INVESTIGAÇÃO

Nova operação contra agiotas prende mais 4 pessoas em Franca; 3 estão foragidos

Por Igor Araújo | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Arquivo/GCN
Acusados de agiotagem foram levados para a CPJ de Franca
Acusados de agiotagem foram levados para a CPJ de Franca

Atualizada às 11h52

Sete pessoas acusadas de agiotagem foram alvo de uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), junto com a Polícia Civil e Militar do Estado de São Paulo, na manhã desta sexta-feira, 24, em Franca. Quatro pessoas foram presas e três estão foragidas. Esta é uma nova ação depois da Operação Maré Alta, que desmantelou uma quadrilha especializada em agiotagem.

Segundo o Gaeco, as quebras bancárias dos investigados mostraram uma movimentação aproximada de R$ 36 milhões, nos últimos 3 anos.

Na manhã desta sexta-feira, foram cumpridos 7 mandados de prisão temporária, mas quatro pessoas não foram encontradas e são consideradas foragidas; 12 mandados de busca e apreensão na cidade de Franca e 1 mandado de busca na cidade de Ribeirão Preto.

Durante as investigações, apurou-se que os membros desta organização criminosa atuavam na região de Franca emprestando dinheiro a juros exorbitantes e faziam cobranças com violência e ameaça contra as vítimas.

Parte do lucro era reinserido no próprio negócio criminoso, enquanto outra parte era objeto de lavagem de dinheiro, mediante a utilização de empresas de fachada, bem como na aquisição de veículos de luxo e imóveis.

O Gaeco ainda apurou a participação de um ex-policial civil no esquema criminoso. Ele teria iniciado a sua participação na organização enquanto ainda estava em atividade, porém se exonerou recentemente.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

4 Comentários

  • 24/11/2023
    Bora anda de bmw dentro da quadra da cadeia agora .
  • Plínio Marques 24/11/2023
    Os bares dessa cidade estão cheios de agiotas mancomunados com traficantes, o otario começa ganhando uma carreira pra experimentar a coisa e depois se endivida com o agiota que é parceiro do traficante.
  • Francisco Matos 24/11/2023
    Qual percentual de júrus cobravam? A Leila da Crefisa cobra ate\' 973% ao ano, conforme noticia por um economista nas redes sociais. Ela ronca grosso na midia. Não deveria estar presa?
  • Luis gustavo 24/11/2023
    Todo mundo sabe como agem os agiotas, mas eles não vão atrás de ninguém, pelo contrário quem precisa de dinheiro emprestado, desconto de cheques ou duplicatas e que vão atrás deles.