a outra querendo isso . Esse povinho da câmara municipal pelo jeito não tem nada p fazer por Franca !!! Então pelo amor de Deus ano que vem tem eleições prestem atenção em quem votar . Nojo desses políticos
  • jean
    05/12/2023
    Villagio mundo novo Animais soltos e os cidadãos porcos dando comida para eles... assim chama mais animais, ratos etc.. etc.. Eu tenho cachorro e o meu eu cuido agora esta parecendo albergue o bairro
  • José
    05/12/2023
    Kkkkk a política de franca wsta virando uma piada .
  • Antonio
    05/12/2023
    Temos que nos lembrar dela na próxima eleição...a câmara de vereadores de Franca não tem como ficar pior...ou tem?????
  • Carlos
    05/12/2023
    Essa vereadora está muito longe da realidade. Vou dar a ela a seguinte sugestão: vereadora você é seus pares deveriam procurar os Ministros do STF e pedir para que eles votem a favor da Revisão da Vida Toda o quanto antes.
  • Marcio de Andrade
    05/12/2023
    Vergonhosa essa vereança! Quando a gente pensa que não tem como ficar mais ruim, esses vereadores conseguem provar que podem piorar. Olhar a imundice que essa cidade está, virando criadouro de ratos, escorpiões, mosquitos da dengue isso a vereadora Lindsay não faz.
  • Letícia
    05/12/2023
    Cachorro é tratado melhor que o ser humano.
  • carlos
    05/12/2023
    Só em Franca mesmo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
  • Rute Malaquias Prado
    05/12/2023
    Isso é surreal! Cachorro ganhando aplauso! Nota-se o despreparo dos parlamentares eleitos pela falta de cultura dos eleitores. Daqui uns dias os bichos terão mais direitos do que os humanos. Inversão atrapalhada das coisas. Faz o L.
  • Leitor atento
    05/12/2023
    Esse legislativo.....
  • francano
    05/12/2023
    é o fim do legislativo nesta cidade. só falta às outras espécies de animais reclamarem
  • S. Souza
    05/12/2023
    Não se pode votar uma coisa dessa. A cidade será alvo de piada internacional. A vantagem é que Franca será conhecida em todo o planete.