Os possíveis candidatos à Prefeitura de Franca nas eleições de 2024 analisaram a pesquisa eleitoral em que foram citados, divulgada pelo GCN/Sampi, em parceria com o Instituto Paraná Pesquisas, nesta quarta-feira, 30.
Dos 10 nomes que aparecem na ponta da pesquisa estimulada, 9 comentaram os números. A maioria disse que é sempre bom ter o nome lembrado pelo eleitor, mesmo faltando um ano para o pleito.
Segundo a pesquisa, os três mais bem colocados na pesquisa em um cenário com 10 candidatos são o atual prefeito Alexandre Ferreira (MDB), com 34,7% das intenções de votos, seguido por Flávia Lancha (PSD), com 15,5%, e João Rocha (União Brasil), 7,3%.
Alexandre disse que o resultado da pesquisa aumenta ainda mais a responsabilidade do trabalho que a administração vem realizando na cidade. Afirmou que a população está confiando no atual governo.
“A pesquisa tem uma importância muito grande e reverbera na intenção de voto, como a pesquisa mostra. Então, é importante isso para nós, é importante mostrar que nós estamos no caminho certo para melhorar a cidade”, disse, elencando, entre outras, as obras que estão em andamento na cidade como o novo NGA, o hospital estadual e melhorias nas unidades de saúde, ampliação do número de creches, instalação de sistema de monitoramento na cidade e área de lazer.
Flávia Lancha agradeceu o eleitorado por ter seu nome lembrado, mesmo não ocupando um cargo público. “Fico muito feliz de ter meu nome lembrado pelos eleitores de Franca. É um reconhecimento do trabalho que venho fazendo em favor da cidade mesmo não ocupando nenhum cargo público”.
João Rocha analisou os números com "tranquilidade", dizendo que seu nome tem pequena rejeição na cidade e que ainda falta muito tempo para a eleição. “Neste momento só temos um candidato (o prefeito) fazendo campanha dia e noite, tentando mostrar via ‘campanhas institucionais’ as suas ‘realizações’. Tem muita água pra passar embaixo da ponte até que as eventuais e possíveis candidaturas possam ir pra rua. Seguimos aqui com tranquilidade, e a população sabe que nós gostamos e conhecemos os problemas da nossa cidade”.
O ex-prefeito Gilson de Souza (Republicanos), que aparece na pesquisa com 5,3%, disse que está focado na carreira de advogado. Lembrou que assumiu a Prefeitura com uma dívida de quase R$ 100 milhões e deixou o caixa com saldo positivo de R$ 70 milhões. “Fico feliz em ter seu nome lembrado na pesquisa. No momento, estou focado na profissão de advogado. É sempre bom ter pesquisas para mostrar os problemas e acertos da cidade”.
O vereador Gilson Pelizaro (PT), com 5,1%, disse que seu nome aparece bem colocado na pesquisa mesmo não se apresentando como candidato à Prefeitura. “Avalio positivamente a pesquisa, considerando que existem duas candidaturas do PT no mesmo cenário. Isso divide nosso eleitorado no momento em que aparece meu nome e do Rafael Bruxellas. Mas, somadas às duas candidaturas, somos a terceira maior força política na cidade, dentro da margem de erro com o segundo colocado”.
O também vereador Daniel Bassi (PSDB), com 3,5%, credita o aparecimento de seu nome na pesquisa pelo trabalho que vem desenvolvendo na Câmara de Franca. “Os principais trabalhos estão avançando, que são as obras do hospital público e a volta dos voos a Franca, além de outras ações nossas. Acredito que a tendência é crescermos ainda mais nas próximas pesquisas”.
A advogada Cristiany de Castro (PL), com 0,4%, que já saiu candidata para deputada estadual por duas vezes, considera natural o atual prefeito aparecer na frente dos outros possíveis concorrentes à Prefeitura e que o cenário político poderá sofrer grandes mudanças. “Considero natural o chefe do Executivo aparecer à frente em decorrência da visibilidade do cargo. Penso ainda que o cenário poderá sofrer grandes mudanças, porque ainda estamos a mais de um ano do pleito eleitoral”.
O ex-prefeito de Patrocínio Paulista, Marcos Ferreira (PSB), com 0,3%, novidade entre os possíveis candidatos em Franca na próxima eleição, destacou que os números da campanha também apresentam uma rejeição baixa e agradece por ter sido lembrado pelos eleitores entrevistados.
“Estou muito feliz e agradecido às pessoas que se lembraram do meu nome. Há um espaço muito grande ainda para uma eventual candidatura nossa crescer. Franca tem condições de se tornar efetivamente uma liderança regional que ela nasceu para ser, para isso precisa de liderança política que seja capaz de assumir esse papel”.
O empresário Antônio Carlos Ribeiro (PTB), com 0,1%, disse que não acredita em pesquisas, mas respeita. Segundo ele, o que se ouve na cidade não é o que o levantamento mostra, criticando a atual administração, sem citar o nome de Alexandre.
“Ele consegue fazer feijão com arroz, mas nossa cidade merece muito mais. Franca é uma cidade mais velha que Ribeirão Preto, mas perde pela incompetência desses políticos que fazem gestão apenas pensando em si próprio, pensando em reeleição. Não acredito (no resultado da pesquisa), acho que vamos ter novidades aí, com certeza, e enfrentaremos esse candidato”.
A assessoria de Rafael Bruxellas (PT), que foi candidato a prefeito de Franca e a deputado federal nas últimas eleições, disse que ele tomou conhecimento da pesquisa e que iria comentá-la posteriormente, mas não respondeu até a publicação deste texto.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
3 Comentários
-
Antonio 30/08/2023quem é o prefeito que deixou a cidade suja, sem segurança, sem leitos, lotada de moradores de rua?
-
APARECIDO DONIZETE NUNES 30/08/2023Desses 10 Candidatos ai, so a Flavia Lancha e a Cristiane tem chances.
-
José Roberto 30/08/2023De todas as opções. A única certeza é que Daniel Bassi NUNCA terá meu voto!