Com a onda de calor nesta época do ano, é comum o aparecimento de escorpiões. O cemitério municipal da cidade de São José da Bela Vista, a 32 km de Franca, também não escapa desse tipo de infestação. Para conter os animais peçonhentos, a Prefeitura da cidade, através da Vigilância Sanitária, adotou a soltura de galinhas no cemitério como medida contra os escorpiões. Foram soltos no local seis exemplares da espécie d’angola.
O resultado vem sendo considerado positivo, para evitar incidentes com as pessoas que vão visitar os túmulos, trabalhadores e até com a vizinhança. “Tivemos a aparição de muitos escorpiões no cemitério, tanto de dia quanto à noite. Primeiramente, fizemos uma ação de limpeza no local e também procuramos tapar algumas trincas nos túmulos, por onde os escorpiões saem. Também dedetizamos o cemitério e distribuímos folhetos informativos à população. A quinta ação foi soltar as galinhas para ajudar no combate”, explicou Osmar Veríssimo Spadoni, coordenador da Vigilância Sanitária do Município de São José da Bela Vista, nesta quinta-feira, 23.
A medida não é inédita. Várias outras cidades já adotaram o uso de galinhas d’angola em cemitérios para conter os animais.
A Prefeitura não teve nenhum custo com a aquisição das galinhas, já que foi uma doação. “Foi uma doação e elas foram soltas na quinta-feira passada. Também obtive informação que um condomínio, em Campinas, usou essa medida para acabar com os escorpiões no local e deu resultado”, disse Osmar.
Recentemente, São José da Bela Vista registrou um caso em que uma criança de 5 anos, que mora próxima ao cemitério, acabou picada por um escorpião. O garoto foi medicado, sem mais gravidades. “Ele foi para o hospital tomar soro, mas está tudo certo com ele. As ações continuam para conter esse tipo de infestação e para que a população não corra nenhum risco”, finalizou o coordenador da Vigilância Sanitária do Município.
A galinha d’angola é caçadora de insetos e colabora com o equilíbrio biológico. Elas comem escorpiões, lagartas, formigas, carrapatos, cobras, grilos e baratas.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Wilson Silva 23/11/2023Aqui em Franca não pode nem pensar numa idéia dessa, com tantos bandidos na cidade, na primeira noite já teria briga de bandido contra bandido pra ver quem fica com as penosas primeiro. -
Pedro Antônio 23/11/2023Agora tem que fornecer água e comida para essas angolinhas para que elas não passem sede e fome. Mas logo, logo, elas vão parar em panelas de gatunos, se não houver vigilância do Cemitério.