Bairro City Petrópolis, jardins Aeroporto e Paineiras, Residencial São Domingos e rodovias João Traficante e Tancredo Neves. Essas são algumas das regiões apontadas pela Prefeitura de Franca como “líderes” em reclamações sobre animais de grande porte soltos pelas vias públicas.
Equinos e muares perambulando tornaram-se um problema comum na cidade. Ao todo, 22 animais capturados foram publicados apenas na edição do último sábado, 28, do Diário Oficial do Município. Em média, foi uma apreensão a cada cinco dias, como trouxe matéria publicada pelo Portal GCN/Rede Sampi nesta segunda-feira, 30.
Número que, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, é resultado da “irresponsabilidade por parte dos proprietários que, muitas vezes, deixam os animais soltos em vias públicas”.
O Canil Municipal verifica se os animais que chegam já possuem a chipagem. Caso positivo, é possível identificar o proprietário e acioná-lo. Quando não, o chip é introduzido de imediato. Após o procedimento, todos passam por avaliação médica. Os animais debilitados iniciam tratamento, com o uso de medicamentos, dieta balanceada com feno e silagem de milho e ração.
Os animais de grande porte que não são recolhidos pelo proprietário durante tempo hábil são colocados para leilão. Na última edição, 15 foram arrematados, e os valores foram revertidos para os cofres públicos. A Prefeitura não informou o que é feito com a verba.
A população pode continuar denunciando pelos telefones da Guarda Civil, 153, e do Canil Municipal, (16) 3703-9389.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Vergonha 01/11/2023Qual a dificuldade em sacrifica-lós? Não. Eu pensei nos donos, pô.