PAIXÃO

Entre basquete ou futebol, 51,89% dos francanos escolhem a bola laranja

O técnico Helinho Garcia foi eleito a segunda maior personalidade da cidade.

Por Pedro Baccelli | 03/12/2023 | Tempo de leitura: 4 min
da Redação
Sampi/Franca

Dirceu Garcia/GCN

Grupo jogando basquete em quadra do poliesportivo
Grupo jogando basquete em quadra do poliesportivo

O azul representa o céu que abriga a cidade. O diamante na parte superior faz alusão às pedras preciosas. O brasão municipal centralizado. Abaixo, o calçado masculino de couro – peça responsável por empregar milhares de seus habitantes ao longo da história. Ao lado, um curioso item: a bola laranja. No local onde o basquetebol é representado até na bandeira municipal, é “chover no molhado” falar da relação de carinho dos francanos com o esporte.

No país do futebol, Franca – com seus 352 mil habitantes – tem uma peculiaridade. A preferência do público é pelo basquete. Em pesquisa realizada pela Ágili, encomendada com exclusividade pelo Portal GCN/Rede Sampi, 51,89% dos entrevistados apontaram o basquetebol como esporte preferido. A paixão nacional ficou com 16,88% dos votos. O percentual restante é dividido entre nenhum dos dois e não souberam ou não quiseram responder.

O amor pelo esporte transcende o clube. É comum encontrar grupos de amigos jogando em quadras de praças públicas espalhadas pela cidade. Mas, é claro, que as quadras do poliesportivo – ao lado do Pedrocão, templo do basquete brasileiro – são as mais procuradas e disputadas. “A gente reúne uns amigos que jogam há algum tempo no Póli. Mas sempre que a gente vem tem pessoas diferentes também. Alguns vêm de fora”, diz o sapateiro Igor Gabriel, de 25 anos.

Pessoas que não se conhecem, mas reunidas pela mesma paixão. Igor, por exemplo, mora no Ângela Rosa, na zona Sul. Outros colegas já são da região Norte. “Tem gente que vem de mais longe, como do Parque Vicente Leporace e do Parque do Horto só para jogar aqui”, completou.

Personalidades
Ainda segundo a pesquisa, o técnico Helinho Garcia foi apontado como segunda maior personalidade de Franca, com 20,30% dos votos. O ex-jogador fica atrás apenas da presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza, a empresária Luiza Helena Trajano, que obteve 21,30%.

"Orgulho-me muito de ter sido lembrado pelas pessoas da cidade onde eu nasci e cresci, com muito carinho por aquilo que eu faço e com o maior amor do mundo dentro da minha profissão. Lembrado junto com outras tantas pessoas que buscam construir o melhor pra nossa cidade", agradeceu Helinho.

Não é de hoje a ligação do esporte com a família Garcia. "Acredito que a minha família, meu pai, meus tios, meu avô e eu, assim como tantos outros que são apaixonados pelo basquete de Franca, ajudaram de alguma forma a construir uma história linda, uma história que nos orgulha, uma história que nos enche de motivação para que a gente possa buscar cada vez mais".

Sesi Franca Basquete
Tradição no esporte que passa pelos 64 anos de história do Sesi Franca Basquete. E para a alegria do torcedor, história que segue sendo escrita com capítulos marcantes. No dia 24 de setembro de 2023, a cidade parou para assistir à decisão da Copa Intercontinental. Com bares lotados, o público acompanhou o ala-pivô Lucas Dias anotar dois pontos no segundo final, o que possibilitou a inédita conquista do título mundial para a vasta galeria de troféus.

Campeão de tudo. E não é exagero. O ano de 2023 foi mágico para o Sesi Franca Basquete, que também conquistou o Campeonato Paulista, a Copa Super 8, o NBB (Novo Basquete Brasil) e a BCLA (Basketball Champions League Americas). Além dos títulos, o clube estabeleceu um novo recorde no basquetebol brasileiro: 46 jogos sem perder.

Já Lucas Dias e o ala David Jackson não foram premiados “apenas” dentro de quadra. A dupla recebeu o título de Cidadão Francano durante sessão solene na Câmara Municipal de Franca, no dia 8 de novembro.

Passado e futuro fazendo história
O futuro promete três atrações para os fãs de basquete. O presidente do Franca Basquete, Luís Aurélio Prior, confirmou o interesse do clube em construir um moderno ginásio multiuso próprio, deixando o “Pedrocão”. A informação foi publicada com exclusividade pelo GCN no dia 26 de setembro.

O segundo anúncio veio da Prefeitura de Franca. A Feac (Fundação de Esporte, Arte e Cultura) lançou no dia 14 de novembro um concurso para escolher o projeto que dará vida ao novo monumento em homenagem ao mundial conquistado pelo Sesi Franca Basquete.

Para preservar a riquíssima história do esporte, Prior também confirmou o interesse do clube em construir um memorial do basquetebol, nos moldes do Museu do Futebol, no Estádio Pacaembu, na capital paulista. O público poderá assistir e ouvir lances memoráveis, além de conferir os troféus conquistados.

Franca e basquetebol, um amor que transcende as arquibancadas do Pedrocão. A Capital Nacional do Basquete.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Jé Badura
    07/12/2023
    Luizinho, desculpe meu amigo, mas não faz sentido colocar skate nesta pesquisa. Conforme a reportagem, você tem que escolher entre a bola do basquete ou a bola do futebol. Votação do skate será debatida na praça do Bueno.
  • Luizinho
    04/12/2023
    Porque nao incluiram o skate na pesquisa? TEM MUITO SKATISTA NESSA CIDADE!!!!!!!!!!!