EM PÚBLICO

Câmeras flagram surto, pânico e arma no shopping de Franca: 'Legítima defesa da criança'

Cliente, que é agente de segurança, alega que tirou arma após comportamento agressivo de homem em surto no Franca Shopping, em 'Defesa Legítima de Terceiros'. VEJA VÍDEOS.

Por Igor Araújo | 29/11/2023 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

WhatsApp / GCN

Momento em que cliente tira a arma para conter homem em surto
Momento em que cliente tira a arma para conter homem em surto

Um homem de 25 anos com histórico de problemas psiquiátricos teve um surto psiquiátrico dentro do Shopping Franca no início da noite desta segunda-feira, 27. Após pegar seu filho de 6 meses sem a permissão da mãe, ele foi até o Franca Shopping. Ali, foi contido pelos seguranças, e posteriormente o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegou levou o homem para o Pronto-socorro "Álvaro Azzuz" para ser medicado.

Nesta quarta-feira, 29, um vídeo nas redes sociais mostra o momento em que um cliente, agente de segurança socioeducativo, tira uma arma do bolso para conter o homem em surto dentro do Franca Shopping.

O agente, que tem porte de arma, é Gustavo Justino. Ele conta que estava no Franca Shopping com sua esposa e seu filho, quando percebeu algumas pessoas assustadas com um homem em surto, hostilizando as pessoas dentro do centro de compras.

Segundo Gustavo, ele tentou conversar com o homem e até ofereceu água para ele se acalmar. Ele estaria atormentando as pessoas no Franca Shopping há pelo menos duas horas. Gustavo então decidiu agir depois de ver as pessoas todas assustadas.

"Eu fui lá, tentei conversar com ele, tentei dar água pra ele pra tentar pegar a criança que estava no colo dele. Aí tinha um rapaz amigo dele. Eu sei que alguém conseguiu pegar a criança, e nesse momento ele foi pra cima do segurança. Aí eu fui correndo e pulei nele, porque ele é muito alto, e dei um mata-leão nele e derrubei ele pro chão. Na hora que ele caiu no chão, o amigo dele veio pro meu rumo".

Gustavo prossegue: "Na hora que o amigo dele veio, eu tirei a arma porque eu estava em Defesa Legítima de Terceiros, então eu tinha que usar os meios necessários que estavam ao meu alcance. A legítima defesa era da criança. Então, na hora que o rapaz veio pro meu rumo, eu peguei a arma. Na hora que eu vi que ele não tava vindo de forma hostil, eu guardei a arma. Eu não apontei em momento algum pro rapaz".

A mãe da criança, de 6 meses, conta que terminou seu relacionamento com o pai da criança há 4 dias, e que ele pegou o filho sem permissão e foi para o shopping.

"Estamos largados desde sábado. Na segunda-feira, o Alisson veio na casa da minha mãe pra ver o filho. Após ficar umas duas horas com a criança, ele não quis devolver e simplesmente saiu correndo com ele só de fralda. Fiquei o dia todo sem notícias do meu filho", contou Daiane Pimenta, que é mãe da criança.

Tentamos o contato com o homem que surtou, mas segundo informou a família, ele foi internado no hospital psiquiátrico Allan Kardec, de Franca, nesta quarta-feira, 29.

Posição do Franca Shopping
O Franca Shopping, por meio de uma nota, se manifestou sobre o ocorrido informando que orienta e treina sua equipe de colaboradores e prestadores de serviço para realizarem atendimento com respeito e cordialidade para preservar a segurança e bem-estar de todos.

O shopping informou que a abordagem que aparece nas imagens foi feita por um cliente, que se apresentou como policial, na tentativa de conter um segundo cliente em surto. "Cabe ressaltar que o rapaz em questão foi atendido pelo SAMU e levado a um hospital", acrescenta.

Posteriormente, o Franca Shopping emitiu novo comunicado em que afirma: "O shopping esclarece que, diante da situação envolvendo dois clientes, as autoridades responsáveis foram acionadas para controle da situação. A empresa reafirma ainda que orienta e treina toda a equipe de colaboradores e prestadores de serviços a realizarem os atendimentos com respeito e cordialidade, a fim de preservar a segurança e o bem-estar de todos".

Matéria atualizada às 17h41

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

11 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Rodrigo
    01/12/2023
    Não entendo o pessoal criticando o Gustavo, ele simplesmente tomou uma atitude pois os seguranças não estavam fazendo absolutamente NADA... E li em comentarios que o Gustavo é homofobico, racista, despreparado? Desculpem, mas acho que vocês não devem estar falando sobre este Gustavo aí não, ele é pessoa do bem! Talvez o que esteja acontecendo são pessoas que não sabem interpretar um texto e estão pensando que, quem estava dando trabalho era um e não o outro... pensem direito pessoal. E misturar questão racial, nada a ver, o nome disso é carater e qqr cor de pele pode ter.
  • Elizeu
    01/12/2023
    O agente só não precisava falar: “sua desgraça”! Nada a ver! Só mandar e pronto. A arma foi meio de coerção mas ele mesmo viu que não era necessário e o rapaz surtado, que não deve ser tão surtado assim, entendeu Qd viu a arma! Tem que ver o que realmente é doença e o que é conveniência.
  • Alex
    01/12/2023
    Tô impressionado com a quantidade de especialistas em segurança pública analisando a situação e falando m.e.r.d.a sobre a atuação do agente. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Queria ver estes especialistas diante de uma situação destas para ver a desenvoltura deles para sanar o problema. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
  • Kaio Rafael
    01/12/2023
    Sujeito da arma é um cara conturbado. Agressor de incapazes, homofóbico, machista... espero que as verdades venham a tona.
  • ]EZEQUIEL EVANGELISTA
    01/12/2023
    MAIS UMA VEZ MALUCOS DELIRANTES ALÇUCINADOS DESEQUILIBRADOS ESTÃO EM PUBLICO ARMADO, CLARO MUITO (BEM) INTENCIONADO, SIM COM A INTENCÃO DO DEMONIO, PORQUE RAIOS UM ELEMENTO SAI DE SEU BARRACO COM SUA PARCEIRA E UM FILHOTE COM UM BERRO NA CINTURA PORQUE RAIOS UM SUJEITO DESEQUILIBRADO MAL INTENCIONADO SAI DO BARRACO ARMADO PRA IR NUM SHOPPING, ´RA JUSTAMENTE FAZER O QUE CLARAMENTE ESTA NO SEU INTIMO NO SEU CARATER, NA SUA ALMA DESPROVIDA DE SENTIMENTO LOGICAMENTE JA SAI COM O CAPETA NO COURO PREPARADO FAZER MERDA SEJA NO TYRANSITO SEJA EM QUALQUER LUGAR ONDE UM LIXO DESSE ESTEJA PRESENTE, LOGICAMENTE O SUJEITO DESPREPARADO JA CHEGOU COMPLETAMENTE DESEQUILIBRADO LOUCO E DOIDO PRA MATAR JA DANDO UM MATA LEÃO, ALIS O QUE ESSAS DESGRAAS GOSTAM DE DAR MATA LEÃP EM PRETOS E´UM ABSURDO, PERGUNTO AO SUJEITO O JAGUNÇO O SHOPPING NAO DISPÕE DE VARIOS SEGURANÇAS PREPARADOS PRA ISSO SEU.... NA REAL QUERIA SE APARECER E CLAO MOSTRAR A SUA AMADA ARMINHA PRA LACRAR , HOUVE EXESSO CLARAMENTE MALDADE DESCARADA, E XINGATORIO ABUSIVO DESPROPORCIONAL AO ACONTECIMENTO, O CERTO ERA A PARTIR DE AGORA O SHOPING COLOCAR DETECTOR DE MATAIS PRA QUE ELEMENTOS (BEM) INTENCIONADOS NUNCA JAMAIS TENTEM BANCAR O HEROI SACANDO ARMAS DESNESSESSARIAMENTE E PIOR COLOCANDO PAIS MAES CRIANÇAS E TODOS EM RIDCO IMINENTE, PODERIA SIM TER ACONTECIDO UMA DESGRAÇA A]LI E PORQIE APENAS POR UM SEUJEITO QUIS SE APARECER, SITUAÇÃO FACIK DE SE RESOLVER E DO NADA VIRA ISSO COM CONSEQUENCIAS TERRIVEIS PARA TODO USUARIO DO LOCAL IMAGINE SE O MATA LEÃO QUE NA VERDADE É UM MATA PRETO ENCAIXA E MATA O CIDADÃO EM SURTO E SEU AMIGO VEM PRA CIMA COM TUDO PRONTO SERIA BALA PRA TODO ÇADO COM UM SUJEITO TOTALMENTE DESCONTROLADO DOIDO ALUCINADO XINGANDO AGREDINFDOQUASE MATANDO E COLOCANDO TODO SHOPPING EM RISCO SUJEITO MALUCO E RIDICULO, ESPERAMOS DO SHOPPING SEVERAS PROVIDENCIAS QUER ANDAR ARMADO QUE VÁ PRA CASA DE MAMAE, OU QUE FIQUE NA SUA MESMO.
  • hui
    30/11/2023
    Homens sendo homens . fim .
  • DANIELSON
    30/11/2023
    2 horas o cara pertubando as pessoas e os seguranças do shoopping naõ fez nada, totalmente desnecessario tirar a arma, esse agente publico muito mal preparado, a impressão que ele tirou a arma para o rapaz que ta tendo o surto..
  • Anomino
    29/11/2023
    O que pude ver e o agente de segurança sem nenhum preparo e também em surto,kkk
  • Francano
    29/11/2023
    Parabéns para o agente de segurança que interveio de maneira segura, mesmo que com uso de força e da arma para intimidar e dar um sossega leão no surtado! Agora 2 horas de transtorno e os seguranças não agirem é uma calamidade! Ao surtado/drogado que busque ajuda médica e espiritual. Ao agente agradecimento pela atitude.
  • OPINIÃO
    29/11/2023
    ESSE GUSTAVO QUE SACOU A ARMA FEZ TUDO ERRADO TINHA QUE TER CHAMADO AS AUTORIDADES COMPETENTES, POLICIA ,SAMU ,POIS ELE NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA USAR UMA ARMA DE FIGO POR UM FIU NÃO ACONTECEU UMA TRAGEDIA SE A SURTADO VISSE PRA CIMA DELE ELE POR NÃO TER COMPETÊNCIA ATIRAVA E MATAVA UM DOENTE.ARMA É PRA QUEM SABE USAR SR.GUSTAVO.
  • Neivaldim
    29/11/2023
    leia-se usuario de drogas..... obrigado ao agente de segurança pela iniciativa de defender a população...porque o jornal é contra isso???