EXCLUSIVO

Franca deve ganhar memorial do basquete inspirado no Museu do Futebol da capital

Por Pedro Baccelli e N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete
Torcida do Franca Basquete com bandeirão no ginásio Pedrocão
Torcida do Franca Basquete com bandeirão no ginásio Pedrocão

Capital do basquete do Brasil e, em 2023, do mundo, Franca deve ganhar em 2024 um memorial contando a história da cidade com o esporte da bola laranja. A informação foi obtida com exclusividade nesta quarta-feira, 22, pelo Portal GCN/Rede Sampi.

A diretoria do Franca Basquete enviou uma proposta para a Prefeitura de Franca, através da Feac (Fundação de Esporte, Arte e Cultura), para a construção do memorial. O projeto, segundo a administração, está em fase de elaboração, incluindo o levantamento de investimentos.

O presidente do clube, Luís Prior, informou que o espaço “provavelmente” será no ginásio “Pedro Morilla Fuentes”, o “Pedrocão”. A inspiração para o projeto é o Museu do Futebol, situado no Estádio do Pacaembu, na capital paulista.

"Terá a exposição de troféus, mas estamos planejando ter a oportunidade de assistir a vídeos, narrações, histórias e exposição de camisetas. Enfim, tudo aquilo da história do Franca Basquete", conta o gestor.

Enquanto isso, as conquistas do clube foram retiradas da sala de troféus do Pedrocão. Juntaram-se à coleção os troféus que estavam no Clube dos Bagres. "Estão bem guardados na sede do clube. Só não pode fazer visitação, porque eles não estão expostos para isso".

Caso o memorial se concretize, abrigará marcos de títulos inéditos, como as edições 2021/2022 e 2022/2023 do NBB (Novo Basquete Brasil), a BCLA (Basketball Champions League Americas) e, claro, o maior título da história do clube: a Copa Intercontinental, o “Mundial de Clubes”, conquistado em setembro último, em Singapura.

O Franca Basquete ostenta ao longo de sua história 15 títulos paulistas; duas copas Super 8; 13 campeonatos brasileiros (sendo dois NBBs); 6 sulamericanos; quatro pan-americanos; uma Super Copa de Basquete e um Mundial Inter Clubes.

O memorial não é o único marco desejado para simbolizar a história do basquetebol francano. A Feac lançou no dia 14 de novembro um concurso para escolher o projeto que dará vida ao novo monumento em homenagem ao mundial de basquete.

"Quem sabe todos poderão ter mais esse ponto de encontro com a história do Franca Basquete, e que ajude bastante na questão do turismo aqui para a nossa cidade", finaliza.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Luzia Tomoko Takahashi Taveira 22/11/2023
    Francana de coração .