PRÊMIO iBEST

Francano concorre ao prêmio de maior jornalista influenciador do Brasil

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
O jornalista Ricardo Mello, 47 anos, mantém canal nas redes sociais
O jornalista Ricardo Mello, 47 anos, mantém canal nas redes sociais

Ricardo Mello, 47 anos, está entre os 10 maiores jornalistas influenciadores da atualidade no Brasil, segundo o Prêmio iBest 2023. Formado em Franca, Ricardo concorre ao lado de grandes nomes da mídia do país. O top 10 é formado por ele, Andréia Sadi, Augusto Nunes, Felipe Moura Brasil, Guga Noblat, Helder Maldonado, Kim Paim, Miriam Leitão, Mônica Bergamo e Sandra Annenberg.

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Ricardo Mello é natural de Ituverava, mas veio para Franca com 11 anos. Cursou jornalismo na Unifran, se formando na turma de 2004. "Me considero francano, porque todas as minhas referências são daí. Escola, amigos, tudo é de Franca. Minha mãe ainda mora aí”, disse o jornalista, nesta quarta-feira, 26. Atualmente, ele mora em São Paulo.

O jornalista trabalhou em emissoras da Record, Globo e no SBT de São Paulo. "Foram oito emissoras, sendo cinco afiliadas da Globo. Na Record e no SBT, trabalhei na matriz." Seu último trabalho na TV foi na Globo Minas.

Ricardo Mello hoje faz sucesso como o "Explicador-geral da República", em redes sociais como TikTok e Instagram.

“Desde que eu saí da Globo, decidi que iria para a internet. Nem procurei trabalho em outra emissora. Eu sempre quis simplificar ao máximo a linguagem, porque eu percebia que muita gente até quer discutir política, mas não entende muito, e são essas pessoas as principais enganadas pelo discurso dos políticos. Então resolvi 'explicar' as notícias. Eu pesquiso um assunto, faço um roteiro e gravo, pelo menos, dois temas por dia”, conta.

Ricardo Mello aborda vários assuntos, mas o tema principal é política. “Geralmente, escolho um tema que está forte no noticiário, mas que também esteja gerando muita discussão e muitas dúvidas. A ideia é desfazer essas dúvidas das pessoas. "colocar a bola no chão", vamos dizer assim”, disse.

Sobre o Prêmio iBest, ele explica que, primeiramente, foram selecionados 150 influenciadores em cada categoria. Depois há uma votação popular para escolher os 20 melhores e, por fim, nova votação da fase Top 10.

O jornalista fala sobre concorrer ao prêmio do iBest, considerado o maior prêmio da internet brasileira, que existe desde os anos 1990. “É legal demais, porque antes eu era o 'repórter da Globo', mas muitos nem sabiam meu nome. É comum ser reconhecido na rua, alguém chegar e perguntar se eu sou aquele repórter da Globo, mas isso é despersonalizado. É a emissora que é famosa", observa.

"Agora esse trabalho tem meu nome, meu estilo, faço tudo sozinho, então é um reconhecimento diferente, que tem a ver comigo, não com o lugar onde eu trabalho. E confesso que fiquei surpreso também, porque os nomes ali são todos muito fortes e quase todos são de TV, que tem uma visibilidade absurda. Então, eu estar ali é uma consagração desse formato de 'contar a notícia'. Eu estou feliz demais, estou comemorando desde ontem (terça-feira, 25), quando foi anunciado. Pra mim, já ganhei. Não preciso nem ir adiante”, brinca o agora influencer.

Ele conta como foi o start para a nova atividade. “No dia 1° de novembro do ano passado, um dia depois das eleições, o país estava com várias rodovias paradas por protestos e eu fiz um vídeo para o Tiktok, sem nenhum compromisso. Era uma explicação que eu gravei para mandar para os amigos, porque eles viviam perguntando a mesma coisa, então gravei para não precisar ficar repetindo. Mas o vídeo viralizou e deu, logo de cara, 600 mil views. Tomei um susto e, no dia seguinte, fiz outro com o mesmo formato. Deu certo de novo. Não parei mais desde então”.

Hoje, o canal de Ricardo Mello no Tiktok tem 20 milhões de visualizações por mês. Somando todas as redes - TikTok, Instagram, Kwai, Facebook e Youtube -, ele conta com 650 mil seguidores, com 30 milhões de visualizações por mês.

O jornalista está formatando novos projetos para a carreira, mas comemora o ganho financeiro por view. As plataformas pagam alguns centavos de dólar a cada mil views. O valor varia de uma rede para outra, mas a forma de monetização é semelhante uma das outras.

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