Uma das fundadoras da tradicional loja Juliana Presentes, Zuara Lima de Andrade, de 83 anos, morreu na noite desse sábado, 12, após os rins paralisarem, no Hospital São Joaquim/Unimed, em Franca.
Casada com Ananias Ribeiro de Andrade, de 86 anos, deixou três filhos: Renato, Ricardo e Juliana, que, ao lado da mãe, fundou e administrou o comércio de decorações ao longo dos 37 anos de história.
Natural de Franca, Zuara morava na região central, especificamente na Vila Flores. Sempre muito ativa, nos últimos meses precisou se ausentar dos trabalhos na loja para realizar um tratamento contra anemia.
Era comum Zuara estampar as páginas do Comércio da Franca, principalmente, em datas comemorativas, como o Dia das Mães. Em uma dessas oportunidades, no final da década de 1990, foi retirada a fotografia que estampa esta reportagem.
A filha Juliana Lima de Andrade Lemos, de 55 anos, pretende eternizar essa imagem na loja para todos que entrarem olharem a mulher que fez tudo acontecer. “Vou fazer um mural com essa foto, porque representa nossa vida”.
O sucesso não era apenas nos negócios, mas na vida pessoal. Juliana relembra o jeito da mãe com as pessoas mais próximas. “Muito alegre, humilde com a família e generosa. Amava e vivia pela família”.
O sepultamento aconteceu às 16 horas desse domingo, 13, no cemitério da Saudade.
Veja na íntegra o texto de despedida do filho Ricardo Lima de Andrade:
Caros irmãos e demais familiares, boa noite.
Procurei agradecer em mensagem todo tipo de apoio presencial e orações que recebemos no dia de hoje.
Mas sinto que é momento de agradecer aos mais próximos. Parabéns pelo velório e sepultamento!
Conseguimos, com naturalidade e respeito, demonstrar o verdadeiro carinho com nossa mãe, neste momento de sua ida para o outro lado.
Que nos lembremos das águas revoltas das preces do Padre Marcio: Elas virão ou podem estar sempre nos testando.
O único antidoto será as orações em Deus, mas, acima de tudo, a aplicação dos ótimos exemplos deixados por nossa mãe.
Para mim, o velório foi uma experiência nova de vida ao revelar que o reconhecimento e respeito que nossa mãe tinha, dos ali presentes ou em orações, significa que o servir ao próximo com delicadeza e zelo é o que importa.
Ouvi ali que minha mãe era e foi a 2ª mãe de outras pessoas. Isso é uma revelação maravilhosa do que ela era na sua essência e simplicidade.
Que nós, como família, continuemos sempre ancorados nos ensinamentos dela e que ela sempre esteja entre nós, em pensamentos e atitudes, em especial, na continuidade de apoio ao nosso pai.
Obrigado aos meus irmãos que tanto fizeram por ela em vida. Descansem!
Parabéns aos netos, nora, genro e minha esposa, revelando que somos muito fortes, mesmo com imperfeições individuais.
O que nossa mãe nos deixa é a mensagem: Eu fui para o lado de lá, mas quero vocês como sempre foram quando eu estava de cá.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Regina Maria de Oliveira 14/08/2023Oi Juliana, soube da notícia do falecimento de sua mae, o pouco que a conheci, na loja, achava uma simpatia de pessoa. Que ela já esteja gozando das alegrias celeste e, que Deus conforte seus coração e de toda família. Um abraço. -
Luiz Gonzaga Ferreira 14/08/2023D. Zuara, foi minha professora de História no IEETC em 1959, ela jovem , muito interessada em ensinar, deixou saudades, sempre que a encontrava , um papo rápido. Descanse na Paz de Deus