MEDO

Números apontam queda na criminalidade, mas moradores de Franca ainda sofrem com ladrões

Por Igor Araújo | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
WhatsApp/GCN
Câmeras flagraram crimes no bairro São Joaquim
Câmeras flagraram crimes no bairro São Joaquim

Apesar da sensação de insegurança que domina os moradores de Franca, o município registrou uma redução no registro de crimes contra o patrimônio. Roubos de forma geral, furto de veículo e furtos de forma geral caíram entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Já o crime de roubos de veículo teve um aumento de 9,23%. 

Segundo as estatísticas de crimes de 2022 a 2023 fornecidas pela Secretaria de Segurança Publica de São Paulo, há uma diminuição notável no total de roubos, refletindo uma queda de 26,3%, diminuindo de 347 para 255 registros nos primeiros nove meses de 2022 e 2023, respectivamente. O roubo de veículos experimentou um aumento de 9,23%, com valores subindo de 65 para 71 na mesma compração.

Por outro lado, o furto geral registrou uma pequena diminuição de 1,54%, caindo de 3.761 para 3.703, e o furto de veículos sofreu uma redução significativa de 33,33%, com os números caindo de 390 para 259. Essa análise considera dados de janeiro a setembro dos anos de 2022 e 2023.

A invasão a residências e outros crimes envolvendo ameaças chegaram a 235 casos registrados até o mês de setembro.

Apesar das estatisticas mostrarem redução nos crimes contra o patrimônio, o mês de outubro assustou os moradores da zona Oeste de Franca. Em nove dias, os moradores do bairro São Joaquim enfrentaram uma onda de assaltos à mão armada:

• Dia 20 de outubro. Dois homens tentaram assaltar um morador enquanto ele colocava o lixo na rua. Os suspeitos atiraram no portão com uma arma calibre 12, na rua Demar Tozzi. Ninguém foi preso;

• Dia 26 de outubro. Um homem foi assaltado na av. Domingos Sanna. Ele foi rendido por dois homens armados, tendo sua camionete Hilux levada pelos suspeitos. Ninguém foi preso;

• Dia 29 de outubro. Dois homens assaltaram uma mulher na praça do bairro São Joaquim, roubaram um cachorro e fugiram a pé. Ninguém foi preso;

• Dia 30 de outubro. Um homem invadiu uma casa na rua Antônio Modenezzi, na madrugada, e fugiu após ver os moradores dormindo, ele foi atingido pela cerca elétrica, mas fugiu. Ninguém foi preso.

Esses casos ocorreram em um curto espaço de tempo, em 10 dias, aumentando a preocupação dos moradores do bairro.

Ana Cláudia Lopes, que teve sua casa invadida, contou sobre o susto. "Foi um susto muito grande. Nós estávamos dormindo, quando ouvimos um barulho e saímos pra ver e nos deparamos com um homem tentando levar nossas coisas durante a madrugada. Meu marido correu atrás dele, mas ele conseguiu pular o muro e escapar. Não conseguimos dormir depois dessa situação" afirmou.

Poliane Soares que teve se cachorro "Buddy" furtado também contou sobre o drama que viveu. "Eu estava andando pela praça do bairro São Joaquim à noite e havia muitas pessoas lá por conta da missa, nunca imaginei que iriam me assaltar ali, muito menos levar meu cachorro, felizmente conseguimos recuperá-lo no dia seguinte." O cachorro da raça Shitzu foi encontrado na manhã do dia seguinte.

Um outro caso também chamou bastante a atenção e despertou revolta dos moradores do bairro Palermo City, zona Oeste de Franca.

Uma família que viajou de Ituiutaba (MG), a 334 km de Franca, para o casamento de um parente no bairro Palermo City, acabou tendo um momento de felicidade transformando em revolta e indignação. Ao saírem da igreja, ao final da cerimônia, foram surpreendidos com o furto da caminhonete. O caso aconteceu no dia 22 de setembro.

Em nota, a SSP (Secretaria de segurança Pública) de São Paulo reforçou que todos os casos registrados são rigorosamente investigados, e o registro é uma ferramenta importante para a reorientação do policiamento ostensivo nas ruas. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) destaca que houve uma redução de 29,4% no número de roubos no município de Franca nos primeiros nove meses deste ano, em comparação com o mesmo período em 2022. Essa melhoria é resultado das ações conjuntas das polícias Civis e Militar, que seguem intensificadas. Elas resultaram na prisão e apreensão de 1.473 criminosos, dos quais 92 estão relacionados a roubos e furtos. Além disso, foram recuperados 160 veículos roubados e furtados, e 53 armas de fogo foram retiradas das mãos dos criminosos.

A SSP reforça que todos os casos registrados são rigorosamente investigados, e o registro é uma ferramenta importante para a reorientação do policiamento ostensivo nas ruas, realizado pela Polícia Militar. A Secretaria continua comprometida em garantir a segurança da população de Franca e em combater o crime na região.

As autoridades locais estão empenhadas em proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para os cidadãos de Franca, buscando soluções eficazes para conter a escalada de crimes na cidade. A colaboração da comunidade e o apoio contínuo das autoridades são fundamentais nesse processo.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

4 Comentários

  • Umberto 27/11/2023
    Caíram os furtos e roubos?, caramba, e eu pensando que tinha perdido as contas!?!.
  • Rodrigo Nascimento 27/11/2023
    Notícia boa. Pena que não reflete a realidade. Minha esposa teve uma peça do carro furtada, catalisador, durante o dia em frente a Secretária de educação. A poucos metros do Batalhão da polícia. Foram dois carros no mesmo dia. Pouco tempo depois teve mais um caso idêntico no mesmo lugar. Foi um tremendo calvário pra registrar o BO. Se tão perto da polícia está assim, imagina o resto.
  • Venceslau 27/11/2023
    Caiu a criminalidade so se for em outro planeta, aqui em Franca se bobear roubam ate as cuecas das pessoas!!!
  • APARECIDO DONIZETE NUNES 27/11/2023
    Gcn/Sampi ou voces não vivem a realidade ou voces fazem de conta, a Criminalidade so aumentou aqui em Franca.