O Observatório Social do Brasil - Franca divulgou um ranking que analisou 11 cidades da região sobre seus desempenhos relacionados à transparência e governança pública, nessa terça-feira, 12. A Prefeitura de Franca e de Guaíra não concordam com os dados divulgados.
No documento, Franca mantém a posição de 2022, ficando na segunda colocação, com desempenho “regular”, ao obter 42,7 pontos em uma escala de 0 a 100. Para a Prefeitura da cidade, essa avaliação conta com uma metodologia própria que pode influenciar nos resultados.
“Os indicadores sobre a Administração Pública são avaliados por vários órgãos e entidades, cada um com metodologia própria. A Prefeitura de Franca preza pela legalidade e continua trabalhando pelas ações de transparência e respeito ao cidadão”, disse a Prefeitura, em nota.
Já a terceira colocada no ranking, a cidade de Guaíra, que obteve apenas 38,9 pontos, com desempenho “ruim”, se disse "surpresa" com o resultado. “A Prefeitura de Guaíra recebeu esta notícia com certa surpresa, já que a análise do Observatório Social Brasil - Franca não bate com a análise feita pelo Radar da Transparência Pública do Tribunal de Contas, que classificou o município guairense com o Selo Diamante, o maior na classificação, devido ao seu índice de transparência atingir 95,54%, entre os municípios de 20 a 50 mil habitantes”, disse em nota.
A assessoria do município ainda afirmou que há um trabalho sendo feito para melhora contínua. “Claro que ainda há muito que ser feito e melhorado, já que todos os pontos elencados sobre a necessidade de melhorias já estão sendo trabalhados para a sua solução. Lembrando que a administração municipal está com um ano a menos que as outras prefeituras, devido a uma eleição suplementar. Porém, a prefeitura de Guaíra ressalta que está regulamentando e implementando projetos e leis para aumentar ainda mais a transparência do serviço executivo municipal e que seu site www.guaira.sp.gov.br que já é uma plataforma acessível e funcional que garante o acesso rápido e eficiente sobre os seus serviços”, concluiu.
O ranking ainda conta com as cidades de Ribeirão Preto, Guará, Igarapava, Ipuã, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Ituverava, São Joaquim da Barra e Miguelópolis, que também foram procuradas, mas até a publicação deste texto não responderam.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
3 Comentários
-
Lógica 13/09/2023Segundo q prefeitura de franca tem que usar a metodologia deles kkkkkk abram o site peçam algo ou vejam os dados quebrados em locais diferentes e tirem suas próprias conclusões -
Verdadeira 13/09/2023Qual o problema de Franca ter a nota regular? Por que a Prefeitura está chiando? Aqui não é a cidade do prefeito \"aprovado\" com nota também regular? Regular por regular... -
José Roberto 13/09/2023Não adianta chorar, reclamar espernear. São poucos transparentes! Parabéns para o Observatório Social do Brasil!!!