RECLAMAÇÃO

Paciente denuncia ar-condicionado estragado no setor de hemodiálise em Franca

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Equipamento não está funcionando em local onde pacientes faz-me hemodiálise
Equipamento não está funcionando em local onde pacientes faz-me hemodiálise

Franca vive uma escalada intensa nas temperaturas, e o calorão não parece querer dar trégua. Agora, imagine quem tem problemas de saúde e faz hemodiálise três vezes por semana e, no local, o ambiente está totalmente fechado, sem ar-condicionado. O cenário foi narrado e filmado por um paciente que passa pelo procedimento na Santa Casa de Franca. O hospital, porém, nega a situação, e diz que constantes manutenções são realizadas nos equipamentos.

Daniel Etiel Gomes Alves, de 32 anos, faz hemodiálise há oito anos no prédio da Santa Casa, localizado na rua Padre Anchieta, no Centro de Franca.

Segundo ele, neste período todo que faz o procedimento no local, o ar-condicionado mais fica em manutenção do que opera em perfeito estado. Em vídeo gravado nessa segunda-feira, 13, é possível ver os equipamentos, mas eles não estão funcionando.

“O ar-condicionado lá é muito antigo, aquilo lá não existe mais. Eles arrumam, funciona uma semana, três dias, e fica duas, três semanas sem funcionar. Nós ficamos naquele calor. Como agora esquentou demais, ontem (segunda-feira, 13), eu cheguei em casa passando mal”, afirmou o paciente.

Daniel relatou que ele e outros pacientes já acionaram a ouvidoria da Santa Casa, mas o problema não foi resolvido. “Nós já sofremos com o procedimento da hemodiálise. A gente fica quatro horas sentados lá, é difícil... No calor ainda, o pessoal está passando mal”, disse ele, que se dirige para o local três vezes por semana para fazer a hemodiálise.

De acordo com Daniel, são quatro salas com oitos máquinas de hemodiálise, chegando a um total de 32 pessoas fazendo o procedimento médico. “Todo mundo doente, debilitado. São todas (janelas) lacradas, nenhuma abre, é tudo fechada. Agora você imagina com o valor que está fazendo. Não são só os pacientes que sofrem, tem enfermeiros que estão correndo para lá e pra cá. Eles também sofrem, estão pingando. A gente sai de lá suando. Esse tanto de gente passando calor e eles não dão solução em nada ao problema”, diz.

A Santa Casa de Franca foi acionada pela reportagem na terça-feira, 14, e afirmou, em nota, que a reclamação não procede. Informou que os equipamentos estavam funcionando normalmente e que os mesmos têm passado por manutenções mais constantes devido à temporada de calor e demanda pelo uso mais intenso.

Segundo Daniel, nessa quarta-feira, 15, todos os equipamentos voltaram a funcionar.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários