Doze capitais brasileiras registraram mais de 35°C nesse domingo, 12. Seguindo as grandes metrópoles do país, Franca atingiu 36,1°C às 15 horas, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Apesar de não ser a maior temperatura do ano, a previsão é que os termômetros continuem subindo ao longo da semana.
A máxima esperada para esta segunda-feira, 13, é de 37°C. Até às 14 horas, a maior temperatura registrada foi de 34,5°C. A mínima chega a 26°C. Não há previsão de chuva para o município de 352 mil habitantes.
Os termômetros voltam a subir nesta terça-feira, 14, quando podem chegar a 38°C na cidade. De quarta-feira, 15, até sábado, 18, a máxima oscila entre 35°C e 38°C. A maior temperatura registrada no ano, até agora, são os 37,4°C do dia 26 de setembro.
A chuva, que poderia diminuir o calorão, chega com baixo volume na cidade. São esperados apenas 19 milímetros até o final desta semana. O resultado é um alerta de perigo (cor laranja) para baixa umidade do ar, variando de 12% até 20%. “Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”, diz o Inmet.
O instituto recomenda que a população beba bastante líquido, evite atividades físicas e exposição ao sol nos horários mais quentes, use hidratante para a pele e umidifique o ambiente.
Caso a previsão se concretize, a máxima fica na casa dos 30°C, pelo menos, até o dia 22 de novembro.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
JOIAS DAS ARÁBIAS E GENUÍNAS SEGUNDO A SANTA MICHEQUE 14/11/2023Será que esse calorão atípico, acompanhado da falta não menos atípica de chuva, também está atingindo os bolsonaristas? Afinal, os caras não apenas negam o aquecimento global, como defendem a devastação da Amazônia para dar lugar a plantações de soja e a criação de gado para então servirem aos pratos chineses, em detrimento das barrigas famintas de milhões de brasileiros.