VETERANA

Francana sonha com acesso à 3ª divisão em 2024: ‘Vejo chance de subir’, diz técnico

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Sampi/Franca
Reprodução/Francana
Da esquerda para direita, os técnicos Viola e Wantuil Rodrigues
Da esquerda para direita, os técnicos Viola e Wantuil Rodrigues

O dicionário define acesso como ato de entrar ou ingressar. Para a Francana, o significado é mais específico: subir para a série A3 do Campeonato Paulista. Desde que caiu para a quarta divisão do Estado em 2015, o clube busca retornar para a “terceirona”. Em 2023, bateu na trave ao chegar em 5º lugar, sendo eliminado pelo Catanduva – que viria a ser o vice-campeão. A diretoria planeja 2024 podendo disputar três competições: a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Campeonato Paulista e a Copa Paulista.

Após a eliminação para o Catanduva na goleada por 4 a 0 sofrida no dia 2 de setembro, o primeiro anúncio visando à próxima temporada foi a renovação do técnico Wantuil Rodrigues, no dia 31 de outubro. O comandante foi entrevistado pelo Portal GCN/Rede Sampi e adiantou informações sobre o futuro da Veterana.

Copa São Paulo de Futebol Júnior
Principal vitrine para jovens talentos do futebol brasileiro, a Copinha acontece entre os dias 2 e 25 de janeiro, com Franca como sede do grupo 5. A Feiticeira enfrenta o Botafogo (RJ), o Rio Claro (SP) e o Tiradentes (PI) na primeira fase. A FDP (Federação Paulista de Futebol) ainda não divulgou os dias e horários das partidas, sendo que todas serão disputadas no “Lanchão”.

“São três escolas regionalizadas. O Rio Claro dessa região de São Carlos (SP) e Campinas (SP), sempre tem bons investimentos. O Botafogo, time da série A do Campeonato Brasileiro, tem revelado bons jogadores, inclusive faz uma campanha muito boa, liderando a competição de ponta a ponta. O Tiradentes do Piauí é uma incógnita”, avaliou Wantuil.

Com Wantuil na coordenação, Luís Gustavo da Silva, o “Viola”, é o técnico da garotada na Copinha. O elenco da Francana para o torneio não está fechado. Os nomes serão divulgados ao público na próxima semana e a apresentação oficial acontece no dia 4 de dezembro. “Grande parte de grupo será apresentado, podendo alguns ainda estar em período de férias já que estão terminando as competições agora. Temos que dar o descanso para zerá-los para que o preparador possa ter o controle físico”.

Wantuil está otimista com a campanha da Francana na Copa São Paulo, e ressalta o trabalho de revelação de jogadores feito pelo clube na última edição. “Cerca de 30% dos titulares saíram com negócios promissores. Esse ano tem mais jogadores que estavam no profissional. Vejo isso como um ponto positivo”.

A competição reúne 128 equipes distribuídas em 32 grupos. Os dois primeiros de cada chave se classificam para segunda fase. A final acontece no dia do aniversário da capital paulista.

Campeonato Paulista série A4
“A dedo”. Assim pode ser descrita a formação do elenco para a disputa da quarta divisão do Paulista. O técnico está no estado de Minas Gerais assistindo a partidas para garimpar possíveis talentos para a equipe principal. “Contato com os jogadores e acompanhar mais jogos. Dentro daquilo que falamos sobre não terceirizar o olhar”.

O prazo para a formação do elenco neste ano é menor. Com a criação da quinta divisão (B1) pela Federação Paulista, o início da quarta divisão foi antecipado para o dia 28 de janeiro – três dias após a final da Copinha.

O clube não divulgou os nomes que já estão acertados para a competição. Wantuil adiantou que “alguns jogadores” da última temporada terão seus contratos renovados. “A Francana está com um grupo muito forte. Vejo chance de subir. Acho que fizemos uma boa campanha, faltou pouco para o acesso. Seremos um elenco melhor ainda (na próxima temporada)”.

O campeonato segue sub-23, mas, neste ano, cada equipe poderá inscrever até cinco jogadores de qualquer idade. Ainda segundo o técnico, uma das vagas deverá ser para goleiro. A diretoria também tem interesse em Léo Melo, Matheus Prado, Marquinhos Roque, Juan Kevim e Bambam. Os atletas disputaram à última temporada com a camisa esmeraldina e, agora, fazem 24 anos. “São jogadores que nos interessam. Tem que saber se vamos conseguir acertar”.

O que já é certeza são os quatro amistosos marcados pela Veterana, sendo dois contra o Uberlândia, da 1ª divisão Mineira, e dois contra o Sertãozinho, da 3ª divisão Paulista. “Isso nos dará um parâmetro muito bom da equipe que vai estrear no dia 28 na A4”.

O Campeonato Paulista série A4 terá 16 equipes se enfrentando em turno único. Os oito primeiros avançam para as quartas de final, enquanto os dois últimos são rebaixados para a B1. Serão jogos de ida e volta no mata-mata, sendo que, em caso de empate, prevalece o time com melhor campanha. Campeão e vice sobem para a A3.

A competição reúne América, Audax, Barretos, Francana, Independente de Limeira, Jabaquara, Joseense, Nacional, Penapolense, Rio Branco, Taquaritinga, São Carlense, SKA Brasil, União Barbarense, Vocem e XV de Jaú.

Copa Paulista
Sem cravar participação, Wantuil diz que participar da Copa Paulista é um dos objetivos da Francana. Caso se concretize, cominaria em um calendário cheio de campeonatos. “Qual jogador, ser humano e trabalhador que não deseja ter o ano inteiro de salário, que estará em atividade”.

A Copa Paulista oferece vagas para o Campeonato Brasileiro série D e a Copa do Brasil.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Luis Carlos 27/11/2023
    Eu tbm acredito na francana, no saci pererê eu acreditava até antes dele virar técnico de futebol, mas depois eu acordei.