CALORÃO

Meteorologia alerta para nova onda de calor em Franca; máxima pode chegar a 39°C

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
GCN
Céu visto da rua Maria Amélia Faleiros, no Jardim Três Colinas, nesta quarta-feira
Céu visto da rua Maria Amélia Faleiros, no Jardim Três Colinas, nesta quarta-feira

“Temperatura 5°C acima da média por período de 02 até 03 dias”. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alertou nesta quarta-feira, 8, que Franca – mais uma vez – sofrerá com as altas temperaturas. Isso, porque a região está na faixa de perigo potencial (amarelo) para ondas de calor. A máxima pode chegar a 39°C na próxima semana.

A faixa de calor se estende para todas as regiões do país, cobrindo, principalmente, o Centro-oeste, Nordeste e Sudeste. No estado de São Paulo, em média, os termômetros atingem mínima de 15°C e máxima de 31°C nesta quarta-feira.

O Climatempo prevê o aumento gradativo da temperatura em Franca nos próximos dias. A máxima esperada para esta quinta-feira, 9, é de 34°C. Sobe para 35°C na sexta-feira, 10, e no sábado, 11. Já no domingo, 12, alcança 36°C.

O pior está guardado para a próxima semana. Os termômetros podem chegar a 39°C na terça-feira, 14. Caso a previsão se concretize, será a maior temperatura da história de Franca. O recorde, até então, é do dia 3 de outubro de 2020, com 37,9°C. Em 2023, o maior registro foi de 37,4°C no dia 26 de setembro.

O calorão não é o único problema. O Inmet também emitiu alerta de perigo potencial para baixa umidade. Na próxima terça-feira, por exemplo, a umidade pode atingir 10% durante o dia. O percentual fica abaixo dos 60% considerados ideais pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para a saúde humana.

A chuva deve aparecer em pequeno volume ao longo da próxima semana, que, no acumulado, deve chegar em 9 milímetros.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • JOIAS DAS ARABIAS 09/11/2023
    A nossa esperança é que a meteorologia tem errado demais na previsão. Pra se ter uma ideia , só na cabeça dos meteorologistas ´é que choveram mais de 244 mm em outubro. Essa primavera está tendo chuva muito abaixo do normal. Viva o desmatamento da Amazônia, pois afinal agro é tec, agro é pop!