REPERCUSSÃO

Câmara de Franca aprova Moção de Repúdio contra ex-jogador de basquete Oscar

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Vereadores durante sessão que aprovou Moção de Repúdio ao ex-jogador Oscar
Vereadores durante sessão que aprovou Moção de Repúdio ao ex-jogador Oscar

A Câmara Municipal de Franca aprovou Moção de Repúdio contra os comentários do ex-jogador Oscar Schmidt, 65, que debochou da cidade e desrespeitou o Franca Basquetebol Clube na última quinta-feira, 2.

A proposta, de autoria coletiva, foi aprovada na sessão desta terça-feira, 7, por unanimidade, com aplausos de pé de todos os vereadores de Franca. Vários vereadores destacaram nomes e os serviços que a modalidade presta à cidade ao longo de mais de seis décadas de existência do clube.

Marcelo Tidy (União) lembrou que o ex-treinador Hélio Rubens Garcia merece estar no Hall da Fama (Estados Unidos), como Oscar também foi homenageado no passado. “Hélio Rubens é um exemplo de homem do esporte que sempre defendeu o basquetebol. Eu até fiz um ofício encaminhando aos órgãos competentes, FIBA, NBB, para que façamos uma campanha para incluir o nome de Hélio Rubens no Hall da Fama. Esse sim merece, porque é um dos maiores expoentes do basquetebol brasileiro”, disse Tidy.

Daniel Bassi (PSDB) destacou que Franca é referência dentro e fora de quadra. “Sem fazer referência ao nome desse rapaz que foi infeliz, mas sim fazer referência ao que nós temos de bom que é o Helinho Garcia e o pai dele, Hélio Rubens Garcia, que são referências na modalidade no Brasil, no mundo e para a população”, disse.

Gilson Pelizaro (PT) lamentou as palavras de Oscar e aproveitou para citar os apresentadores do programa em que o ex-jogador participava no momento que ofendeu Franca. “O podcast tenta pegar, geralmente, das personalidades, curiosidades, e no caso do Oscar, tentaram uma curiosidade dele com Franca, mas ele foi extremamente infeliz, não pode tratar a cidade daquela maneira, e muito menos os dois apresentadores. O Carioca e o Bola debocharem da maneira. Eles têm mania de fazer humor negro. Não é assim que se trata uma cidade, que muitos que moram nela acompanham o trabalho dos dois. Quero reforçar o repúdio à maneira que os dois profissionais se referiram, não só a cidade de Franca, mas debochando do que Oscar dizia. O gigante se apequenou”, disse Pelizaro.

Zezinho Cabeleireiro (PP) que é do Estado de Minas Gerais, disse que ficou muito revoltado com as ofensas do ex-jogador a Franca. “Franca é acolhedora, uma cidade mãe, uma regional que atende 22 cidades e tem que ser tratada com respeito”.

Della Motta (Podemos) lembrou que a cidade se manifestou imediatamente, com as autoridades e lideranças respondendo ao ex-jogador firmemente. “Parabéns às autoridades, às instituições, à sociedade civil que se manifestaram, mostraram sua indignação. Engraçado é que praticamente todas as pessoas que ficaram indignadas não são francanas. Mas nós vamos proteger da melhor maneira possível a nossa cidade. Acho que ele (Oscar) vai repensar para falar coisas pejorativas a quem quer que seja”.

Pastor Palamoni (PSD) preferiu responder às ofensas do ex-jogador declamando o Hino da Franca. “Salve Franca, cidade querida...”.

Carlinho Petrópolis (PL), presidente da Casa de Leis, também lembrou que não é de Franca. “Todos sabem do acolhimento que Franca me deu desde os 15 anos de idade. Uma cidade como todos já disseram, capital do calçado, do basquete, um dos melhores saneamentos do país, na segurança. Oscar que foi ídolo do nosso basquete foi infeliz, porque sabia do que estava falando. As desculpas são bem-vindas, mas depois que as palavras são faladas, é difícil a gente esquecer”.

O fato
Os xingamentos a Franca e o desrespeito ao Franca Basquetebol, recém-campeão do Mundial de Clubes, ocorreu quando Oscar participava de um programa no Youtube Ticaraticacast, dos apresentadores Bola e Carioca. Oscar estava acompanhado do também ex-jogador Marcel, que ainda desmereceu o título de Franca, recentemente campeão do Mundial Interclubes.

Na oportunidade, o ex-atleta disse: "Eu vou pra Franca? Puta lugar de merda...".

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

10 Comentários

  • Eliana Isnidarsi 13/11/2023
    Tb joguei basquete em Franca, fui aluna de Hamilto e Pedroca, e fui acolhida e super bem tratada nesta cidade...\" a Franca Chic, a Franca do Imperador \". Esqueçam o ranço dos dois infelizes. Amo Franca.
  • ira 12/11/2023
    parabens, Franca, na oz de nossos vereadores, estamos juntos nesse repudio a esse, que nem sei de possom dizer cidadao, repudio coletivo, FRANCA, REGIAO, BRASIL TODO, ORCAR VOCE FOI INFELIZ, e merece todo nosso desprezo,
  • Airton Nozawa 09/11/2023
    Incrivel como um jogador tão renomado fala tanta merda!
  • Marcelo 09/11/2023
    Oscar : Um gênio com as mãos... Um idiota com as palavras...
  • Pedro Antônio 08/11/2023
    Penso que estamos combatendo o ódio com o ódio. Conheço uma história singular que quero contar pra vcs. No exército da Roma antiga havia um soldado muito indisciplinado e recalcitrante, e toda a vez que ele transcredia uma norma ele era punido, foi chicotada, deixam-no a pão e água, preso por várias vezes, e aínda assim ele ficava cada vez mais rebelde e indisciplinado. Um dia o cinturão do seu destacamento foi trocado por um outro, este chegou e se inteirou da situação daquele soldado indisciplinado. Então o chamou e disse a ele que à partir daquele dia ele teria a missão de cuidar e polir todos os dias o estandarte daquela legião, uma missão só confiada a alguém de destaque e revelo para o melhor soldado da legião. Esse soldado, à partir desse momento tornou-se outra pessoa e nunca um estandarte romano foi tão bem cuidado e nunca um soldado recalcitrante foi tão bem disciplinado e cumpridor das ordens que lhes eram dirigidas. Tivéssemos nós a grandeza de reconhecermos publicamente as obras indiscutíveis e insuperadas do atleta Oscar Schmidt para o esporte, para o basquete, nossa paixão é orgulho, e tivéssemos feito não uma moção de repúdio, mas de reverencia ao melhor basquetebolista que o país teve, eu acho que a retratação daquele herói nacional, ou o Oscar não é um herói nacional?, fecharia essa questão infeliz com grandeza e superioridade, para ele e para nós que gostamos de nossa cidade e do esporte que nos distingue perante o país e mundo, assim como o Oscar Schmidt tem por merecida essa mesma distinção.
  • carlos roberto ferraz 08/11/2023
    Deveriam era ter valorizado os títulos que o nosso basquete ganhou, festejando com toda cidade trazendo as mídias fazendo festa a altura, mas, ficou só no passeio de caminhão de bombeiros, não vi moção nenhuma da câmara pelos títulos Francano, agora querem pedir que coloquem o nome do Helinho no hall da fama só para responder ao Oscar e não por merecimento dele, porque se não já teriam feito isso a muito tempo!
  • Dirceu 08/11/2023
    Grande coisa.... Moção de Repúdio não vale nada.. só balela. Se o Oscar vier a Franca, vão puxar o saco dele do mesmo jeito que sempre fizeram.
  • JOIAS DAS ARÁBIAS 08/11/2023
    Tá faltando trabalho pra esses caras. Um cabo de guatambú e uma bela enxada teria muita utilidade para eles.
  • Kilder silva 07/11/2023
    Porque vocês parlamentares não vão aprovar leis que ajudem a melhorar o desempenho da cidade e da população,agora a pessoa não pode ter uma opinião desfavorável que vocês fazem essa algazarra toda se ele acha isso da cidade que eu descordo o povo de Franca que são uma raridade pra não dizer outra coisa nem todos claro vida que segue palhaçada isso kkkkk
  • Freitas 07/11/2023
    Até hoje esse mimimi? Só prova que o sujeito estava certo… não tem nada de útil pra se fazer na cidade? Só choramingar pelas “ofensas”?!