199 ANOS

Empreendedores francanos transformam paixão em negócios

Das fábricas de sapatos às fintechs, das lojas de varejo a grandes líderes das vendas online, a cidade é inspiração para quem deseja abrir o próprio.

28/11/2023 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Divulgação

Vanessa Luchetti deixou a sala de aula para se dedicar ao macramê
Vanessa Luchetti deixou a sala de aula para se dedicar ao macramê

Franca celebra seus 199 anos, marcados por uma rica tradição empreendedora. Das fábricas de sapatos às fintechs, das lojas de varejo a grandes líderes das vendas online, a cidade é inspiração para quem deseja abrir o próprio. Há aqueles que apostam em trabalhos manuais para alçar voos sempre desejados, mas até então não tentados.

Neste 28 de novembro, conheça quatro histórias de empreendedores locais que transformaram suas paixões em negócios. É a chamada economia criativa.

Do magistério ao macramê artístico
Vanessa Luchetti é ex-professora da rede municipal de ensino. Após anos dividindo seu tempo entre o ensino para crianças e o artesanato, Vanessa tomou a ousada decisão de seguir seu coração. Em 2019, ela fundou o ateliê 'Que bonito_Macramê Art', especializado em produzir peças únicas em macramê.

O macramê, uma técnica de tecelagem manual que utiliza nós para criar diversos itens, tornou-se a paixão de Vanessa. Atualmente, ela se dedica inteiramente ao seu negócio, oferecendo painéis de parede, decoração com folhas e tingimento artesanal. Suas peças autorais e personalizadas, que variam de R$ 25 a R$ 500, podem ser adquiridas em feiras locais, como a Feira de Quem Faz, e também online.

Casal transformou saboaria em arte
O casal Daniela Leal Ramos e Luiz Sérgio Monteiro Câmara encontrou na saboaria artesanal não apenas uma fonte de renda, mas uma maneira de unir profissão e paixão. Com uma psicóloga e artesã e o outro professor nas áreas de química, saúde e biologia, surgiu a Cheiros da Alma Saboaria Artesanal.

Casados há 22 anos, Daniela e Luiz Sérgio criam experiências prazerosas para outras pessoas por meio de seus produtos, que incluem sabonetes artesanais e veganos, velas aromáticas, lembrancinhas personalizadas, hidratante corporal, máscara de ervas para os olhos, escalda pé e sais de banho. O encantamento com a saboaria artesanal reflete-se na qualidade e diversidade de sua linha de produtos.

Biojoias inspiradas na natureza
A aposentadoria não freou o ímpeto empreendedor de Perpétua Amorim. Após trabalhar na área de educação, ela decidiu dedicar seu tempo aos trabalhos manuais, explorando diversas técnicas até descobrir sua verdadeira paixão: a biojoia. Aos 70 anos, Perpétua é a mente criativa por trás da Dona Chica, marca que produz biojoias sustentáveis.

Utilizando matérias-primas biodegradáveis, naturalmente recolhidas na natureza, como sementes, cascas, folhas secas e madeira, Perpétua cria brincos e colares exclusivos. O cuidado com o meio ambiente e a dedicação ao processo de criação são evidentes em cada peça única, que ganha vida com tratamentos especiais.

De estudante a artesão por acaso
Aos 34 anos, Tiago Santos, estudante de serviço social, transformou-se em artesão por acaso. Ao se mudar para uma nova casa e não encontrar decorações que o agradassem, Tiago uniu sua criatividade à habilidade de produzir artesanato e deu vida ao Artcraf Ateliê. Especializado em arte em papel, a técnica papercraft de Tiago transforma figuras planificadas em esculturas 3D.

A dificuldade de encontrar peças que refletissem seu gosto pessoal levou Tiago a explorar a produção própria de objetos de decoração. O sucesso entre amigos e familiares levou-o a compartilhar seu trabalho no Instagram, e agora suas peças exclusivas podem ser adquiridas por encomenda.

Encontro
Um evento, em dezembro, vai reunir Vanessa Luchetti, Daniela Leal Ramos, Luiz Sérgio Monteiro Câmara, Perpétua Amorim, Tiago Santos e muitos outros artesãos empreendedores de Franca. Trata-se da Feira de Quem Faz.

No Galpão da MacBoot, 70 empreendedores poderão expor seus produtos em um ambiente com muita arte, música, presentes e gastronomia. Com curadoria do publicitário Beto Laureano e do gerente de produção Eri Silva, a feira visa impulsionar a economia criativa local, oferecendo uma alternativa de renda para os pequenos empreendedores.

A Feira de Quem Faz acontecerá em 16 de dezembro, das 9h às 19h, no Galpão da MacBoot, localizado na avenida Ângelo Pedro, 2.764, bairro São José. A entrada é gratuita.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Francaninho
    22/12/2023
    Empreendedor em Franca tem é muito pouco....o que tem mais aqui é aventureiro querendo se mostrar no Instagram e pegando dinheiro em banco pra se endividar. O pessoal de hoje já perdeu a noção....infelizmente. E o futuro será pior....sucesso à nossa nação empreendedora !